sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vencimentos escandalosos

                  
Como é possível sacrificarem o povo, quando se constata os ordenados pornográficos e escandalosos praticados nas empresas públicas, como foi o caso em relação a vários funcionários da televisão pública, isto para além de muitas outras mordomias desconhecidas do zé pagante? É tempo de se acabar com este atentado ao evário público e à dignidade das pessoas. E só vejo duas hipóteses para o fazer: privatização dessas empresas na totalidade e não parcialmente; ou reduzir-lhes substancialmente esses escandalosos ordenados. Este Governo parece demonstrar vontade em terminar de uma vez por todas com tão brutal desigualdade. Deve tomar medidas no sentido de limitar esses vencimentos, quando muito, ao do presidente da República!
E deve responsabilizar criminalmente quem autoriza esse fartar vilanagem...
Nuno Costa, em 29/06/2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Injustas medidas de austeridade

                 
As injustas medidas de austeridade, impostas ao povo, por este Governo, cuja determinação é pagar o que os senhores Jardins de Portugal gastaram, desviaram e usufruíram em seu proveito, não são propriamente medidas alargadas a todos, à classe média, reformados e desempregados. Com estas ferozes medidas, o que vai ganhar Portugal? Recessão, desemprego, acumulação de dívida, bancarrota... Que ganha a grande maioria dos portugueses? Acumulação de dívida, penhoras, despejos, fome... Deve ser o povo a exigir aos governantes que recuem neste procedimento de lesar os cidadãos, que obriguem todos os Jardins a solucionar o descalabro a que votaram a economia do país. O povo deve manifestar-se com indignação contra este Governo, que apenas está interessado em proteger o capital e os capitalistas, não se importando com o povo que o elegeu.
Os pensionistas e reformados, com a míséria de 150 euros, 200 euros ou 300 euros, o que vão comer? A classe média, única e simplesmente, passará a classe miserável?
Nuno Costa, em 28/06/2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Qualidade de vida

                  
Agora que findou o tempo das vacas gordas, toda a gente começa a deitar contas à vida, a fazer a experiência amarga da austeridade. Toda a gente procura assegurar o essencial, renunciando à quantidade das coisas para salvaguardar a qualidade de vida.
Talvez cheguemos à conclusão de que não é o dinheiro que traz a felicidade, com novos padrões de vida, poderemos dar mais valor ao que é mesmo imprescindível.
Talvez, assim, cheguemos à conclusão de que é possível deixar para segundo plano o que é supérfluo!
Fazer das fraquezas força e transformar dificuldades em oportunidades: eis o segredo para enfrentar, sem depressões, os tempos que se aproximam!
Com alguma esperança, um bom exercício de engenharia financeira poderá conduzir-nos à consecução de mais-valias no essencial, sem grandes prejuízos no acessório. Como diz o bom povo, no poupar pode estar o ganho.
Nuno Costa, em 27/06/2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

De papel passado

                      
Dar quase 30 euros para ver três canais sempre me pareceu absurdo. Era preverível ir a um café ou a casa de um amigo mais esbanjador ver os jogos.
Com o que cobram, não espanta que não lhes faltem meios. Sobretudo tendo em conta o que pagam aos clubes. E isso é o que revolta.
A larga maioria dos portugueses, que tem um clube, gosta amenamente de bola e esporadicamente faz um intervalo na abstinência para ver como param as modas, deixará de ter contacto com o futebol.
É bom gostar de coisas sem ter logo de assinar contrato. Com períodos de fidelização, ainda por cima. É como ter de casar para não morrer virgem.
26/06/2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Portugal vai ter a segunda pior taxa de fecundidade

                   
A taxa de fecundidade das portuguesas vai ser, a segunda mais baixa do Mundo.
Com uma taxa de fecundidade de apenas 1,3 filhos por mulher - quando a média dos países desenvolvidos é de 1,7-, Portugal é o que mais perde em pessoas.
A esperança de vida das mulheres portuguesas é das mais altas entre os 188 países: 83 anos.
Já os homens portuguese que nasçam até 2015 não têm a expectativa de viver para além dos 77 anos.
Com 3,7 mortes de crianças até aos 5 cinco anos por mil nascimentos, está no 11.º lugar da tabela.
Nuno Costa, em 25/06/2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Políticos enganadores

                         
Dizem os políticosque subiram o IVA da electricidade para (23%), porque na Europa já está nestes valores e Portugal ainda estava a (6%).
Dizem que Portugal é o país que tem mais dias de férias e mais dias de indemnização por cada de trabalho. Mas o que se esqueçem de dizer, de propósito e para enganar o povo, é que no resto da Europa ganham mais de ordenado mínimo nacional do que nós a trabalhar no duro. Dizem que é preciso trabalhar mais dois dias, mas para quem? Só para os patrões enriquecerem mais à custa dos trabalhadores. Somos o país que tem os impostos mais altos da Europa, mas ganhamos menos.
Deixem de usar o exemplo estrangeiro só para aquilo que vos interessa...
Nuno Costa, em 22/06/2012

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O líder da Seleção

                    
Há duas dimensões que devem ser observadas no espaço da Seleção Nacional: uma diz respeito principalmente aos adeptos, que gostam de ver projetados na equipa das Quinas alguns dos seus valores e fantasias. É a dimensão da identidade e da paixão, sublimada positivamente, quando se ganha e, quando se perde. Mas há uma outra dimensão que se transfere e se vive no âmbito da Seleção Nacional, nem sempre bem percecionada do lado de fora: a dimensão do negócio.
A Seleção Nacional deixou de ser, uma coisa para românticos. Canta-se ou não o hino a plenos pulmões, e embora haja um diferencial muito grande entre aquilo que os jogadores auferem nos clubes e aquilo que ganham ao serviço das respetivas Seleções, o que faz correr os atletas nos tempos que correm não é a Pátria mas ainda assim o dinheiro. Estamos a falar, de transferências indiretas, não exatamente de verbas que saem diretamente dos cofres das Federações, mas de contratos que se estabelecem em razão comercial dos atletas, aqueles que naturalmente estão sob a mira dos patrocinadores.
Não está em causa a casinha ou o monumento dos afetos. Está em causa mais ou menos dinheiro.
Cristiano Ronaldo é o jogador mais bem remunerado do Mundo.
21/06/2012

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Falência dos valores sociais-democratas

                   
Onde para as políticas sociais democratas modernas, puseram em prática e que inspiraram os políticos portugueses? Valores como a abolição da desigualdade social, o humanismo, a erradicação da pobreza, foram colocados numa gaveta e deram lugar aos interesses obscuros da banca, emparedados entre a cumplicidade ruinosa dos políticos e empresários sem escrúpulos, das suas ambições desmedidas, da despromoção da função pública, da demissão do estado como Estado. E nós, cidadãos, também culpados por alimentar essa fogueira das vaidades, à espera que o cutelo sob a forma de Orçamento do Estado seja vetado pelo presidente da República e nos ilibe das sucessivas desgovernações das políticas.
Nuno Costa, em 20/06/2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

Continuamos a passo de caracol

                 
Temos de mudar quanto antes, o tempo passa e vamos a passo de caracol. E, como dependemos de emprestado para sobreviver, continuamos a precisar de ajuda. Ajuda para pagar uma Justiça gastadora, despesista, sem planeamento, com organismos em exesso e falta de planeamento. A Justiça vai funcionando como um poder paralelo, tudo bloquando. Outro exemplo de um país na bancarrota mas gastador é aquele dos meios aéreos para combate a incêndios, em que os seus principais responsáveis ganham mais que o presidente da República, fora as regalias extras. Se não cortarmos já nos gastos sumptuosos e roubos ao erário público, vamos continuar a precisar de mais ajuda e vamos continuar a ficar mais e mais endividados. Portugal só será um país mais desenvolvido e com mais oportunidades para os desempregados e para as novas gerações se cortarmos já no despesismo, diminuirmos o gigantesco Estado e seus tentáculos e diminuirmos a carga fiscal a quem cria riqueza para motivar e incentivar a economia. Quem investe e quem trabalha tem de sentir que vale a pena o esforço e que não continua a trabalhar para sustentar uma chusma de parasitas e oportunistas intalados no aparelho do Estado.
Nuno Costa, em 19/06/2012

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Que tolerância para o intolerável?

                  
E se é verdade que não impedirão a sua aprovação, ao menos não darão à Direita o gozo de se lambuzar com votos que não merece e não respeitará. Ao tentar defender-se com o inesperado da crise que avassalou o mundo, o chefe do anterior Governo ouvia dos adversários que um líder político competente deve prever os acontecimentos, assim uma espécie de bruxo; agora que detêm o poder, os que imaginam agir quando falam, só sabem falar de buracos e mais buracos, para explicar as malfeitorias que nos querem descarregar em cima.
Nuno Costa, em 18/06/2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tabaco mata mais mulheres

                      
Todos os anos surgem 4 mil novos casos de cancro do pulmão, mata cerca de 3.500 pessoas por ano.
Eesta doença oncológica tem vindo a afectar cada vez mais as mulheres porque há mais fumadoras.
O consumo de tabaco está directamente relacionado com o cancro do pulmão. Por isso, o agravamento do preço do tabaco e a proibição total do consumo nos locais públicos.
O preço do tabaco e o medo do cancro do pulmão são, os principais motivos que levam as pessoas a deixar de fumar.
Um em cada três fumadores não está interessado em deixar de fumar e o número de pessoas que assumem querer continuar a fumar.
Os malefícios do tabaco e incidência do cancro do pulmão.
Nuno Costa, em 15/06/2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cuidados para evitar problemas com tatuagens e pírcingues

                        Tatuagens e pírcingues: falta de lesgislação deixa consumidores entregues ao bom senso dos profissionais
Reação alérgicas, cicatrizes e hemorragias são os principais riscos de tatuagens e pírcingues.
Apesar dos riscos, a actividade não está regulamentada em Portugal. Apenas foram definidos os materiais a usar nos pírcingues: aço cirúrgico, ouro e titânio.
Quem sofre de doenças de pele e alergias a pigmentos da tinta ou metal das agulhas deve abster-se. As tatuagens estão interditas a hemofílicos e epiléplicos.
Já os pírcingues não são recomendados em caso de dermatite, tendência para cicatrizes de relevo, herpes, verrugas e infecções na pele que possam alastrar à zona perfurada.
No caso dos pírcingues, se o profissional não tiver conhecimentos mínimos de anatomia, pode fazer um furo no local errado, atingir os nervos relevantes e causar traumatismos graves. Brincos na boca podem interferir na alimentação. Dificuldades em mastigar, dentes partidos, alteração na produão de saliva, perda do paladar e inchaço na língua são algumas das consequências.
O tempo de cicatrização depende da pessoa e tamanho da tatuagem. Deve manter o penso, no mínimo, 5 horas seguidas. Depois de retirá-lo, deixe a zona a descoberto.
Lave duas vezes por dia com antissético e aplique uma pomada cicatrizante. Não toque nem esfregue ou nem coce. Se formar crosta, não a arranque. Ao fazê-lo, além de interromper a cicatrização, a tatuagem pode infectar ou ficar danificada.
Evite a exposição ao sol ou no solário, não tome banho de mar ou piscina nem faça sauna. Use roupa leve e relativamente larga. Se tatuou as pernas, não use meias apertadas.
Limpe o pírcingue com antissético e mova-o, para que o líquido entre no furo.
Lave as mãos com água e sabão antes da operação. Não toque no brinco fora dos períodos de limpeza.
Evite relações sexuais enquanto cicatriza um pírcingue genital. Limite a maquilhagem em caso de pírcingues no rosto, orelha, sobrancelha ou nariz. Não beba álcool nem coma alimentos picantes, se aplicou na boca. Evite pastilhas elásticas e limpe a área depois de comer, consumir bebidas alcoólicas ou fumar.
Nuno Costa, em 14/06/2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Das viroses e constipações aos piolhos

                       
Com a entrada na escola, ou no ensino pré-escolar, ou na creche ainda antes, a criança passa a estar em contacto, quase todos os dias, com outras dezenas de miúdos. E quando um adoece, é muito fácil adoecerem todos.
Alguns vírus propagam-se entre as crianças como fogo num palheiro. Basta lembrar que os mais pequenos não têm os mesmos cuidados de higiene que os adultos e geralmente têm muito mais contacto. Assim, da simples doenças infantis, os pais têm de estar preparados para tudo. O primeiro conselho dos médicos é não levar as crianças para a creche ou a escola quando está com febre, para evitar o contágio.
A varicela mostrou que, em Portugal, entre os dois e os três anos (40%) das crianças já tiveram a doença e que esta percentagem sobe para (80%) antes dos oito.
Felizmente, a vacinação já tornou raros os casos de sarampo, papeira e rubéola.
No caso das viroses, os médicos tratam apenas os sintomas, já que os antibióticos só funcionam contra bactérias e não contra os vírus.
Natural é também as crianças apanharem piolhos. Aparecem tanto em escolas públicas como nos colégios privados e não poupam sequer as cabeças mais bem lavadas. A solução é aplicar um antiparisitário e vigiar a cabeça, para tirar os pequenos parasitas.
Nuno Costa, em 13/06/2012

terça-feira, 12 de junho de 2012

Reformas travam vagas para médicos de famílias

             
Os serviços de saúde estão a ficar com menos capacidade para formar novos médicos, nomeadamente em áreas como a medicina geral e familiar.
Em causa está o aumento das reformas e a dificuldade em cativar formadores.
Os problemas têm surgido devido à falta de espaço para recém-formados e internos.
A especialidade de ginecologia e obstetrícia é outra das sacrificada, com 37 vagas.
A maior parte dos serviços perdeu vagas.
Nuno Costa, em 12/06/2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dormir

              
Consideramos o tempo de sono um fator muito importante para a saúde. É conviniente dormir o suficiente, o que para a maioria das pessoas é cerca de 7 a 8 horas por noite. Está demonstrado se não dormir o suficiente causa diversos efeitos que podem ser extremamente nocivos, como a diminuição da capacidade de concentração, a alteração dos reflexos que toenam mais lentos e a diminuição da acuidade visual. Estas são com frequência as causas de acidentes rodoviário ou de trabalho com as consequências dramáticas que todos conhecemos. Não dormir o suficiente pode afetar o humor da pessoa, tornando-a mais irascível, com menos paciência e conflituosa, provocando problemas que poderiam ser evitados se estivesse mais calmo.
Nas crianças, o sono é muito importante porque é nesta altura que os ossos e os músculos descansam e são alimentados.
Tente dormir o tempo suficiente, facto que terá um impacto na sua saúde, mas se não for possível, tenha muito cuidado quando conduz ou tem de fazer alguma atividade que tenha risco de acidente.
Nuno Costa, em 11/06/2012

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Esta fenómeno não tem paralelo

              
Nunca um inquilino das linhas laterais, seduzido como todos os outros pelos efeitos da habilidade natural, foi tão longe na conjugação da extravagância dos malabarismos com a eficácia na zona frontal à baliza; nunca um espírito rebelde e exibicionista atingiu expressão goleadora tão eloquente e nunca o futebol conheceu um extremo com qualidades. Nele habita a eternidade da exceção, porque nele coincide tudo quanto o futebol atual exige: é um fenómeno do jogo, um protagonista do espetáculo e um impulsionador do negócio. Em campo, é o avançado perfeito: robusteceu sem danificar o instinto; ganhou músculo sem perder agilidade; construiu físico de super-homem e menteve o sonho quase infantil de ser melhor do que os outros.
CR7 concentra todas as virtudes do driblador: limpa adversários da frente com golpes de cintura e jogo de pernas; tem argumentos chaplinescos no modo como utiliza a bola e adversário para prosseguir o caminho e ainda sabe gerir a velocidade nos segredos de aceleração, travagem e mudança de direção que lhe estão associados. CR7 cruzou-se com os restos da geração de ouro, razão pela qual jamais saberemos o que teria sucedido, com ele em campo.
Ronaldo não é só um grande jogador, é património mundual, um génio, um fenómeno único não só na atualidade como na própria história do futebol.
08/06/2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Justiça fiscal precisa-se

                    
O truque não é novo e o PSD está a esgotá-lo rapidamente: as medidas com impacto negativo na população seriam consequência da situação das contas públicas.
Ora todos os portugueses percebem que tem havido um enviesamento dos sacrifícios para o lado dos rendimentos do trabalho e das pensões. O Governo desrespeitou o seu compromisso com o aumento dos impostos, impondo-o exclusivamente àqueles que não têm poder nem condições para pensar em planeamento fiscal.
Eenquanto um menos alguém do que o outro pague no extremo (46,5) pelos rendimentos do seu trabalho e ainda fique agora sem metade do subsídio de Natal?
Reconhece-se que esta medida tem que ser analisada a luz da fiscalidade comparada e de forma a afastar o fantasma da fuga de capitais. Sabendo-se a dificuldade técnica de tributar a totalidade do rendimento, o englobamento pode representar um passo importante para que alguns não passem por remediados quando a sua situação é bem diferente.
Terão o Governo e o PSD a capacidade de reconhecer este desafio para além do seu dogmatismo ideológico?
Nuno Costa, em 06/06/2012

terça-feira, 5 de junho de 2012

Erupção solar intensa pode afectar a Terra

           
O Sol já entrou definitivamente na sua fase de maior actividade, esperando-se o máximo solar em 2013.
Felizmente para a Terra, o material ajectado tem uma velocidade relativamente baixa, da ordem de 1,2 milhões de quilómetros por hora, o que contrasta com o máximo já registado de 5 milhões de quilómetros por hora. Estas partículas devem levar vários dias a percorrer a distância entre o Sol e a Terra, os seus efeitos serão limitados devido à baixa velocidade, para a qual é suficiente a protecção do campo magnético da Terra.
A Terra escapou a uma erupção ainda maior, mas o planeta teve sorte, pois a tempestade tomou uma direcção diferente do espaço. A Terra estaria no caminho dos materiais ejectados.
Os ciclos solares duram em média 11 anos e o Sol acabou de sair da fase mínima. Na fase intensa, a estrela tem mais erupções, ejecções de plasma e manchas solares criadas por intensos compos magnéticos.
Nuno Costa, em 05/06/2012

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Animais na Rua

            
O número de animais sem lar é muito superior que o número de famílias dispostas a adoptá-los.
Este facto leva a muitos milhares nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, doença ou vítimas de maus-tratos.
Alguns adoptantes acabam por devolver os animais ao fim de algum tempo, por razões que são alheias ou não querem adoptar um animal de estimação.
Esta situação leva-me a fazer um apelo aos futuros dos interessados em adoptar um animal: ponderem de forma consciente a decisão de adoptar, pois esse é um passo de grande responsabilidade, devem estar dispostos a proporcionar aos anomais uma vida digna com todas as implicações dessa condição, seja a nível de saúde, alimentação, conforto e segurança.
Nuno Costa, em 04/06/2012

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Existe mesmo falta de médicos de família?

            
As incrições obrigatórias dos cidadãos de outros subsistemas, para necessidades pontuais e que não utilizam a sua equipa de saúde, assídua e concientemente, completam o puzzle dos médicos de família.
É patente a ineficiência do sistema! Existem médicos com listas de 1500 utentes e apenas uma fatia destes representa reais utilizadores!
Que política moral existe perante um utente não utilizador dos cuidados de saúde com médicos de família atribuído e um utente utilizador necessitado e sem médico de família?
Não multipliquemos os utentes, mas sim os cuidados de saúde.
Nuno Costa, em 01/06/2012