terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pedroto: uma das glórias do FC Porto

                                 
Na galeria das maiores glórias da história do FC Porto, um dos nomes sempre referenciados, e mais acarinhados, é o de José Maria Pedroto (1928-1985). Esteve ligado aos momentos mais brilhantes do clube portuense, primeiro como jogador e depois como treinador, tornando-se uma importante figura do futebol português.
Controverso, colocou o FC Porto, a Invicta e o Norte no mapa do futebol lusitano, dominado por Lisboa, assumindo a guerra Norte-Sul. Começou a jogar como avançado, mas transformou-se rapidamente num dos melhores médios da sua geração, chegando a representar a selecção por 17 vezes. Terminada a carreira de futebolista, passou a treinador dos juniores, sendo campeão europeu em 1961.
Algum tempo depois, entre Abril de 1974 e Dezembro de 1976, tornou-se técnico da formação principal, comandando a renovada equipa na fase de qualificação para o Euro de 76. Como técnico principal cumpriu uma trajectória de sucesso que o levou de regresso às Antas. Após périplo bem sucedido pelo Setúbal e pelo Boavista, sagrou-se finalmente campeão pelos dragões - 19 anos depois do último título azul e branco. Afastado por Américo de Sá (ex-dirigente do FC Porto), naquele que ficou conhecido como o Verão Quente de 1980, José Maria Pedroto retornaria pela terceira, e última vez, ao clube portuense pela mão de Jorge Nuno Pinto da Costa. Nesse período viu a equipa na final da Taça das Taças, em 1984, apesar de só ter orientado a formação azul e branca até aos quartos-de-final. Razão: a doença grave (cancro) que haveria de lhe causar a morte um ano mais tarde.
04/10/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário