quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Contratação: Os onze mil enfermeiros que correm para cerca de 774 vagas

              
Cerca de 10.957 enfermeiros que candidataram-se para o concurso público que está aberto pela Administração Central do Sintema de Saúde para cerca de 774 postos de trabalho nos Cuidados de Saúde Primários. Cerca de 14 enfermeiros que estão a disputar cada vaga, que ilustra bem como o excesso de formação e o desemprego que assola a profissão em Portugal. Os candidatios que muitos, com o processo da escola é burocratico e que está longe de ser concluido.
Os cerca de 774 vagas que já foram centralizadas na ACSS e o aviso da abertura do concurso para os centros de saúde. Com as restantes vagas que integraram os concursos que foram abertos pelos hospitais, pelo Instituto Nacional de Emergencia Médica, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, pelo Instituto Português do Sangue e pela Transplantação.
Os candidatos que são recrutados para os concursos que ficam obrigados a permanecer três anos no posto de trabalho que foram selecionados, que ficam inibidos de celebrar o novo contrato de trabalho, de dois anos, em qualquer entidade integrada no Serviço Nacional de Saúde.
Nuno Costa, Lamego

A crispação da AR

                 
Houve casos insólitos da AR, com a aprovação do Governo. O ganhar, o perder, o legal ou o ilegal, que existe um Governo em plena posse.
Os políticos agarraram uma nova termometrologica da Esquerda e Direita, com o direito da caixa da Pandora de todos os males de um bau das virtudes, se perguntarem aos cidadãos se são da Esquerda ou da Direita. O Estado deve ter a maior fatia na saúde, na educação, na segurança, nos transportes públicos, na água, na electricidade, no gás, na Justiça, para um Banco forte, os mais desfavorecidos, que não fiquem à merce das especulações e nas explorações dos Grupos Financeiros.
Os políticos candidatos à governação e a direcção sindical que sejam mais competentes, que sejam mais dedicados à causa pública e deixem as defesas partidarias ou as ideologicas, as graves ou as manifs, para trazerem para o povo, as mais-valias para os trabalhadores e um Governo compativel para os portugueses.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Saúde: Quer ter as noites em descanso?

                
Com a sua cabeça que parece escolher o momento de que encosta na almofada para lembrar de todas as preocupações, os problemas e os medos. As perturbações de sono que pode ter as consequências mais graves. Se acordar cansado, se não conseguir adormecer na hora de ir deitar ou para despertar a meio da noite sem conseguir voltar a dormir.
Se os pensamentos são negativos de que não deixa-o dormir, com uma terapia cognitivo-comportamental que pode ser mais eficaz no tratamento da ansiedade e os transtornos de sono.
Há muitas técnicas que pode usar para deixar de fora da cama todas as preocupações.
Comece por ouvir uma música calma, ouvir os bons sons da natureza ou o ruído branco que pode ajudar a acalmar a sua mente e a distrai-lo das preocupações que mantém acordado.
Não deve fazer muito exercício perto da hora de ir dormir, praticar exercício físico regularmente que vai ajudar a relaxar o corpo e a amenizar os sintomas de ansiedade. Quando estiver mais relaxado se sentir, melhor vai dormir.
No seu quarto deve estar, deve estar silencioso e deve estar fresco na hora de ir dormir. Se quizer colocar uma máscara ou uns tampões nos ouvidos para dormir melhor. Tem que ter uma rotina de dormir que é essencial. Tem que deitar-se sempre à mesma hora, para o seu corpo que perceba dos sinais.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Lamego: As repetidas violações das recomendações do Tribunal de Contas

               
O Tribunal de Contas que acusa a Câmara Municipal de Lamego de ter reiterado e de ter injustificado as recomendações pelo TC, dos processos da fiscalização.
Com um puxão de orelhas da recusa do primeiro concurso que foi realizado em 2013 para execurar a empreitada do Museu do Entrudo, do Centro Interpretativo. As regras que foram definidas no concurso, dos 11 e dos 13 concorrentes iniciais que foram excluidos. Em 2014, a Câmara de Lamego que adjudicou da empreitada da única próposta admitida no concurso e do mesmo ano que celebrou um contrato para a execução da empreitada. Mas em 2014 o Tribunal de Contas que recusou o visto do contrato da empreitada que existe uma ilegalidade na habilitação dos concorrentes e da inexistência dos fundos desponíveis para suportar as despesas. Pelo Tribunal de Contas, a Câmara de Lamego que recebeu cinco recomendações da exigência do alvara aos empreiteiros e não foi reiterado e de injustificado as recomendações pelo Tribunal de Contas que constituiu as infrações financeiras.
O Presidente Francisco Lopes e os seus Vereadores da Câmara Municipal de Lamego que são os titulares no cargo público, que são os responsáveis pelas decisões do procedimento de toda a ilegalidade dos atos que foram praticados.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 28 de agosto de 2016

Indicadores: O consumo de bens que são mais caros que cresceu nos anos 90

               
O consumo de bens duradouros, na compra de bens que são mais caros, como nos automóveis, nos produtos de informática ou nos eletrodomésticos, que estão a crescer a um ritmo tão veloz como nos anos 90.
Para dar mais gás na retoma, que assenta no mercado interno. A atividade economica para um crescimento de cerca de (2,6%).
No chamado o consumo duradouro que estava a crescer cerca de (18%), que está muito acima do consumo, que teve uma expansão de cerca de (2,1%).
As vendas dos automóveis ligeiros de passageiros que abrandou, cerca de (25,8%) para cerca de (30,1%).
O consumo cresceu, nas compras de alimentos que continuam de vento em popa.
Nuno Costa, Lamego  

sábado, 27 de agosto de 2016

A vespa ameaça cerca de (89%) da produção da castanha

             
A vespa do castanheiro ameaça cerca de (89%) da produção da castanha em Portugal.
Os custos que são avultados: as 200 largadas este inseto inimigo da vespa que tem um gasto de cerca de 50 mil euros e cerca de 60 mil euros.
Com a quebra na produção da castanha que pode chegar cerca de (79%) e cerca de (89%).
Com a infestação da praga em Tras-os-Montes e no Alto Douro, a região que produz-se cerca de (84%) da castanha em Portugal.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Saúde: Uma em cada cinco pessoas têm a alergia ocular

               
As alergias oculares que são comuns e que afetam uma em cinco pessoas, que coloca em causa a qualidade de vida.
São provocadas pelos meio ambiente, pelos medicamentos, pelos produtos cosméticos, pelos produtos usados nas lentes de contacto ou das questões genéticas, as alergias oculares que não devem ser desvalorizadas de quem tem.
Com problema da alergia ocular, para um acompanhamento médico que é fundamental para o diagnóstico e para o tratamento do problema.
A comichão, o ardor, o lacrimejo, a sensibilidade à luz, a edema da conjuntiva e a inflamação que são um dos sintomas e que deve ser na hora de avaliar a alergia, que são mais comuns a conjuntivite alérgica.
Na época pólinica que devem usar os óculos escuros a (100%) de filtração ultravioleta e a evitar andar ao ar livre nas primeiras horas da manhã, nos dias ventosos ou quentes e secos, nos espaços relvados ou a cortar a relva.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Regulador: A TAP está impedida de cortar as rotas sem a autorização

                
Com o corte de nove rotas da TAP que já não pode avançar. A Autoridade Nacional da Aviação Civil que impõs um travão das decisões que eram tomadas pelos novos donos privados da companhia, que existem dúvidas para quem manda na TAP: se o Humberto Pedrosa, o empresário portugues, se o David Neeleman, o norte-americano.
Com esta decisão que não tem qualquer efeitos retroativos, os aviões que foram encomendados pelos os novos donos da Airbus que são a matéria fechada. O regulador que tinha uma palavra a dizer sobre as decisões, que ainda não foram executadas. Está em causa, a suspensão das novas rotascerca de 4 para o Porto, para Milão, para Barcelona, para a Roma e para Bruxelas e cerca de 5 para Lisboa.
Foi assinado um contrato da compra e da venda de cerca de (61%) do capital da TAP entre o anterior Governo PSD/CDS-PPque é liderado pelo Passos Coelho, com os responsáveis do consórcio Gateway com o David Neeleman e o Humberto Pedrosa.
Nuno Costa, Lamego  

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Se: E se

                 
E se o desporto fizesse parte do quotidiano de cada um. E se a leitura fosse um hábito que é adquirido e que fosse praticado. E se a responsabilidade fosse sempre assumida, das boas e das más decisões.
E se a solidariedade que tornasse um ato natural, diário. E se a nossa história fosse conhecida, que fosse reconhecida e se fosse assumida em todas as situações. E se a arte fizesse parte de todos os momentos...
E se a tolerância, a produtividade, o desenvolvimento, o consenso, a verdade, a liberdade e a defesa da inteligência e da justiça que tornam-nos num País melhor, mais feliz, mais coeso e mais imparável.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O Governo de António Costa é legítimo será que vai durar

               
Cerca de (53%) dos portugueses dizem que é legítimo, cerca de (52%) é instável, cerca de (54%) que vai ser de curta duração. Com as expectativas dos portugueses em relação ao Governo de António Costa, com os apoios do PS, do BE e da CDU e os Verdes.
Cerca de (44%) que consideram que as soluções são negativas e cerca de (40%) que é positiva, cerca de (43%) que classificam que não são crediveis, cerca de (39%) que acreditam na sua credibilidade. Os cerca de (51%) que acreditam que o Governo vai cair antes no fim da legislatura, cerca de (32%) a ação do novo Presidente da República, cerca de (27%) com aliança conjuntura dos deputados, cerca de (10%) a demissão do primeiro-ministro.
Cerca de (57%) que acreditam uma solução positiva, cerca de (51%) é credível e cerca de (64%) é legítimo, os que acham que o Governo de António Costa que é estável é cerca de (47%) e cerca de (43%) é douradoro, no caso dos comunistas dividem-se ao meio: cerca de (39%) que acreditam que será de curta duração.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Relatório Europeu: Está a aumentar as mortes de overdose das drogas

                   
Num espaço de um ano, houve mais 10 mortes de overdose das drogas, em Portugal. Portugal está abaixo da média de uma União Europeia, que não para de crescer o consumo de estupefacientes, de heroína, de canábis e de ecstasy. Os jovens estão a ser usados como os cobaias das novas substâncias psicoativas.
Cerca de 21 pessoas que faleceram em Portugal de overdoses das drogas. Em 2014, morreram na Europa cerca de 6.800 pessoas no consumo excessivo de estupefacientes.
Cerca de (1,2%) o consumo de cocaína dos consumidores entre os 15 anos e os 64 anos, cerca de (9,4%) e cerca de (0,5%) de anfetaminas. O ecstasy teve uma subida ligeiramente, cerca de (3,6%) para cerca de (3,9%) dos consumidores entre os 15 anos e os 64 anos. Está em queda o número dos diagnósticos de VIH/SIDA do consumo das drogas: que passou cerca de 7,4 casos por milhão de habitantes para cerca de 3,8 casos.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 21 de agosto de 2016

Concurso: O Audi é substituido com os certificados de cerca de 35 mil euros

              
Os Audi A4 que vão ser sorteados na Fatura da Sorte que vai sair de cena para dar lugar a um prémio de cerca de 35 mil euros nos Certificados do Tesouro Poupança Mais. Os vencedores que vão ter que cumprir um enquadramento legar para os titulos da dívida pública, que só vão poder levantar o dinheiro no final de um ano.
Com o incentivo para os consumidores para continuarem a pedir as faturas com o número dos contribuintes, que vai continuar a ser elegiveis todas as compras dos serviços ou de bens.
De excentuar o prémio e a hora da trânsmissão do concurso, com os restantes procedimentos que vão manter-se sem as alterações. A Fatura da Sorte que vai continuar a ser anual e a ter dois sorteios extraordinários, que vão ser atribuidos três prémios de cada vez.
Com os cerca de 35 mil euros do prémio semanal e os cerca de 50 mil euros do sorteio extraordinário e que conta o valor da aquisição do carro para o Estado e os contribuintes recebem que optam por vender o carro, que o recebem. A nova versão do concurso, as pessoas que vão continuar a ser contactadas pela a Autoridade Tributária, com a abertura da conta para os certificados de aforro que é efetuada pelos serviços das Finanças.
Com este produto de poupança que vai oferecer uma taxa de juro mais generosa do que os depositos a prazo. A taxa de juro média que é nula e os certificados é cerca de (2,25%).
Nuno Costa, Lamego

sábado, 20 de agosto de 2016

Poupança: Quem será mais barato para os pais: Uma filha ou um filho?

                 
É uma das perguntas sensíveis, nos quatro cantos da Terra, há pais, há especialistas financeiras e os economistas a faze-la: quem sai mais barato, ter uma filha, ou ter um filho?
Com a diferença dos custos entre as raparigas e os rapazes que repetem-se, as conclusões que são para todos os gostos.
Para além da maquilhagem, com os produtos usados pelas raparigas e pelos rapazes que são sempre mais caros na versão feminina: nos cortes de cabelo e na roupa, nos produtos cor de rosa que acabam por trazer as maiores penalizações. Os pais que comprem os brinquedos, as roupas e os outros acessórios para as crianças de cores neutras, que permitem a utilização pelas filhas e pelos filhos e que são sempre mais baratos.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Caso insólito em Portugal: O pó do extintor que tapou a visão dos graffiters

                 
Uns meses a trás veio a público uma notícia sobre a tragédia dos três jovens graffiters que estavam a graffitar o comboio em Águas Santas, Maia.
Tudo aconteceu quando uma imensa nuvem de pó que terá saído de um extintor que foi usado por um revisor da CP que era para afugentar os jovens graffiters que bloquearam as portas de uma carruagem em Águas Santas, na Maia, que impediram de verem o outro comboio que passava cerca de 120 km/h e colhe-os mortalmente.
O pó do extintor que foi lançado que terá bloqueado a visão do maquinista do comboio que seguia em direção aos jovens. Os dois espanhóis, de 17 anos e de 20 anos, um português, de 18 anos, que morreram no local quando estavam a graffitar, no apeadeiro nas Águas Santas, o comboio que fazia a ligação entre a Campanha e a Régua.
Aviso: Se foi o revisor que provocou as mortes dos três jovens deve ser ponido com pena de prisão ou de multa!
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Inquérito: Portugal de gordos, de preguiçosos e com maus hábitos

              
Cerca de (70%) dos portugueses têm excesso de peso. Cerca de um terço de cerca de (28%) é obeso. Mais de metade têm colesterol, cerca de (36%) que sofrem de hipertensão e cerca de (44,8%) são sedentários. Comemos menos vegetais e menos fruta. Portugal é um País de gordos, de preguiçosos e com maus hábitos alimentares.
A população que não tem nenhum grau de escolaridade ou com o 1.º ciclo são o dobro dos que têm o ensino superior. Quem não tem nenhuma atividade profissional ou está desempregado e as mulheres, cerca de (32,1%) contra os cerca de (24,9%) dos homens, cerca de (45,4%) têm mais excesso de peso e cerca de (76,2%) têm obesidade abdominal.
No Norte tem a maior prevalência de hipertensão de cerca de (37,8%).
Os mais jovens, que têm níveis baixos de escolaridade e que estão desempregados têm os piores hábitos alimentares. Um terço da população é cerca de (26,7%) não comem os vegetais diariamente e um quinto é cerca de (20,7%) não comem uma peça de fruta por dia. Cerca de (45%) da população entre os 25 anos é sedentária nos tempos livres. Cerca de (48,5%) nas mulheres, cerca de (61,1%) têm níveis baixos de escolaridade.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

IVA: O IVA de cerca de (13%) não vai baixar os preços na restauração

              
Com a descida do IVA, de cerca de (23%) para cerca de (13%), a restauração não vai baixar os preços aos consumidores. A prioridade das empresas mais antigas, vão recuperar a rentabilidade, a recapitalizar, a requalificar os equipamentos e as instalações e a criar os postos de trabalho.
Cerca de (6%) das empresas do setor estão em grave risco de falência. As empresas mais antigas vão absorver o aumento de cerca de (77%) do IVA.
Um em cada cinco temem que o efeito é negativo da redução da qualidade dos serviços ou dos produtos e no aumento da carga fiscal.
Com as novas alterações que os empresários temem, do nível da produção turistica, da definição das entidades que gerem as estratégias ou da própria mansagem, que todos concordem que é urgente de reforçar as marcas em Portugal.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Tradições e Costumes: As tradições da Páscoa de Norte a Sul

                 
Em Portugal, há várias tradições e costumes, a Páscoa não é exceção e nem só dos compassos que fazem as festividades religiosas. Os vários grupos de paroquianos que levam a Cruz Ressurreição de Jesus Cristo, há uma verdadeira imensidão das outras tradições que são ricas e que vale a pena de assistir.
Em Freixo de Espada à Cinta, com a tradição dos sete passos. Com o soar das 12 badaladas, que um encapuzado que arrasta as correntes de ferro quando à porta da igreja que são entoados de canticos, com vozes masculinas. Pelo Centro Histórico, há outras duas figuras que arrastam as correntes de metal de um estridente ruído, que seguem pelo coro.
Em Montalegre, fazem-se o Queima do Judas, com uma tradição do julgamento do Judas Iscariotes pela tradição do Judas.
Em Constantim, Vila Real, fazem-se o Enterro do Bacalhau, com um ritual na escolta de um bacalhau que é feita em cartão, que é julgado pelos carrascos, os juízes e os advogados. O facto de o bacalhau de simbolizar a libertação dos constrangimentos da Quaresma, que não é premitido o consumo de carne.
Para quebrar no jejum da Quaresma, as centenas de homens que reunem-se à volta da mesa para saborear o Bife da Páscoa, em Cardielos e a Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo.
Em Vila Praia de Ancora, Caminha, com a tradição servida à mesa da Páscoa, em centenas de metros de comprimento e dos produtos regionais. O mordomo de Fundão que serve o almoço a centenas de convidados.
Em Barroselas, Mujães, e a Vila de Punhe que realizam-se, a Mesa dos três Abades, depois os grupos visitarem as casas dos paroquianos. Com o encontro que da-se na confluência das três Fraguesias.
Em Cristelo-Covo, Valência, o paroco que atravessa o Minho de barco e dar a cruz a beijar do outro lado do rio, que regressa com o padre de Sobrado para fazer o mesmo no solo português. Os compassos da Ponte de Lima que tem várias tradições.
Estas são as tradições e os costumes para visitar Portugal!
Nuno Costa, Lamego

Tradições e Costumes: As tradições da Páscoa de Norte a Sul

                 
Em Portugal, há várias tradições e costumes, a Páscoa não é exceção e nem só dos compassos que fazem as festividades religiosas. Os vários grupos de paroquianos que levam a Cruz Ressurreição de Jesus Cristo, há uma verdadeira imensidão das outras tradições que são ricas e que vale a pena de assistir.
Em Freixo de Espada à Cinta, com a tradição dos sete passos. Com o soar das 12 badaladas, que um encapuzado que arrasta as correntes de ferro quando à porta da igreja que são entoados de canticos, com vozes masculinas. Pelo Centro Histórico, há outras duas figuras que arrastam as correntes de metal de um estridente ruído, que seguem pelo coro.
Em Montalegre, fazem-se o Queima do Judas, com uma tradição do julgamento do Judas Iscariotes pela tradição do Judas.
Em Constantim, Vila Real, fazem-se o Enterro do Bacalhau, com um ritual na escolta de um bacalhau que é feita em cartão, que é julgado pelos carrascos, os juízes e os advogados. O facto de o bacalhau de simbolizar a libertação dos constrangimentos da Quaresma, que não é premitido o consumo de carne.
Para quebrar no jejum da Quaresma, as centenas de homens que reunem-se à volta da mesa para saborear o Bife da Pascoa, em Cardielos e a Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo.
Em Vila Praia de Ancora, Caminha, com a tradição servida à mesa da Páscoa, em centenas de metros de comprimento e dos produtos regionais. O mordomo de Fundão que serve o almoço a centenas de convidados.
Em Barroselas, Mujães, e a Vila de Punhe que realizam-se, a Mesa dos três Abades, depois os grupos visitarem as casas dos paroquianos. Com o encontro que da-se na confluência das três Fraguesias.
Em Cristelo-Covo, Valência, o paroco que atravessa o Minho de barco e dar a cruz a beijar do outro lado do rio, que regressa com o padre de Sobrado para fazer o mesmo no solo português. Os compassos da Ponte de Lima que tem várias tradições.
Estas são as tradições e os costumes para visitar Portugal!
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A lei que impede cerca de 1.700 pessoas de terem o cartão do cidadão

               
Cerca de 1.700 pessoas que estão sem o cartão do cidadão com a nova lei que regula a emissão do documento de identificação, que impede de imitir a quem que seja o filho de pai ou de mãe incógnitos. Não adianta qual que seja o prazo para resolver o problema, com a necessidade de alterar o sistema informático de abrir o caminho para a solução.
Com o número dos cidadãos que estão afetados para este problema pode aumentar a situação de não resolver em breve. Os cidadãos que pediram um novo cartão recentemente, que deixa de fora os que ainda não requeriram, por terem caducado os que vão resolver em breve.
Os cidadãos requerentes dos bilhetes de identidade provisórios, são iguais dos antigos, que são emitidos antes do cartão do cidadão.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 14 de agosto de 2016

Polémica: Os Autarcas que recusam a nova distribuição dos fundos

               
Com a assinatura dos contratos para os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, que foi estragada com uma nova polémica com os autarcas do Norte. Do Porto, de Gaia, de Gondomar e de Matosinhos que recusaram assinar, que foram surpreendidos com um novo mapa enviado pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento do Norte, que reduz as verbas que acertaram com os governantes no pacote suplementar de cerca de 20 milhões de euros, que foi alargado a outros municípios.
O bolo de cerca de 20 milhões de euros que era para 7 municípios do Porto, de Gaia, de Matosinhos, de Gondomar, de Santa Maria da Feira, de Valongo e de Peredes.
Ficaram com cerca de 12 milhões de euros de cerca de (60%) no apoio da inclusão social que passa a ser deividido em 28 autarquias do Norte com os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano.
Na nova folha do cálculo que mostra que o Porto baixou cerca de 5,7 milhões de euros para cerca de 4,3 milhões de euros; de Gaia caiu cerca de 5 milhões de euros para cerca de 4,1 milhões de euros; de Matosinhos caiu cerca de 2,9 milhões de euros para cerca de 2,4 milhões de euros e de Gondomar caiu cerca de 2,5 milhões de euros para cerca de 2 milhões de euros.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 13 de agosto de 2016

Transportes: Os voos do Porto a Lisboa que são feitos pelas empresas que devem ao Estado

                 
A White Airways, vai operar a ponte aérea do Porto a Lisboa, que acumulou as dívidas ao Estado e que ainda mantém os atrasos dos pagamentos aos trabalhadores.
Em 2012 a 2014, a dívida da White Airways à Segurança Social e ao Fisco que disparou. Em 2012, que devia cerca de 412,261 euros, com um acordo de pagamento das prestações, que foi mais 291 mil euros. Com a dívida à Segurança Social que abrangia com um acordo das prestações que tinha disparado para cerca de 1,690 milhões de euros e que havia cerca de 350 milhões de euros, da Previdência e ao Fisco.
Enquanto em 2015, a empresa que ainda mantém as dívidas ao Estado, com um plano do pagamento das prestações.
Nuno Costa, Lamego 

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Trabalho: Se despedir as grávidas corta os subsídios às empresas

                 
As empresas com as condenações no tribunal no despedimento ilícito das grávidas ou dos trabalhadores na licença do parto vão ficar impedidas de aceder aos subsídios ou das subvenções públicas.
Com estas novas regras se tornarem operacionais, os tribunais vão passar a serem obrigados a informar, na Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego sobre as sentenças judiciais que condenem as empresas no despedimento ilícito das grávidas. A dúvida que os tribunais possam ter a capacidade de avançar com o ritmo de informação diária.
No novo regime do teletrabalho que passa a ser a concessão obrigatória para as trabalhadores com os filhos de idade inferior a 3 anos de idade. O teletrabalho que está previsto na lei, que depende do acordo da empresa. Quando há crianças que têm menos de 3 anos, o empregador que não pode opor, na realização da tarefa que seja incompatível com o regime.
Os trabalhadores da Função Pública que têm filhos ou têm os netos com menos de 12 anos que podem, pedir para trabalhar a meio horário. Podem receber em troca cerca de (60%) da remuneração.
Nuno Costa, Lamego

O gasóleo vai ter a maior queda de 2009

               
O preço do gasóleo vai descer cerca de euros 4,5 cêntimos por litro, fixando-se nos euros 1,088 cêntimos por litro.
Vai ser a maior queda de 2009 é o preço baixo de 2010. A gasólina vai descer cerca de 2 cêntimos, fixando-se nos euros 1,344 cêntimos por litro.
O colapso do petróleo com a queda do preço dos combustíveis, o produto do crude pesa cerca de (30%) no preço do gasóleo e cerca de (27%) no preço da gasólina. Nos impostos, pesa cerca de (60%) no preço da gasólina e cerca de (52%) na diesel.
O gasóleo simples está a custar cerca de euros 1,102 cêntimos e na gasólina simples é cerca de euros 1,339 cêntimos.
Na gasólina simples o custo é cerca de euros 1,22 cêntimos por litro.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

INE: A taxa da poupança das famílias está no mínimo histórico

             
Com a taxa da poupança das famílias que voltou a cair em 2015, para cerca de (4,2%), está mais baixo de 1995. O rendimento dos portugueses que aumentou cerca de (1,6%), o acréscimo que não tem sido para o aforro, o consumo que progrediu para cerca de (3,3%).
A taxa da poupança diminuiu para cerca de (4,2%) do rendimento disponivel, que está abaixo de cerca de (4,4%).
Com o rendimento disponivel das famílias que está a crescer, que não está a impedir a poupança a cair.
As famílias estão a gastar as poupanças efatuadas ou a recorrerem mais no crédito. Os empréstimos que são concedidos para o consumo que aumentaram cerca de (16,3%), para cerca de 385,2 milhões de euros, que diminuiu cerca de 100 milhões de euros de cerca de (20,6%). Os créditos são para a educação e para a saúde que aumentaram cerca de (82,5%).
A capacidade de financiamento das famílias que diminuiu para cerca de (0,8%) do PIB em 2015, para cerca de (1,6%).
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Banco de Portugal: A Esquerda usa uma falta grave para afastar o Governador Carlos Costa

                 
O Governo está a apertar o cerco ao Governador Carlos Costa com a tentativa de forçar a sua saída do Banco de Portugal. Na comissão de inquérito ao BNIF, o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP exigem ter o acesso ao relatório sobre o caso do BES, que aponta para uma falta grave na supervisão, de um dos motivos previstos dos estatutos do Banco Central Europeu, para equacionar uma exoneração. O PS admite que este cenário é muito difícil de concretizar.
Voltou a abrir as hostilidades ao acusar o Governador de arrastar a decisão sobre os lesados do BES.
Com o problema, que está a dificultar de impor uma exoneração inédita ao BCE, houve uma falta grave.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Incidência: A Tuberculose é mais baixa de sempre, ainda está acima da Europa

              
Portugal que atingiu, está mais baixo dos casos de turberculose, ainda continua o País da Europa Ocidental. No Norte, a descida é ainda mais acentuada do que em Portugal.
Portugal é o País da Europa que tem mais casos de turberculose, pode ser o peso da população de África.
Vai continuar a surgir os surtos de turbeculose esporadicos, nos locais como as prisões ou em determinados bairros, nas zonas urbanas de Lisboa e do Porto, com as incidências mais baixas.
O risco de contrais a turberculose na Região Norte que tem vindo a descer de forma mais sustentada, com um ritmo de cerca de (5,3%) por ano, a descida é superior em Portugal, que ocorreu em 2013 a 2014 e que situou-se cerca de (5%).
Com o risco de contrair a turberculose que concentra-se na população de Barcelos, de Esposende, da Póvoa de Varzim, da Vila do Conde, de Matosinhos, do Porto, da Maia, de Valongo, de Gondomar, de Penafiel e de Marco de Canaveses.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 6 de agosto de 2016

Caso insólito em Portugal: Casal matam a vizinha por 1,144 euros

                
Um casal estavam desempregados e os dois subsídios que recebiam não dava para cobrar as despesas fixas. Então que decidiram matar a vizinha, de 73 anos, para roubar-lhe cerca de 1,144 euros.
Também roubaram dezenas de peças em ouro, um cartão de multibanco e cerca de 70 euros.
Furtaram prata, ouro, vinho e um edredão. Foram levantar o dinheiro com o cartão de multibanco da idosa, não tinha o código e ficou retido na máquina. Na loja de compra e venda de ouro, foram vender as peças e desfizeram-se de tudo que pudesse ligá-los ao crime.
O Ministério Público só agora que acusou o homem, de 47 anos, a mulher, de 42 anos, do homicidio da vizinha de 73 anos, em Joane, Famalicão.
Nuno Costa, Lamego

Saúde Mental: São mais de metade dos suicídios foram de enforcamento

               
São mais de metade dos suicídios em 2013 foram de enforcamento, de estrangulamento e de sufocação. Com este método usado de cerca de 533 pessoas para cerca de 1.051 pessoas, que puseram o termo à vida.
Cerca de 98 pessoas que foram consumados do disparo das armas de fogo e cerca de 97 de autointoxicação. Houve cerca de 84 vítimas que optaram por precipitar de um lugar e cerca de 73 pessoas de afogamento e de submersão. O suicídio são mais entre os homens, com os métodos usados não diferem o género.
É mais expressiva a mortalidade dos suicídios que está entre os 75 anos e os 84 anos. Os suicídios está acima dos 65 anos de 20,62 por cem mil habitantes que deixa Portugal pior da europeia, a faixa etária está entre os 16,87 por cem mil habitantes.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Estatísticas: As vendas dos carros que agravaram a balança comercial

             
Com os automóveis que aceleraram o agravamento da balança comercial. Nas exportações, que aumentaram cerca de (3,5%). Das importações, que subiram cerca de (6,2%) em 2014. Estes setores que foram influênciadas com um acréscimo da venda dos veículos.
As vendas em Portugal aumentou cerca de (3,5%), puxando pelo comércio da União Europeia, dos veículos e do transporte e dos combustiveis minerais.
As importações aumentaram cerca de (6,2%), da evolução do comércio dentro e fora da União Europeia, com um acréscimo dos veículos e do material do transporte.
As exportações diminuiram cerca de (0,5%) penalizando o comércio fora da UE, com um aumento das exportações dentro dos 28 países. As importações aumentaram cerca de (1,3%), da evolução do comércio extra da UE, as importações extra da UE que diminuiram.
O défice comercial em Portugal que fixou-se cerca de 4,1 mil milhões de euros, com um agravamento cerca de 1,1 mil milhões de euros. As exportações, que subiram cerca de (4,9%) que está a crescer mais do que nas importações, que aumentaram cerca de (3,7%).
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Saúde: As doenças respiratórias estão a matar 12 mil portugueses por ano

                 
As doenças respiratórias que são os responsáveis, pela morte de cerca de 97 mil portugueses. Em 2007 a 2014, as maleitas ceifa a vida de cerca de 12 mil pessoas em Portugal.
Com uma diminuição de cerca de (16,9%) da taxa da mortalidade que está abaixo dos 65 anos, em 2009 a 2013.
As doenças respiratórias é a terceira causa de morte em Portugal é nos idosos que são mais vítimas.
Nuno Costa, Lamego

A desgraçada herança que deixaram o PSD e o CDS-PP

               
As graves consequências na governação do PSD e do CDS-PP que foi o brutal aumento da dívida pública. Nos quatro anos da governação da Direita, a dívida aumentou mais de mil milhões de euros por mês.
Cortaram os salários, cortaram as pensões e as prestações sociais, aumentaram os impostos. A dívida pública aumentou cerca de 38 milhões de euros por dia...
A maior finta foi para tapar os buracos da Banca. Os corajosos esforços da Esquerda para acabar com este saque, que surgiram uns figurões a dizerem que o País não pode ser alterado o rumo. A dívida que continua a crescer mais de 1 milhão de euros por hora.
A desgraçada herança que nos deixou o PSD e o CDS-PP.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Audiências: O adeus de Cavaco Silva que teve o pior resultado

              
Cavaco Silva, no seu último ano de Presidente da República, que teve o pior resultado como Cheve de Estado que assumiu o cargo, em Março de 2006.
Cerca de 462.700 espectadores que assistiram na RTP Cavaco Silva, que teve menos 231.200 espectadores do que o ano de 2015. Foi a audiência mais baixa das dez mensagens de Cavaco Silva e antigo líder do PSD que dirigiu os portugueses do cargo mais alto do Estado português.
Com os seus piores resultados da audiência de sempre, Cavaco Silva que foi batido pela mensagem de Natal de António Costa. Cerca de 512.500 telespectadores que viram a RTP do Primeiro-ministro. O líder do Governo que dirigiu-se a qualidade pela primeira vez aos portugueses na noite de Natal, que tinha perdido o público na mensagem que Passos Coelho que dirigiu-se aos portugueses em 2014. O antigo Primeiro-ministro que teve uma audiência de cerca de 562.500 telespectadores.
Nuno Costa, Lamego