segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Cerca de (69%) da castanha estão em risco por causa das vespas

               
A vespa do castanheiro já foi detetada em Trás-os-Montes, a região tem a maior produção da castanha no País, os produtores estão preocupados com os efeitos da dispersão da praga. A redução da produção em Trás-os-Montes, pode atingir cerca de (69%).
A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte já confirmou um foco da vespa do castanheiro em Carrazedo de Montenegro, Valpaços, com uma suspeita na zona de Bragança.
Têm que ser os produtores a ver se os castanheiros se estão infestados e a atuar rapidamente de haver alguma deteção, devem tirar as galhas, limpar os castanheiros por baixo e destruir essas partes.
Cada vespa que sai de um gomo dos castanheiro infesta 100 dos outros gomos. A produção anual da castanha na região transmontana ronda os 50 milhões de euros e os 60 milhões de euros, são cerca de (79%) do total nacional.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O País está nas mãos do xerife de Nottingham

                 
Vem aí mais um ciclo de prosperidade, apregoado pelo primeiro-ministro, Passos Coelho, diz, será ufano e triunfante, está em pose de um comediante de revista à portuguesa, cada vez que se aproxima de uma câmara de televisão ou colocam-no um microfone junto ao nariz
É repetido mil vezes o regresso do tempo das vacas gordas num humilhante dos bolsos vazios, o Estado comporta-se como um xerife de Nottingham e ainda mantém o Robin dos Bosques em prisão perpétua, mas não bate certo com a realidade. Os portugueses ainda continuam reféns de uma austeridade que não há fim à vista, o Governo, promete prosseguir sem dó nem piedade.
Para este Governo o empobrecer é uma emergência, importa o desemprego que acelera, a asfixia da economia ou de uma certidão de óbito passada à classe média?
Para este Governo, ainda há duas preocupações: com a vassalagem a Berlim e a prestação do seu patronato, os banksters, os banqueiros mafiosos, os crimes dos biliões, continuam à solta e na maior das impunidades.
Estas notícias que nos chegam dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, revelaram o caráter neste Governo. Para as populações, para os pequenos e médios empresários, para os trabalhadores, são más notícias e saque fiscal. Para os amigos do Governo, há ainda benesses, há ainda regalias e os aumentos salariais milionários.
Nuno Costa, Lamego  

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Caso insólito em Portugal: Recebeu 138 euros das Finanças com 18 cheques

                 
Gabriel Costa, um mecânico que reside em Serzedo, Guimarães, quando foi surpreendido recebeu 18 cheques das Finanças para saldar uma dívida de 138 euros.
Só num dia recebeu 10 cheques e os 8 cheques chegaram no dia seguinte.
O cheque tinha o valor mais elevado de um valor de 20 euros. Tinha alguns nem a 1 euro chegava, estranhou ao receber um pagamento de alguns valores nem o custo do próprio cheque e o valor de envio conseguiam cobrir.
Nem os documentos do carro estavam na sua posse e o tribunal concluiu o processo do roubo, o mecânico andou numa roda-viva.
Foi pagar o selo do outro carro, disseram-lhe que ainda tinha outras dívidas de que lhe tinham roubado.
Começou ainda a receber as coimas, houve ameaças de penhoras e os processos da Autoridade Tributária.
A empresa onde trabalha já mandaram um fax para-o penhorarem o ordenado e teve os bens ameaçados.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A tarifa social vai chegar a mais pessoas

                
O rendimento anual mínimo para ter acesso na tarifa social vai de 4.800 euros para quem vive sozinho e de 7.500 euros para um casal, vai ter aumento de (10%).
Os consumidores que terião de ter a tarifa social deixaram de ser e os que recebiam os abonos ou estavam no desemprego e passaram a ser os que tivessem os rendimentos baixos nos valores referidos.
O Governo aumentou o desconto que os consumidores tinham direito, passou de (20%) para os (34%), a obrigar as empresas a contribuir com mais dinheiro nesta medida. Antes pagavam 900 mil euros agora vão passar a pagar 24 milhões de euros. Os consumidores se tivessem contadores de 6,9 KVA vão passar a ser abrangidos, antes eram os que tinham contadores de 4,6 KVA.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O dramático darwinismo social

             
Caminhamos a passos muito estreitos com passos menos largos para o dramático darwinismo social. O desemprego nunca atingiu os níveis tão elevado e muito doloroso, nesta agravante de mais de metade dos desafortunados não recebem quaisquer ajuda social... A fraternidade não é um valor de fomento, com o individualismo exacerbado, no salvem-se quem puder. A igualdade de oportunidades é uma miragem, o elevado número de estudantes a abandonar o ensino. A equidade é banida. A renda é mal distribuída, concentra-se numa maioria de poderosos que abdicam da riqueza, que devia de ser de todos, acentua-se. Com agravada ganância imperial.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Caso insólito em Portugal: O estacionamento ilegal à porta dos bombeiros está por os socorros em risco

                [DSC00742.JPG]
vergonha instalou-se em Portugal. Ninguém respeitaninguématé mesmo os soldados da paz. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem que fazer alguma coisa a este excremento que esta a incomodar os bombeiros.
O cenário repete-se, todos os dias, sem exceção: os carros ficam mal estacionados na Rua do Arquiteto Ventura Terra, na Póvoa de Varzim, impede o acesso ao quartel dos bombeiros, acabam por entupir a EN13.
Na EN13 fica sempre bloqueado quase quatro minutos para os sete veículos de combate a incêndio para conseguirem regressar ao quartel, os carros que estão estacionados não os deixam passar com os autotanques.
Na Rua do Arquiteto Ventura Terra não tem saída. Cerca de 50 metros que distam entre a porta do quartel e na EN13 há sempre carros que estão estacionados. Há uma sinalização a proibir o estacionamento, as linhas que está pintado de amarelo no chão, as raias amarelas está a impedir a paragem do trânsito para a saída dos carros dos bombeiros em caso de fila.
As pessoas vão à farmácia, ao cabeleireiro ou às compras ao mercado e deixam o carro à porta do quartel dos bombeiros.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cerca de (15,7%) dos bebés são de pais separados

                
Com o número de filhos de pais que não são casados disparou: eram de (37%) para os (48%). Está no aumento dos nascimentos dos bebés de pais que não são casados e não estão a viver juntos. Cerca de (15,7%) dos bebés que nasceram de pais que não habitam, cinco nos antes eram cerca de (7,8%).
Há jovens que não planeiam em casar-se nem viver maritalmente, porque não querem, ou porque não têm condições para sustentar-se de forma autónoma, ficam que casa dos pais.
Há mulheres que, adiaram a maternidade, chegam a uma idade de que resolvem ter um filho, não estão numa relação de conjugal. Este fenómeno: na crescente emigração jovem, a separação de casais e das famílias.
A natalidade está acentuada na queda, com um abrandamento de (-0,4%), para menos 419 nascimentos.
Ouve um pequeno aumento do número de bebés nascidos. O saldo continua natural em relação aos nascimentos e mortes que ainda continua negativo: teve mais 22.422 óbitos do que nados-vivos.
Há cada vez mais bebés nascidos das mães com 35 anos e mais anos, os nascimentos entre as mulheres com menos de 20 anos ainda continuam a diminuir.
O número de casamentos manteve com a decrescente de 31.477, teve menos 519 casamentos com um aumento dos casamentos pelos civis de (63%). Os casais que casaram-se no ano passado, cerca de (51%) já estavam a viver juntos.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Governo deve aos doentes 10 milhões de euros mas sem terem disponibilidade em pagar os três hospitais

                 
Com a cobrança coerciva das taxas moderadoras está em dívida, continua sem avançar. No Norte, os hospitais de S. João, o Santo António e o Pedro Hispano acumularam, um calote superior de 10 milhões de euros.
O não pagamento das taxas moderadoras, dos cuidados de saúde prestados no Serviço Nacional de Saúde, vai ter uma contraordenação punível com uma coima que pode ir dos 30 euros e até aos 250 euros. A máquina fiscal está avariada, não entrou em ação, não recebeu a informação sobre os utentes devedores.
O valor total das taxas em dívida é desconhecida, uma ronda em alguns hospitais que permite perceber menos que estão por cobrar muitos milhões. No Hospital de S. João, o valor da dívida é de cerca de 6,3 milhões de euros, no hospital de Santo António é de cerca de 3 milhões de euros. Cerca de (75%) dos utentes estão isentos do pagamento das taxas moderadoras. Cerca de (25%) que deviam pagar, não têm dinheiro, cerca de (39%) não o fazem todos os anos. Os utentes da Unidade Local de Saúde de Matosinhos incluindo o hospital Pedro Hispano e os centros de saúde são cerca de 1,1 milhão de euros de dívidas.
As dívidas não são dos portugueses que pagam as consultas, são, do Governo, dos directoresdos Hospitais e Centros de Saúde.
Nuno Costa, Lamego  

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Portugal está em 5º entre os países com a bandeira azul

               
As 299 zonas balneares das costeiras e as fluviais vão erguer a bandeira azul. Com a retirada das 20 bandeiras, a Madeira tem 6 bandeiras, saíram 18 bandeiras, com o saldo positivo, à entrada das praias fluviais de Canaveias em Góis e a Pampilhosa da Serra e de Beliche em Sagres.
Nos concelhos de Albufeira e de Vila Nova de Gaia têm o maior número de praias com excelente qualidade da água e com infraestruturas de apoio, de 24 a 18 bandeiras.
Há menos duas praias fluviais na tabela, passou a ter 16 bandeiras, por causa dos comportamentos indevidos, como o despejo de resíduos industriais e agrícolas.
As praias costeiras que saíram do ranking não resistiram a uma avaliação exigente da transposição da directiva europeia que estipula uma análise da qualidade da água.
Ficaram de fora 245 praias que nem sequer candidataram-se. Portugal possui 545, incluindo as fluviais, tendo em conta as consignadas vigiadas.
Nuno Costa, Lamego  

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O Estado está a devolver 20,36 milhões de euros por dia

                 
A Autoridade Tributária que já tinha devolvido cerca de 162 milhões de euros a quase 236 mil famílias. Neste ritmo das devoluções ronda cerca de 20,36 milhões de euros por dia, cada um dos agregados estão a receber um cheque de cerca de 700 euros.
Os primeiros reembolsos abrangeram as pessoas que tiveram de entregar a sua declaração anual do IRS e submeteram por via electrónica.
Foram processados os reembolsos a 235.774 famílias e o valor total dos reembolsos ascendeu os 162,6 milhões de euros.
A pensar da maior rapidez do reembolso, a Internet não garante a celeridade. Basta uma existência de uma dívida fiscal ou de outra irregularidade para a devolução do IRS possa resvalar.
O prazo na entrega das declarações para que teve os rendimentos de trabalho por conta de outrem ou de pensões, ter o portal das Finanças registado a entrada de 3,100 milhões de declarações.
O volume total dos reembolsos que ascendeu os 2,01 mil milhões de euros, traduziu uma subida de cerca de 199 milhões de euros.
O prazo na entrega da declaração dos trabalhadores independentes e de todos os contribuintes que tiveram em 2014 os rendimentos das rendas ou de mais valias ou não de pensões e de trabalho dependente.
A partir de 2016, a obrigação fiscal vai passar a ter de ser efectuado no dia 15 de Março e no dia 15 de Abril para os rendimentos das pensões e o trabalho dependente e no dia 16 de Abril a 16 de Maio. Assim, cai por terra a distinção das datas para os impressos em papel e electrónicos.
Nuno Costa, Lamego   

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Caso insólito em Portugal: Mãe ponha o filho fechado no quarto com um balde

               
Um menino de nove anos foi retirado à mãe, com um processo de maus-tratos e de agressões, em Setúbal, o padrasto também participava. O menino era sempre castigado pelas mais pequenas coisas e um dos castigos era ficar trancado no quarto ficava com um balde para fazer as necessidades.
As razões para os castigos, era entrar em casa com as sapatilhas sujas de areia.
O ambiente era de tensão em que se vivia, o menino era um dos melhores alunos.
A mãe e o padrasto já foram detidos e constituídos arguidos que juntou a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, o Ministério Público e a GNR, quando o menino foi internado para uma instituição fora de Setúbal, para garantir-lhe a protecção.
O caso era falado à boca de uma pequena na aldeia, é localizada numa vertente da serra da Arrábida, nunca ninguém da população fizeram qualquer queixa ou denúncia.
O padrasto, de 35 anos, é Serralheiro, era informado de que a GNR andava o investigá-lo e reduzia os castigos ao menino. O menino ainda continuava fechado no quarto, de castigo em castigo, só podia sair depois de pedir a autorização.
A mãe, de 38 anos, foi presente junto ao DIAP de Setúbal, assumiu a responsabilidade e acabou por ser constituída arguida.
Foram ambos os dois presentes ao Tribunal de Setúbal e ficaram em liberdade, são obrigados a apresentarem-se semanalmente no posto policial, com uma medida que teve em linha de conta o facto de o menino já estar sob protecção.
Em Portugal, a Justiça é muito fraca.
Nuno Costa, Lamego 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Ricardo Salgado sabe podar

               
Ricardo Salgado é o dono da selva. É o rei da selva, cujo o título devem ao dono, subservientes e desorientados, está agora numa situação terrível: estes espalhafatos são as manobras do seu dono, sussurram, engolem em seco.
Não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo: ser homem ou ser subserviente. Tem que escolher uma coisa ou outra: pode ser dinheirodependente, ser subserviente ou ser homem.
Trabalhar, não sabem nem nunca souberam e jamais saberão.
O dono, sempre os orientou e ensinou-os onde podia ir sacar o dinheiro, está a orientar a vida sem que lhes necessite.
Os dependentes são outros: os governadores do Banco de Portugal, os políticos, os ministros, as empresas e as organizações onde Ricardo Salgado colocou agora desorientados.
O dono da selva, Ricardo Salgado, será que é de todos o mais honesto, será que é profissional, será que está preparado e será que é sabedor do ofício.
Ricardo Salgado sabe podar.
Nuno Costa, Lamego  

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A geração nem-nem: os jovens sem trabalho e sem escola

                
Agora vai-se chamar a geração nem-nem.
Há jovens que não estudam nem trabalham. Em Portugal, cerca de (14,6%) dos jovens entre os 15 anos e os 29 anos estavam na mesma situação.
Encontra-se com a Europa, Portugal teve o número de jovens em situação de recuar, atingiu um máximo histórico de 2013 cerca de (14,1%). Na Europa, a Itália teve os piores valores de (22,1%) e a Holanda baixou para os (5%).
Portugal encontra-se em a taxa mais alta da União Europeia no que concerne sobre à idade com que os jovens deixam a casa dos pais. Os homens deixam a casa dos pais mais tarde: entre os 30 anos, contra os 28 anos das mulheres.
Portugal estava em a taxa mais alta dos jovens que não estudam nem trabalham.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A Miopia está a aumentar entre os jovens por falta de ar livre

                 
A Miopia, é um erro que afeta a visão ao longe, está a atingir as proporções epidémicas a nível mundial. Na Europa e nos Estados Unidos metade dos jovens adultos já estão a sofrer da Miopia, é o dobro da prevalência do que há 50 anos, no Este da Ásia, nos países mais desenvolvidos, cerca de (90%) dos jovens adultos têm a doença. Neste crescimento galopante com o tempo excessivo que os mais novos passam nos espaços fechados.
Na Europa, há mais de 67 milhões de pessoas com a Miopia, cerca de 19 milhões têm risco de complicações graves como descolamento de retina, de glaucoma e de cataratas.
Na Ásia, o problema são proporções assustadoras. No Seul, a capital da Coreia do Sul, cerca de (96,5%) dos jovens adultos sofrem da Miopia. Há cidades na China, quando os hospitais oftalmológicos não chegam para as milhares de consultas diárias a crianças e os jovens.
A Miopia desenvolve-se em idade escolar com o crescimento do olho. A herança genética, antes era vista como um dos responsáveis do erro refrativo, que parece estar a perder a importância. A falta de exposição à Luz solar é como uma das causas mais prováveis da Miopia. A luz solar promove uma neuro-transmissão de dopamina na retina, uma substância que inibe o alongamento do olho.
Nuno Costa, Lamego  

