quarta-feira, 18 de julho de 2012

Borbulhas são o grande inimigo do adolescente

                       
Com o início da puberdade, surgem as primeiras borbulhas, um dos maiores inimigos dos adolescentes no que respeita à aparência física. Nas raparigas, o acne tem início entre os 11 e os 13 anos e no caso dos rapazes começa a manifestar-se entre os 13 e os 15 anos.
A acumulação de sebo e células mortas, favorece o crescimento de bactérias que vivem nos folículos e que contribuem para o aparecimento da inflamação.
O senso comum considera que a ingestão de alguns alimentos - como o chocolate ou fritos - potencia o aparecimento de borbulhas. Além da idade, a prevalência é influenciada por factores hereditários.
O acne desaparece no fim da adolescência, aos 20 anos.
Contudo, este problema pode persistir ou iniciar-se nos adultos, sobretudo nas mulheres - o acne tardio. Por sua vez, as borbulhas da adolescência atingem maioritariamente o sexo masculino.
A prevenção passa, obrigatoriamente, pela higiene e pela limpeza da pele. Só assim se consegue remover o excesso de gordura, de partículas ou de outras impurezas, ao obstruírem os poros, agravam o problema de pele.
Nuno Costa, em 18/07/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário