quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A horta, o jardim ou a varanda servem as plantas e as pessoas

                     
Mais de metade da população mundial vivem em áreas urbanas com acesso limitado ao Mundo rural e ao ambiente natural. Esta desconexão pode resultar em novos custos de saúde e do bem-estar e reduz a possibilidade de recuperação do stress mental e emocional da vida citadina.
A natureza e o homem estão ligados numa rede única da vida que é tanto mental como física e existe uma necessidade instintiva do contacto com a natureza que tem impulsionado a evolução do homem como espécie. O poder da natureza tem algo de mágico e curativo, como nos é dado a percecionar no crescimento de uma planta. As flores perpetuam-se através das suas sementes, repetindo o ciclo de vida.
A natureza é complacente: se uma planta morre, outra pode crescer no seu lugar. Se um erro é cometido, a natureza ensina como evitar a sua repetição, o ciclo de vida das plantas dá esperança de renovação de vida e a hipótese é começar de novo.
Os benefícios da relação da pessoa e da planta são terapêuticos e ocorrem quando as pessoas de todas as idades, origens e capacidades estão expostas a plantas e quando participam em atividades de jardinagens e de horticultura, incluam cuidar das plantas.
As atividades de horticultura social e terapêutica incluem a propagação e o cultivo das diversas plantas, em diferentes situações de ar livre ou no interior; no solo, em canteiros ou nos vasos; na horta, no jardim ou na varanda. Utilizam-se plantas ornamentais, culturas hortícolas, plantas aromáticas e medicinais, flores comestíveis, pequenos frutos, podem ainda abranger árvores e arbustos ornamentais/ou de frutos.
As práticas incluem semear, plantar, sachar, conduzir as plantas, fertilizar, regar e colher. As atividades devem ser conduzidas de acordo com o modo da produção biológica, por razões de saúde e segurança no trabalho para as pessoas que nelas participam, também, por razões de proteção ambiental.
Para toda a família, dos netos aos avós, fica o desafio, em conjunto, cuidarem e verem crescer em vasos na varanda, ou num recanto do jardim, uma planta de tomateiro, alface, couve, cebolinho, salsa, hortelã-pimenta, tomilho e alecrim. Serão certamente momentos muito bons que irão perdurar.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário