quarta-feira, 9 de maio de 2012

O imitador das planícies Alentejanas

                             
Ave ruidosa e com uma incomum capacidade para imitar os cantos de outras espécies, a calhandra-real é elemento integrante nas imagens da fauna das paisagens alentejanas.
É precisamente nesta zona do País que esta ave pode ser avistada com maior regularidade, uma vez que tem preferência por áreas abertas, sem árvores ou arbustos, dominadas por campos de cereal de sequeiro e pastagens extensivas.
Os vincados requisitos do seu habitat são uma das razões pelas quais a calhandra-real é considerada uma ave vulnerável, que também a nível diminuição do número de exemplares. Pela sua invulgar capacidade de canto, a calhandra-real foi, durante muitos anos, tida como uma ave de gaiola, sendo frequente as populações rurais mantê-la em cativeiro.
A intensificação da agricultura e a florestação das terras agrícolas tem resultado na perda de habitat e no aumento das taxas de predação da calhandra-real, assumindo-se como a principal ameaça para esta espécie. Esta ave, em solo luso, tem uma população estimada 10 mil indivíduos maturos, sendo que a maior parte (8500) está concentrada na zona de Castro Verde.
Nuno Costa, em 09/05/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário