quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A doença dos tempos modernos

                  
É importante referir que uma veia saudável é capaz de manter-se elástica, quando a mesma se encontra debilitada deixa de ser capaz de fomentar a recuperação excessiva e o sangue acumula-se, provocando sintomas, tal como a sensação de pernas pesadas e cansadas.
Naturalmente, as mulheres são as mais afetadas devido às alterações hormonais causados pela puberdade, gravidez, menopausa e uso de contracetivos hormonais na famosas pílulas. Assim, a frequência é superior no sexo feminino. Mas também os homens podem ser afetados, na obesidade, no estilo de vida sedentário, na dieta, no tabagismo, a permanência de muitas horas de pé e o passado familiar são os fatores de risco de IVC e têm uma forte possibilidade de vir a sofrer com a patologia.
Outros sintomas mais comuns são o edema na zona do pé e no tornozelo, dificuldade em caminhar, dores na posição do , comichão na pele, os casos mais graves, úlceras na perna ou no tornozelo, podem demorar a cicatrizar.
1/3 dos portugueses sofrem da doença venosa crónica dos membros inferiores; cerca 2 milhões de mulheres portuguesas em idade ativa sofrem da doença venosa; cerca de (1,5%) dos doentes são portadores de úlcera na perna.
Nuno Costa, Lamego   

Sem comentários:

Enviar um comentário