sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A indústria papeleira

                 
Esta é uma importância que a indústria do papel teve na história nas terras da Santa Maria da Feira, à cerca de 13 anos nasceu em Paços de Brandão o primeiro espaço museológico foi dedicado à História deste material em Portugal.
O Museu do Papel fica situado nas duas antigas unidades papeleiras, anteriormente tinham sido moinhos do papel, que destaca-se pela sua característica por tratar-se de um núcleo museológico monográfico que é dedicado ao material. Naquele espaço oferece a oportunidade de ficar a conhecer o fabrico do papel, são matérias-primas até às profissões inerentes à produção papeleira, convidar os visitantes a mexer naqueles engenhos do passado o que salda numa viagem no tempo permitir sentir, visualizar, tocar e fabricar o papel nos mesmos moldes do que há 200 anos ou a 300 anos. É uma exposição permanente que mostra as duas fases mais marcantes deste material no nosso País, o manufatureiro e o industrial, a visita vai iniciar-se no espaço oitocentista do Engenho da Lourença com uma forma mais antiga da produção manual do papel a partir do trapo, passar para o fabrico industrial no espaço da Casa da Máquina.
As peças e a maquinaria como a tesoura de cortar o trapo e o moinho de galgas que complementam o espólio deste museu que ainda possui o espaço de oficinas educativas, workshop ou exposições temporárias.
O Museu do Papel está aberto à Terça-feira e a Sexta-feira, das 09:30m às 17:00h; fim de semana, das 14:30m às 17:00h. As visitas são guiadas e custam 3 euros para os adultos e euros 1,50 para os 6 anos e aos 18 anos e seniores.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário