sábado, 8 de outubro de 2011

Portugal surpreende no Europeu de 1984

                                 
Na fase de qualificação para o Europeu de 1984, a realizar em França, Portugal ficou integrado no grupo 2, a Finlândia e a Polónia. A comandar a selecção portuguesa estava, nesta fase, o treinador brasileiro Otto Glória - substituído, mais tarde, por uma comissão técnica chefiada por Fernando Cabrita.
O técnico brasileiro encontrou, no entanto, uma equipa fragilizada pela ausência de grandes competições e pelas guerrilhas internas entre os clubes do Norte e do Sul - nomeadamente o FC Porto e o Benfica. No início da década de 80 brilhava na selecção a equipa - de - ouro do Benfica, constituída por Bento, Pietra, Humberto Coelho, Bastos Lopes, Alves, Shéu, Carlos Manuel, Chalana, Veloso e Nené, são alguns jogadores do FC Porto, como Inácio, João Pinto, Franco, Eurico, Jaime Pacheco, Gomes e Sousa.
Mas o brilho das estrelas portuguesas perdeu força ao terceiro jogo da fase de apuramento com uma derrota, por 5-0. O desaire seguinte - uma derrota, por 4-0, frente ao Brasil num jogo particular - apressou a saída de Otto Glória.
No jogo de apuramento com a Finlândia, em Alvalade, o novo treinador - Fernando Cabrita - estreou Paulo Futre. Nesta partida, os portugueses atenuaram a má imagem e bateram os finlandeses por 5-0. A final do grupo 2 foi disputada a 13 de Novembro de 1983 entre Portugal. Portugal venceu por 1-0 e ficou apurado para a fase final do Euro 1984.
08/10/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário