domingo, 6 de novembro de 2011

A estrela universal que veio de África

                                               
Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Lourenço Marques (Moçambique), filial dos leões de Alvalade. Cedo despertou o interesse dos rivais de Lisboa e em Dezembro de 1960, contava ainda 17 anos, aterrou em Portugal, mas para representar o Benfica. Chegou envolto em grande segredo (nome de código: Ruth), após a polémica da transferência, pois o Sporting havia chegado a acordo com o clube moçambicano. A estreia oficial na Luz aconteceu apenas a 28 de Maio de 1961 e o embaraço da transferência fez com que não participasse na edição da Taça dos Campeões ganha nesse ano.
Eusébio tornou-se essencial na conquista de vários títulos e foi o herói em muitas partidas. Em 1964 tinha ganho fama e respeito na Europa e a Juventus apresentou uma proposta ao Benfica - milionária na altura (16 mil contos) - para contratar o temível goleador.
Mas a ida para o clube transalpino não chegou a concretizar-se porque Salazar, chefe do Governo, considerou-o «Património do Estado» e inviabilizou o negócio.
Sempre no coração dos adeptos, 17 anos mais tarde, na comemoração do seu 50.º aniversário, teve direito a uma estátua de homenagem em frente ao antigo Estádio da Luz. Recebeu da FIFA a, nomeação para um dos dez maiores jogadores do último século.
06/11/2011 

Sem comentários:

Enviar um comentário