terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um quinto da população portuguesa não tem qualquer nível de ensino

                
Quase duplicou o número de pessoas que passou a ter curso superior - são agora cerca de 1,2 milhões. Mas, apenas (12%) da população possui o ensino superior completo, (13%) o secundário, o que contrasta com os (19%) da população sem qualquer nível de ensino.
São as mulheres quem possui qualificações mais elevadassendo (61%) dos licenciados do sexo feminino, mas são também as mulheres que predominam no grupo de pessoas sem qualquer escolaridade. Apesar das boas notícias, (19%) das pessoas não têm qualquer nível de ensino. O ensino básico do 1.º ciclo corresponde ao nível mais elevado da população (-25%).
Em Portugal perdeu 1 milhão de crianças até aos 14 anos e ganhou 900 mil idosos com mais de 65 anos. (19%) dos portugueses têm 65 ou mais anos de idade.
Na Madeira a população aumentou (9,3%) e nos Açores (2,06%). As ilhas superam as restantes regiões na população jovem e nas menores percentagem da população idosa.
No grupo etário mais jovem, até aos 14 anos de idade, inclui-se (15%) da população residente em Portugal.
As chamadas famílias unipessoais foram as que mais cresceram, (37,3%), o que resultará do envelhecimento da população, cujo o aumento ficou pelos (10,8%).
Nuno Costa, Lamego               

Sem comentários:

Enviar um comentário