sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Trigueirão em alerta pela pressão Agrícola

                    
As vincadas transformações das paisagens agrícolas na Europa, devido, entre outros factores, à intensificação das culturas e à mecanização das mesmas, tem vindo a pôr em perigo alguma da biodiversidade existente nessas áreas.
O trigueirão, uma pequena ave semelhante ao pardal, que predomina em pastagens, forragens em campos de cereal, é um dos casos da fauna que está a sofrer repercussões com a transformação das paisagens agrícolas, uma redução de (66%) no número de exemplares.
Este pássaro, particularmente visível na Primavera, quando os machos entoam os seus cantos estridentes empoleirados em vedações e arbustos, ainda não atingiu o patamar da perigo de extinção, continuando a ser abundante.
Em Portugal, o trigueirão ainda é uma espécie que abunda, nas paisagens do Sul do País. Mas tal não significa que as autoridades estejam de braços cruzados.
No que toca ao trigueirão, as transformações das paisagens agrícolas podem interferir na forma como esta pequena ave - que se confunde no meio pela plumagem escura, de cor cinza-pardo, fortemente malhada de castanho - constrói os seus ninhos, muito perto do solo, escondidos entre tufos de erva, uma vez que é uma ave que prefere campos abertos, com cobertura arbustiva e arbórea pouco densa. Perante este cenário, se não forem tomadas medidas a nível da Política Agrícola Comum, apoiando agricultores com maiores dificuldades, isso poderá ter efeitos negativos na fauna.
Nuno Costa, em 07/09/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário