terça-feira, 22 de abril de 2014

Há cada vez mais idosos a viverem nas cadeias

              
O número de pessoas com 60 anos presos nas cadeias portuguesas aumentou (26%), atualmente, 199 presos com mais de 65 anos a viver nas prisões.
Às vezes são eles próprios que recusam a sair e regressar a casa.
O aumento do número de detidos com mais de 60 anos em Portugal - 472, contra 432, são cerca de (3,1%) do total de reclusos, o envelhecimento em meio prisional. Das 199 pessoas com mais de 65 anos, a maioria ingressou no sistema pela primeira vez já em idade avançada e por crimes graves como homicídios e violações.
Quando o detido atinge os 70 anos pode pedir uma modificação de execução de pena, regressando a casa ou a um estabelecimento de saúde ou de acolhimento adequado. Muitos dos reclusos, por vergonha, a falta de recursos ou a quebra dos laços familiares que acabam por preferir ficar na prisão, há pelo menos alguns com mais de 90 anos a viver na cadeia.
Muitos crimes que envolvem os idosos devem-se aos atos impulsivos e reativos e as situações de conflitos ou de honra, como os casos de disputa de terras ou de cursos de água entre vizinhos ou os ciúmes patológicos. Muitas das vezes é associados a consumo de álcool ou doença mental.
Nuno Costa, Lamego 

Sem comentários:

Enviar um comentário