domingo, 13 de novembro de 2011

As abelhas também sofrem de stress

                                   
Cães solitários, aves aprisionadas e roedores encurralados, todos eles, tal como os seres humanos em situações difíceis, sofrem de stress, com todas as emoções negativas. Mas, ao contrário do que poderia pensar-se, esta complexidade emocional não é exclusiva de mamíferos. As abelhas também podem sofrer de stress.
Mas ficarão as abelhas mesmo deprimidas?
O que é possível afirmar que elas se comportam como se estivessem deprimidas e como se vissem mesmo o copo meio vazio.
As abelhas foram primeiro treinadas para a associarem um determinado odor com uma recompensa doce e um outro com o sabor amargo do quinino. A partir daí passaram a demonstrar a maior apetência pela primeira situação. Face ao odor associado ao doce, preparavam-se de imediato para recolher a recompensa.
Um deles foi então violentamente abanado durante um minuto, numa simulação de um ataque por um predador, como poderia ser o caso de um urso, enquanto o outro grupo não sofreu nada.
Depois disso, e face aos odores anteriormente aprendidos as abelhas do grupo que tinha sido agitado, mostraram-se muito mais retraídas do que as outras em recolher a recompensa doce, perante o odor que lhe estava associado.
Ou seja, as abelhas evidenciaram um comportamento de tipo pessimista e de retracção, idêntico ao um ser humano.
Nuno Costa, em 11/13/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário