quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Socorro! deixem de fumar

                
Deixar de fumar só traz vantagens: mais saúde, mais qualidade de vida e até poupar mais dinheiro disponível no fim do mês. Mas é difícil, requer muito empenho e há sempre o risco da recaída.
A maioria dos fumadores reconhecem que o tabaco faz mal à saúde e estão sobre os riscos. Mas quase todos são mestres em arranjar desculpas para acender só mais um cigarro.
A consciência desta realidade, o apoio de amigos e familiares e eventualmente a ajuda de especialistas, como o médico assistente ou farmacêutico, são fatores decisivos para conseguir deixar de fumar. Mas também é importante permanecer otimista e não perder de vista o lado positivo deste desafio.
É preciso ter cuidado para substituir uma dependência ou por outra. Não convém, suprir a falta dos cigarros como o abuso de bebidas alcoólicas ou de doces.
Quem fuma um maço por dia tem agora 85 euros para ir jantar, uma vez por mês, a um restaurante de luxo. Vai saber-lhe melhor do que nunca, já que um dos benefícios mais imediatos de deixar de fumar é o despertar dos sentidos do olfato e do paladar.
Em pouco tempo a sua pele fica com melhor aspeto, a tosse de fumador desaparece, as constipações passam mais depressa, respirar melhor e tem menos dificuldades em executar atividades físicas tais como correr, nadar ou subir as escadas. A solução é fazer um tratamento de branqueamento no dentista, além de melhorar radicalmente a sua imagem poderá faze-lo se pensar duas vezes antes de voltar a pegar num cigarro...
Nuno Costa, Lamego       

Sem comentários:

Enviar um comentário