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Marcha Alegórica em Cambres - Lamego

             
Em Cambres - Lamego até parecia a Romaria da Nossa Senhora dos Remédios de Lamego, a Marcha Alegórica percorreu as principais ruas na Vila de Cambres, teve como as participações do Grupo de Bombos de Ferreiros - Lamego que emblemou a alegria do povo com as suas músicas, em seguida as matronas alegrar a festa, com a presença do MR. Bean com a sua dança, também tiveram os ranchos folclóricos, no desfile teve presente a Escola de Samba de Estarreja que mais animou o povo. No final do desfile, a estrada que liga Cambres a Lamego é um perigo, não se pode ir a pé para as festas de Cambres há muitos aceleras e muitas ultrapassagens bruscas ou mal feitas que pode dar em mortes. A GNR de Lamego devia estar sempre presente na estrada para travar os aceleras e as ultrapassagens bruscas. Quem for à noite com um colete reflector a pé para a festa de Cambres também sente um pouco do perigo e receio para quem vai pela estrada fora, no meio da estrada não tem luz, até mete medo, receio, perigo, na estrada fazem o que querem, só quando não esta a GNR. A GNR tem que fazer alguma coisa antes que aja alguma morte.
Nuno Costa, Lamego    

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Para não perder um fôlego do IRS é na devolução da sobretaxa

                
Com o comportamento dos impostos passa ao lado dos cidadãos, a receita do IRS e do IVA ganhou um novo impasse, depende a devolução da sobretaxa do IRS. A pequena subida do IVA de (4,1%) deve-se ao atraso nos reembolsos.
O Governo optou por matigar a sobretaxa do IRS inalterado em 2025, diz que promete devolvê-lo aos contribuintes se a receita dos dois impostos se superar o objetivo de 27,658 mil milhões de euros.
O IRS fez entrar na patranha dos cofres cheios do Estado 3,239 mil milhões de euros, está nos (1,8%) abaixo do que estava previsto.
Os reembolsos dos impostos indiretos foram cerca de 318 milhões de euros, a nível do IVA, de um aumento do bananal na receita fiscal.
Na devolução da sobretaxa o Governo conta ainda com a evolução da atividade económica e também no efeito de algumas medidas de um combate à fraude e de uma evasão fiscal.
Nuno Costa, Lamego   

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O diagnóstico precoce da asma infantil previne o insucesso escolar

                 
A asma é uma doença inflamatória crónica nas vias respiratórias, é responsável nos episódios recorrentes da pieira, as dificuldades respiratórias, o aperto torácico e de tosse.
Afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo é uma doença crónica mais frequentes nas crianças, em 2025 a doença será com maior prevalência na infância. Muitas vezes é muito determinante é influenciada nas mudanças ambientais, climatéricas e no estilo de vida. Em Portugal, o número de casos de asma infantil tem vindo a aumentar, afeta cerca de (15%) das crianças.
Os sintomas nas crianças com dois anos de idade pode não ser suficiente, a doença manifesta-se de tosse noturna e matinal, o aperto no peito e a respiração acelerada. Com estes sinais pode ser esporádicos, de intermitentes ou persistentes e a intensidade é ligeira, pode ser moderada ou muito grave.
A doença pode surgir antes dos cinco anos de idade e influencia a vida das crianças nas diversas áreas: na atividade física, no bem-estar psíquico, social e no sucesso escolar. O diagnóstico precoce da asma infantil é o único procedimento que é capaz de evitar a progressão da doença, a evolução são irreversíveis e a interferência na qualidade de vida das crianças.
As crises de asma pode ser desencadeadas ou mais agravadas de estímulos específicos, os ácaros do pó da casa, os pêlos dos animais, o pólen das plantas, os bolores e alguns alimentos, ou de estímulos não específicos, incluindo as infecções virais, como os perfumes, os vernizes, as tintas, os vapores dos cozinhados, o pó talco, os poluentes atmosféricos, o fumo do tabaco, as alterações climatéricas e a prática de exercício físico.
Os inaladores, os comprimidos, os xaropes e os aerossóis são estes os medicamentos mais utilizados para o tratamento da asma para o controlo das crises. O tratamento é adaptado em cada doente, está sempre dependente da gravidade  da doença. A doença não tem cura mas pode ser controlada.
Nuno Costa, Lamego 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Fumadores têm 13 vezes mais probabilidades de vir a morrer da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

