segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Hipertensão afeta 2,6 milhões de utentes

                
Cerca de 2,6 milhões de utentes que estão inscritos nos Centros de Saúde sofrem de Hipertensão Arterial, apenas 910 mil dos (35%) têm o problema controlado. A Hipertensão afeta mais os idosos e as desigualdades territoriais no controlo dos doentes.
A Hipertensão Arterial é um fator de risco nas doenças cérebro-cardiovasculares, que ainda estão no topo das causas de morte em Portugal.
Os utentes com médico de família, a prevalência da hipertensão na população é de (26,9%), cerca de (29,5%) nas mulheres e (23,9%) nos homens.
Os idosos têm uma faixa etária mais crítica, como na prevalência no controlo da hipertensão. Cerca de (73%) dos utentes com mais de 65 anos sofrem de tensões altas, (35%) controlam a doença.
Lisboa e Vale do Tejo têm menos prevalência na doença de (21%) nos homens e (26%) nas mulheres, no Alentejo é que tem a maior, está muito próximo dos valores do Algarve. No Norte, a doença afeta (23%) nos homens e (29%) nas mulheres.
A Região Norte tem cerca de (40%) dos utentes controlados, na Região do Algarve tem (20%).
Com a percentagem dos hipertensos controlados na Região do Algarve, o facto de ser a zona do País com maior taxa nos doentes sem médico de família.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário