sábado, 30 de abril de 2016

Centros de Saúde: Até nos Termômetros estão a faltar aos médicos

               
Cerca de (70%) dos clinicos de que as unidades dos cuidados de saúde primarios não têm as condições para alargar o horário no funcionamento para aliviar as urgências dos hospitais. Além da falta de recursos humanos e das condições de segurança, os médicos estão a queixarem-se da falta de material para atender os doentes.
As principais queixas de que a Ordem dos Médicos que recebeu a falta dos Oximetrosdos Nebulizadoresdos Termômetros e da Medicação.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 29 de abril de 2016

A pobreza está a aumentar entre os idosos

               
O risco de pobreza que continua a aumentar entre os idosos. As pessoas com 65 anos ou mais anos, são cerca de (17%), com mais dois pontos percentuais de cerca de (15%).
Os reformados que continuam a aumentar, com uma taxa de cerca de (14,4%) e estava cerca de (12,8%).
A grande fragilidade estão nos desempregados.
Nas transferencias sociais, cerca de (41%) estavam em risco. Esta ameaça também chegou aos que estão empregados: pairava cerca de (10%), aumentar três dácimas.
A população em geral, cerca de (19,4%) estavam em risco, cerca de (20%) das mulheres foram mais atingidas e cerca de (18,7%) dos homens.
Há mais de 2,2 milhões de pessoas estão a viver em privação material em Portugal. Os agregados não têm acesso a três de uma lista de nove itens, não conseguem comer uma refeição de carne ou de peixe a cada dois dias.
A taxa de privação material dos residentes em Portugal é de cerca de (21,5%), é menos 4 pontos percentuais.
Cerca de (40,6%) não têm capacidade para pagar a despesa inesperada, sem recorrer aos emprestimos. Cerca de (10%) vivem com os agregados sem capacidade para pagar as rendas ou as despesas.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Transportes: O Aerporto e o Metro do Porto estão a ganhar mais passageiros

               
A Cidade do Porto está a movimentar mais pessoas. Com um crescimento no transporte aéreo e no metropolitano.
No Aeroporto Sá Carneiro, que passaram cerca de 1,508 milhões de pessoas, com um crescimento de cerca de (17,3%). No Metro do Porto, usufruiram cerca de 13,862 milhões de passageiros, com uma subida de cerca de (2%).
Em Lisboa, no Aeroporto teve cerca de 3,983 milhões de passageiros, foi mais de cerca de (16,4%), no Metro perdeu cerca de (2%) de clientes, com cerca de 33,766 milhões de passageiros.
O transporte das mercadorias, que cresceu da via marítima, da ferroviaria e da aérea, que diminuiu de modo de rodoviario.
Com o movimento das mercadorias nos portos que teve cerca de 20,5 milhões de toneladas, que aumentou cerca de (9,9%). Nas mercadorias na ferrovia, que atingiu cerca de 2,7 milhões de toneladas, que foi mais de (11,1%). Da via aérea, a carga transportada foi cerca de 13,817 milhões de toneladas, que teve mais de (6,8%). Nas mercadorias transportadas na rodovia, que teve uma queda de cerca de 36,358 milhões de toneladas.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Os dadores de sangue não vão voltar a pagar

                
Os dadores de sangue vão ficar isentos do pagamento das taxas moderadoras, nos cuidados de saúde primários, em todos os cuidados de saúde hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.
Em Portugal, a faixa etaria dos dadores está em alta, com 45 anos e os 47 anos, os homens só vão dar sangue até aos 65 anos e as mulheres até aos 60 anos.
As famílias inteiras que deixaram de dar sangue, de terem de pagar as taxas moderadoras. Os dadores que sentiram-se defraudados e nunca mais apareceram.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 26 de abril de 2016

Trabalho: A Microsoft despediu mais 7.800 pessoas

                 
A Microsoft despediu mais 7.800 funcionarios em todo o Mundo, cerca de (6%) com um total de cerca de 118 mil colaboradores, na redução dos custos, a maioria o negócio dos telemóveis. A empresa, com a reestruturação do negócio dos telefones, da desvalorização de cerca de 6.9 mil milhões de euros com a aquiaição da unidade dos Smartphones da Nokia. Com o encargo da reestruturação que custou cerca de 680 milhões de euros e cerca de 770 milhões de euros.
A redução dos postos de trabalho é a segunda vaga dos despedimentos.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 25 de abril de 2016

As cantinas escolares matam a fome às familias dos alunos

               
Com a abertura das cantinas escolares em tempo de férias que não limita-se a servir os alunos de cada estebelecimento de ensino. A procura de refeições durante as pausas do ano lativo que tem mantido estável.
Há cada vez mais casos de crianças com fome, as dificuldades economicas das familias.
Com a manutenção das cantinas abertas durante as férias, um fenómeno que está nos grandes centros urbanos, como no Porto, Lisboa e no Minho.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 24 de abril de 2016

Empresas: As mulheres estão a aumentar os lucros

                
Uma empresa tem cerca de (30%) das mulheres na liderança estão a aumentar 6 pontos percentuais dos lucros, a uma empresa que é liderada por homens.
Quase um terço das empresas não têm mulheres na administração ou nos cargos de topo, cerca de (60%) não têm mulheres na administração, cerca de (50%) não têm como executivas de topo e cerca de (5%) têm mulheres como na CEO.
Em Portugal, as 13 empresas cotadas, nove estão PSI 20, que assinaram um acordo que comprometem-se, até 2018, os conselhos das administração que sejam compostos, cerca de (30%) das mulheres.
Com a imposição das quotas para os conselhos da administração das empresas do Estado e das cotadas da Bolsa. A2020, as empresas que estão cotadas possam a ter um terço das mulheres nos cargos de topo, no setor empresarial do Estado das quotas vão ser para cumprir até 2018.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 23 de abril de 2016

O risco de pobreza afeta um quarto das crianças

               
Cerca de (26%) das crianças enfrentam o risco de pobreza.
Portugal está entre os países em risco de pobreza infantil que persiste nas famílias com a intensidade laboral.
Os jovens são os mais afetados pelo espetro da pobreza ou a privação. Os que têm mais de 16 anos, cerca de (18%) não têm a possibilidade de substituir as peças de roupas usadas, cerca de (20,5%) não podem participar regularmente de uma atividade de lazer e cerca de (17,8%) não têm a possibilidade de gastar semanalmente de uma pequena quantidade de dinheiro próprio.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Segurança: Cerca de mil ciclistas são vítimas de acidentes em sete meses

                 
Depois de dois anos da entrada em vigor das novas regras para os ciclistas no Código da Estrada, o problema está o metro e o meio de distancia para poder ultrapassar os velocipedes, os ciclistas ainda continuam a perguntar onde estão as coimas. Estão a queixarem-se da falta de fiscalização e exigem a sinalização adequada.
Em Portugal, ainda continuam a apreserem as estatisticas vergonhosas das vítimas mortais e os feridos graves.
No balanço da sinistralidade incluindo sete mortos, cerca de 69 feridos graves e cerca de 994 feridos leves, sem tem em conta os óbitos de 30 dias, na estatistica, como no caso dos utentes vulneráveis os peões e os ciclistas, com um duplicação de mortos.
No primeiro relatório de 2014 estavam envolvidos 19 ciclistas mortos, com os óbitos no hospital, que eram cerca de 35 mortos. Quantos aos acidentes, nos primeiros sete meses de 2015 eram cerca de 1.114 velocipedes. Com um total de 2014 eram cerca de 1.914 e cerca de 1.762 de 2013.
Estão a pedir mais sinais com a indicação de metro e o meio da bicicleta de respeitar.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Caso insólito em Portugal: Uma colisão violenta matou o condutor

                
Com o amontoado de chapa que ilustra a violência do embate frontal entre a viatura ligeira e um camião-betoneira, que provocou a morte de um homem, de 34 anos, na Estrada Nacional 242, entre a Cidade de Leiria e a Marinha Grande.
O homem, de 34 anos, era natural da Figueira da Foz, que reside no Bairro dos Capuchos, em Leiria, que seguia ao volante de um Renault Clio, invadiu a faixa contrária e colidiu com um pesado, que circulava em sentido da Marinha Grande - Leiria.
O homem era casado e deixa órfã uma menina com três anos.
O carro foi arrastado cerca de 50 metros e ficou encarcerado debaixo do camião, que abrigou os Bombeiros a recorrerem de uma grua para retirar a viatura.
O condutor ficou encarcerado nos destroços e o óbito foi declarado no local.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ovar: A Têxtil despediu cerca de 176 trabalhadores

               
A Tovartex, a indústria têxtil, que está situada em Ovar, despediu cerca de 176 trabalhadores. A produção está a ser deslocalizada para os países com a mão de obra mais barata.
Este foi o terceiro despedimento coletivo da empresa de capitais de (100%) nos estrangeiros, cerca de 230 trabalhadores. Com um despedimento coletivo de 38 operários, os restantes foram, surpreendidos com uma carta onde justifica a decisão.
As trabalhadoras não têm trabalho e as que estão envolvidas no despedimento estão todas em cada com a iniciativa da empresa.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 19 de abril de 2016

Despesa: Os sinais das gorduras no Estado disparam e batem o recorde

                
Com a despesa no consumo intermédio, das gorduras do Estado, vai ter um aumento cerca de (8,6%) ou para cerca de 912 milhões de euros em 2016, a somar cerca de 11,5 mil milhões de euros.
Esta é a maior subida desde 2009 e o peso no PIB iguala nesse ano de cerca de (6,2%), com um recorde histórico. O consumo intermédio que já vale cerca de (13%) da despesa do total; antes da troika que valia cerca de (10,7%).
As Finanças que ocupam os encargos com as Parceiras Público-Privadas e prometem as poupanças nessa área e mais eficiências nos serviços. Há gorduras a valerem cerca de 499 milhões de euros que vão ser queimadas das medidas não especificadas de cerca de 316 milhões dos consumos intermédio e cerca de 183 milhões de simplificação administrativa.
A despesa que mais sobe é dos subsídios de cerca de (25,5%). A despesa no capital, está no investimento público.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 18 de abril de 2016

As Câmaras do Norte cortam na cultura

               
No Norte está em segundo a região portuguesa com um menor investimento autárquico na cultura e no entretenimento. Cada Autarquia do Norte investem cerca de 28 euros por habitante nas atividades culturais.
Na Madeira que apresenta o número mais modesto do que o Norte: cerca de 20 euros per capita. Está abaixo da média que encontra-se e a região de Lisboa, cerca de 31 euros.
No Alentejo, a região dos gastos com a cultura que ascenderam cerca de 63 euros por habitante. Está acima da média que encontram-se os Açores cerca de 44 euros, no Algarve cerca de 41 euros e o Centro cerca de 36 euros.
Em Lisboa que reúne um terço do total dos espectadores nos concertos, foram mais de 3 milhões e meio, foi metade dos bilhetes vendidos. O mais impressionante é o peso nas receitas: cerca de (70%), teve perto de cerca de 50 milhões de euros.
O peso de Lisboa é mais evidente nas receitas dos espetáculos: cerca de 42 milhões de euros, é cinco vezes mais do que o segundo, o Porto.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 17 de abril de 2016

Estabilidade: A banca cortou cerca de (15%) dos balcões e cerca de (13%) no emprego

               
A banca portuguesa que deixou de ser lucrativa, que iniciou um processo crucial para tentar voltar aos ganhos, os processos que vai ser prolongado da incerteza, vai haver os riscos no setor, que pode perturbar a estabilidade financeira do futuro.
Pode aumentar a eficiência no negócio bancário e a emagrecer mais ainda as operações que vai ser uma das vidas.
Os custos operacionais que voltaram a cair, com uma diminuição de cerca de (7%) dos custos com o pessoal. O corte dos gastos gerais administrativos que foi menos de cerca de (3%).
Os bancos residentes que diminuíram o número dos balcões de cerca de (15%).
Com o número dos empregos que baixou: o setor cortou cerca de (13%) do número de trabalhadores.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 16 de abril de 2016

A conta da luz vai ter um aumento de euro 1,18 cêntimos em 2016

               
A conta da luz vai ter um aumento de cerca de (2,5%) em 2016 para cerca de 1,9 milhões de famílias portuguesas que estão no mercado regulado. O aumento, parao bolso dos consumidores, cerca de euro 1,18 cêntimos por mês para uma fatura de cerca de euro 47,60 cêntimos.
Vão ficar de fora cerca de 4,15 milhões de consumidores que estão no mercado liberalizado, os preços vão ser fixados por cada empresa distribuidora de eletricidade.
As famílias dos rendimentos mais baixos, vão pagar mais (0,9%) na conta da luz. A tarifa social vai ter uma subida de cerca de 19 cêntimos para uma fatura de cerca de 21,5 euros/mês.
Os consumidores pagam de eletricidade a sua produção custa às empresas, vai subir cerca de (35%) em 2016.
O pagamento deste défice tarifário e agora vai implicar o maior pagamento a cada ano que passa.
O sistema elétrico vai ter que pagar cerca de 1.796 milhões de euros da dívida tarifaria acumulada.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Salários: As mulheres igualam aos homens na cortiça

                
Com histórico na industria corticeira: onde no setor as mulheres estão a receberem o mesmo salário do que os homens.
Uma mulher que faz o mesmo trabalho de um homem que ganhava menos de cerca de (20%) no setor corticeiro. Com uma diferença de cerca de 99 euros de um ordenado que rondava entre os 500 euros.
Um acréscimo de cerca de 12 euros por ano para as mulheres que chegaram nos ordenados dos homens. A igualdade vai beneficiar entre os 4000 e os 5000 trabalhadoras, são cerca de (40%) entre os 10 mil e os 12 mil empregados no setor, que ganham entre os 800 euros.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Excisão: Há mais de 6.500 mulheres mutiladas em Portugal

               
Há mais de 6.500 mulheres com cerca de 15 anos que residem em Portugal que foram submetidas em forma de mutilação genital feminina.
As 6.500 mulheres, cerca de 5.974 da maioria que pertencem à comunidade imigrante da Guiné-Bissau.
Seguem-se a Guiné-Conacri de cerca de 163 mulheres, o Senegal de cerca de 111 mulheres e o Egipto de cerca de 55 mulheres.
Das 1.830 meninas, que são nascidas nos países de praticantes ou de filhas de mães de países de praticantes, que foram ou estão a ser submetidas à prática da mutilação genital feminina.
No Mundo, cerca de 200 milhões de raparigas e de mulheres que foram vítimas da mutilação genital feminina em cerca de 30 países. Metade das mulheres que foram excisadas que vivem em três países: no Egipto, na Etiópia e na Indonésia.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Há mais portugueses que escolheram os hotéis para passarem o Natal

                     
O Natal já não era celebrado, nos hotéis. A quadra Natalícia adaptou-se às novas famílias, com os filhos e os sobrinhos emigrados, com os irmãos e os meios irmãos a partilharem a noite com os enteados, as madrastas e os padrastos. As unidades hoteleiras esgotaram as ceias e o alojamento, a noite mais parada do ano para o negócio.
Cerca de (90%) dos portugueses que passaram o Natal com a família, que juntaram oito pessoas na noite da Consoada. Um em cada quatro portugueses que juntaram mais de 10 pessoas, cerca de (21%) estiveram a planiar em ficar nos alojamentos de férias. As casas são alugadas e os hotéis têm, cada vez mais procura.
Cerca de (59%) são de ocupação no alojamento e cerca de (79%) é para a consoada.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 12 de abril de 2016

Subsídio: O INEM paga mais 1,7 milhões de euros aos hospitais

                
O INEM vai duplicar o valor que paga mensalmente aos hospitais que tem as viaturas médicas de emergência e reanimação que estão integradas nas equipas dos Serviços de Urgência. O subsídio fixo vai subir de cerca de 3,400 euros para cerca de 6,800 euros, com uma despesa de cerca de 1,7 milhões de euros.
O instituto vai entregar aos hospitais mais de 4,78 milhões de euros para poder manter as 42 VMER a funcionar 24 horas por dia. O valor vai aumentar, para breve, com a entrada de funcionamento de mais duas VMER, dos hospitais Amadora-Sintra e do Barreiro. O subsídio vai cobrir as despesas do hospital com os profissionais que estão escalados para a VMER e com os consumíveis clínicos e não para os clínicos.
A taxa de operacionalidade das VMER que nunca foi tão alta. Em 2015, as viaturas médicas eram cerca de (98,8%) do tempo operacionais, com um valor muito superior em 2011 de cerca de (93,1%) e mais alto do que em 2014 de cerca de (97,5%). Os (1,2%) de inoperacionalidade, cerca de (0,9%) foi a falta da tripulação e cerca de (0,3%) por causa dos outros motivos.
Está em causa o aumento da remuneração dos profissionais do instituto.
Os técnicos que tripulam as ambulâncias do INEM que recebem cerca de 600 euros. Com esta aprovação da carreira vão receber cerca de 738 euros, de uma subida para cerca de 789 euros.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Caso insólito em Portugal: Pede uma carrinha adaptada há 20 anos na cama

                    
Há 20 anos uma noite de Natal que mudou para sempre a vida da Maria dos Anjos, de 43 anos, que reside no Cartaxo. Num brutal acidente de automóvel quando estava a caminho da consoada em casa do pai, que levou a filha de cinco anos e um bebé que carregava no ventre.
A Maria dos Anjos sobreviveu, que ficou tetraplégica, está condenada a passar os dias numa cama e raramente sai.
As duas décadas da tragédia, que aproveita a solidariedade para pedir ajuda para poder comprar uma carrinha adaptada, que permita-lhe ser autónoma, para sair de casa e para poder passear pelo País, só conhece pela televisão.
Com o trágico destino não lhe permitiu a vontade e viver.
Aviso: Os portugueses ajudem a Maria dos Anjos a realizar um sonho que está na cama tetraplégica e que precisa de uma carrinha adaptada, sejam solidários, ajudem-na a realizar o seu sonho, que reside no Cartaxo!
Nuno Costa, Lamego

domingo, 10 de abril de 2016

Caso insólito em Albergaria-a-Velha: A mãe e a filha fazem 26 km a pé para ir à fisioterapia

                 
A filha tem cerca de 6 anos e com um acidente, fê-la perder a força nos músculos do pé direita. Tem que fazer a fisioterapia três dias por semana, a clínica onde está a ser seguida em Aveiro, cerca de 13 quilómetros da casa. Muitas das vezes não tem dinheiro para o transporte. A mãe, leva a sua filha a pé ou até ao colo, até à casa onde vivem, em Loures, Albergaria-a-Velha, para a mais nova dos quatro filhos não deixa de fazer os tratamentos.
Na ida e volta são 26 dolorosos quilómetros.
Quando a filha tinha quatro anos, uma manilha de cimento, com centenas de quilos, que caiu em cima do seu corpo frágil. A filha partiu a bacia, que ficou com o intestino esmagado e as lesões no pé direito, que não tem força nem qualquer sensibilidade.
A mãe e o pai estão desempregados e vivem do rendimento social de inserção. Têm quatro filhos, de 6 anos, de 9 anos, de 15 anos e de 18 anos. Os 500 euros que estão a receberem, das ajudas do Estado, não chegam para pagar a renda da casa.
Aviso: O povo de Loures, Albergaria-a-Velha, ajudem-na esta pobre mãe e a filha, para terem o transporte para fazer a fisioterapia, sejam solidários!
Nuno Costa, Lamego

sábado, 9 de abril de 2016

Os certificados de aforro vão substituir o Audi

                    
O Governo vai propor uma proposta para atribuir os certificados de aforro em vez do Audi nos prémios da Fatura da Sorte. Os certificados de aforro são um instrumento da dívida pública, pode recuperar através dos impostos de cerca de (28%) nos juros pagos pelos títulos da poupança. Os contribuintes vão ter vantagens imediatas com a mudança do prémio.
Com uma proposta para alterar o prémio de atribuir nos sorteios para os certificados de aforro no valor semelhante ao do prémio atual, que renda cerca de 40 mil euros.
Foram atribuídos 99 carros, vão ser sorteados mais cinco carros.
O concurso Fatura da Sorte foi para incentivar os contribuintes a pedirem a fatura com o número de identificação fiscal, de forma para combater a fraude e a evasão fiscal.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 8 de abril de 2016

O comércio e a indústria vão pagar mais o IMI

                 
Os proprietários dos imóveis usados para o comércio, a indústria ou os serviços vão ser chamados para pagar mais o IMI em 2017. Com esta subida vai ter a consequência direta da correção extraordinária, vai aumentar o valor patrimonial tributaria dos edifícios de cerca de (2,25%).
Traduzido em euros: um imóvel que está avaliado de cerca de 500 mil euros que vai passar para cerca de 511,250 euros.
A media vai traduzir para mais um aumento fiscal para as empresas, em muitos casos, as proprietárias dos imóveis onde estão instaladas. Com esta correção monetária extraordinária que vai ser feita com a base de cerca de 1,0225 e vai abranger os edifícios que foram mudados. Os valores patrimoniais dos imóveis que são atualizados a cada três anos, com a base no coeficiente da desvalorização da moeda.
O imposto não vai aumentar mais do que cerca de 75 euros ou um terço da diferença no que têm de pagar e no que pagava antes. O Governo decidiu manter o IMI familiar que atribui um desconto no taxa no imposto, com maior número de dependentes.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Portugal exportou cerca de 18 milhões de calçado chines

                 
As empresas portugueses exportaram para a Espanha e para Itália o calçado que foi produzido na China. Estava em causa cerca de 10 milhões de pares de sapatos, com um valor de cerca de 18 milhões de euros. Cerca de 18 milhões de negócio, as empresas portuguesas do calçado produziram e exportaram cerca de 77 milhões de pares de sapatos de cerca de 1.845 milhões de euros.
Representaram os preços de cerca de euro 1,82 cêntimos, até que ficou cerca de 77 cêntimos o par.
O calçado importado da China tem um preço muito baixo, mas não está tão baixo.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Mortalidade: Cerca de (37%) das mortes está abaixo dos 65 anos

               
Uma em cada quatro mortes em Portugal, que deveu-se ao cancro, a proporção que chegou mais de duas em cada três pessoas com menos de 65 anos. Cerca de (26%) da doença oncológica foi a causa da morte da população da União Europeia, que está abaixo dos 65 anos a taxa de óbitos do cancro subiu para cerca de (37%). O cancro do pulmão que causou mais mortes, cerca de (21%) dos óbitos da UE e cerca de (15%) em Portugal, que coloca o País no fundo da tabela das mortes da doença, que está a liderar pela Hungria, cerca de (23%).
Tanto da UE como em Portugal, o cancro do pulmão está a manter mais homens do que nas mulheres.
O cancro colorretal que surge, da média europeia, em segundo lugar dos mais mortais de cerca de (12%), com o pulmão em Portugal de cerca de (15%). Como na taxa das mortes em Portugal o cancro da próstata de cerca de (7%), cerca de (6%) da mama e cerca de (5%) do pâncreas.
O cancro que causou a morte de cerca de (32%) das pessoas na Eslovénia, cerca de (31%) na Holanda e cerca de (30%) na Irlanda, os países que têm as maiores taxas, no extremo oposto a Bulgária de cerca de (17%) e a Lituânia de cerca de (49%).
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 5 de abril de 2016

Os pescadores da sardinha passaram o Natal sem os apoios

                     
Cerca de 2.500 pescadores da sardinha estão sem os apoios e vão continuar. No acesso ao subsídio de desemprego está para a maioria. Com a redução da quota de 2016, passa de 13.500 para nove mil toneladas.
A situação, cada vez é mais difícil: os apoios da paragem, de 20 euros por dia.
A situação pode complicar-se ainda mais: no caso haja a paragem biológica com as ajudas do Estado do programa 2020, quem foi para o fundo de desemprego não pode aceder aos apoios, já não estão oficialmente a trabalhar.
Portugal arrisca-se a ter cerca de 50 mil toneladas da quota perdida na pesca da sardinha. Em Portugal tem 130 barcos e cerca de 2.500 pescadores que estão a virem da sardinha.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Farmácias: Cerca de um terço dos utentes não têm acesso aos remédios

                    
Cerca de um terço de (38%) dos clientes das farmácias que tiveram de regressar à farmácia, ir mais do que um, para conseguir todos os medicamentos que são receitados.
Cerca de (14%) dos utentes que deixaram de comprar algum medicamento que é receitado pelo médico. De cerca de (33%) não conseguiram encontrar o remédio nas farmácias, cerca de (26%) tê-lo em casa e cerca de (21%) não têm dinheiro.
Com a renovação automática das receitas para os doentes crónicos foi um dos serviços mais pedidos dos utentes de cerca de (89%), esta valência que ainda não está disponível nas farmácias. Cerca de (47%) que declararam os doentes crónicos ou estão sob a medicação continuada.
Cerca de (88%) na entrega dos remédios ao domicilio, cerca de (78%) a dispensa dos medicamentos que são reservado nas farmácias hospitalares e cerca de (74%) da marcação das consulta médicas.
Cerca de (36%) dos portugueses optam por irem à farmácia quando há um problema da saúde menor, cerca de (27%) vão ao centro de saúde e cerca de (3%) ligam para a linha Saúde 24.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 3 de abril de 2016

Caso insólito em Portugal: É roubado, foi regado com gasolina e queimado por um amigo

                       
Quando o amigo lhe telefonou para convidar para um encontro num café de Baião, à hora marcada, o operário estava sentado à mesa num estabelecimento comercial no que estava combinado. Os dois foram vistos a beber e a conversar normalmente, antes de saírem no  carro conduzido pelo operário. A viagem foi interrompido num local em ermo e pouco frequentado, a conversa continuou. Na mesma altura um terceiro individuo apareceu. O individuo e o amigo do operário começaram a agredir.
Com o operário sequestrado, todos numa nova viagem, que passaram por uma bomba de gasolina, em Santa Marinha do Zêzere, os agressores ainda levantaram o dinheiro com o cartão multibanco roubado da vítima, depois abrigaram-no a dizer o código. Foram comprar gasolina, meteram num bidão, antes de seguirem até à Serra da Aboboreira, Baião. Foi nesse local que o operário, casado e pai de uma menina, foi embrulhado com um cobertor, depois foi regado com a gasolina que foi comprado e incendiaram-no. Os agressores fugiram no carro da vítima, deixaram-no abandonado.
O operário, de 47 anos, que foi traído por uma cilada de um amigo e acabou sequestrado, foi roubado, imolado e abandonado numa Serra de Baião. Com cerca de (50%) do corpo queimado, o operário, de Soalhães, Marco de Canaveses, que ainda conseguiu percorrer, a pé, o trajeto que separa a povoação mais próxima.
Nuno Costa, Lamego  

sábado, 2 de abril de 2016

Toxicodependincia: As Overdoses mataram cerca de 77 pessoas

                 
Foram cerca de 77 mortes no consumo excessivo da overdose, de álcool e das drogas. Com as substâncias ilícitas, o problema está cada vez mais na mistura dos produtos, que estão a ganhar a pureza e a potência.
Das overdoses, com a presença da cocaína cerca de (64%) dos casos, cerca de (45%) das opções e cerca de (42%) da metadona.
Com a potência nas substâncias que transformou as canábis numa droga mortífera.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O salário mínimo subiu para os 530 euros mas sem acordo

                    
Som acordo dos parceiros sociais, a subida do salário mínimo nacional para os 530 euros. Para trás, fica a manutenção da redução da taxa social única das empresas dos 0,75 pontos percentuais.
Tem sido possível limar as divergências do valor proposto pelo Governo para o salário mínimo, os parceiros sociais não conseguiram chegar a um entendimento global.
O Governo vai ter que decidir a aprovação no aumento do salário mínimo nacional para os 530 euros para 2016.
Nuno Costa, Lamego