                
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma doença crónica e bastante progressiva. É 5ª causa de morte em Portugal, afeta cerca de (14,2%) da população portuguesa com mais de 40 anos.
Cerca de (10%) de um milhão de doentes em Portugal é corretamente diagnosticados; os (90%) recorrem a assistência médica não programada os custos elevados indiretos consumidos pela doença de 300 milhões de euros/ano.
O tabagismo é a principal causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, os fumadores têm vezes mais probabilidades de morrer da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica do que os não fumadores. A exposição passiva ao fumo de outros poluentes interiores ou de exteriores, pode aumentar noutra pessoa de vir a desenvolver a doença.
Os sintomas são mais comuns da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica com dificuldade em respirar/falar de ar, de expetoração excessiva com mistura de saliva e muco nas vias aéreas, de tosse crónica epieira. Os sintomas têm um impacto devastador na qualidade de vida do doente. Com as atividades diárias, subir um pequeno lance de escadas, a condição do doente piora gradualmente.
Os sintomas são piores do que o habitual, a falta de ar como o sintoma é mais associado às dificuldades sentidas na rotina matinal.
Os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica pode ser atribuídos pelos doentes aos hábitos de fumar ou até no envelhecimento, se não pedir ajuda e permanecer sem diagnóstico até que dê um agravamento do seu estado.
Nuno Costa, Lamego   

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A fibrilhação auricular causa um terço do AVC

                   
Em Portugal existe cerca de 200 mil doentes com fibrilhação auricular em risco de sofrer um AVC e se não forem diagnosticados correctamente tratados. A fibrilhação auricular é comum nas pessoas com mais de 40 anos, as pessoas desconhecem que estão em perigo.
O AVC é relacionado com a fibrilhação auricular é mais debilitado de um risco de morte duas vezes superior com os não relacionados. A fibrilhação auricular aumenta de cerca de (50%) do risco de incapacidade de um AVC e está associado a um aumento de cerca de (20%) da estadia no hospital e um diminuição de cerca de (40%) da alta.
A fibrilhação auricular afeta cerca de 6 milhões de pessoas na Europa, cerca de 8 milhões na China e cerca de 2,6 milhões nos Estados Unidos da América. As doenças vasculares celebrais é a principal causa de morte é a principal causa de morte e prematura em Portugal.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Os doentes de leite têm mais cáries

                
As cáries dentárias é uma das principais doenças que afetam as crianças, está associada ao esmalte e a dentina dos dentes de leite que torna mais frágeis nos dentes no aparecimento de cáries.
No esmalte e na dentina nos dentes de leite são mais finos e menos mineralizados, torna ainda mais suscetiveis no aparecimento de uma cárie dentária. Os mais prejudicados são os molares é devido na sua forma irregular com fissuras que permite uma acumulação de vestígios de alimentos, estão mais escondidos, nem sempre são alvo de limpeza.
Na cárie dentária é a presença de uma mancha esbranquiçada e opaca no esmalte dentário que pode progredir para a formação de uma caridade. O primeiro sintoma da doença pode ser no aumento da sensibilidade dentária e em casos mais avançados a cárie causa dor.
A cárie dentária é uma doença infeciosa da origem bacteriana. As bactérias presentes na cavidade oral metabolizam os açúcares dos alimentos produz os ácidos que destroem o esmalte do dente na formação da cárie dentária.
Nuno Costa, Lamego