segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A evolução dos dinossauros

                                   
Os saurópodes, os maiores e mais compridos dinossauros que viveram na terra, podem ter desenvolvido os seus enormes pescoços para atrair as fêmeas?
A evolução destes gigantes herbívoros, que andaram na terra durante 140 milhões de anos, acaba de cair por terra.
A teoria mais comum é o longo pescoço destes animais - que podiam chegar aos 30 metros de comprimento e pesar mais de 70 toneladas - com a necessidade de se alimentar melhor e em grandes quantidades. Os saurópodes foram ao longo do tempo desenvolvendo os pescoços cada vez maiores dominar os rivais e assim garantir o acasalamento.
Vivendo em terras secas, a tese que prevaleceu foi o longo pescoço que servia para garantir uma maior quantidade e qualidade de vegetação. Os saurópodes, que tinham pescoço mais compridos, devido a uma mutação casual, teriam mais sucesso no acasalamento.
O comprimento do pescoço era um indicador da sua virilidade, e da capacidade de se defender e proteger os descendentes. Primeiro porque os vestígios fósseis não revelam que os machos teriam pescoço mais longos do que as fêmeas. Por outro lado, não se encontram nos fósseis quaisquer vestígios de que os pescoços fossem usados para lutar, já que não têm marcas de agressão.
Nuno Costa, em 21/11/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário