sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cerca de dois milhões de pessoas morrem todos os anos com a contaminação da água e dos alimentos

             
A doença de origem alimentar é como uma doença da natureza infecciosa ou de tóxica causadas pelo consumo dos alimentos ou da água contaminadas por microrganismos perigosos ou de químicos tóxicos.
Com estas doenças constituem um problema nos países de desenvolvimento ou nos países desenvolvidos, são reconhecidas como uma causa de mortalidade e de prejuízo económico.
As toxinfeções são causadas pela água ou de alimentos contaminados sejam responsáveis de cerca de dois milhões de mortes por ano. As crianças, os idosos e os doentes crónicos são os que mais sofrem neste tipo de infeções.
Todos os anos, cerca de milhares de milhões de pessoas são totalmente atingidas, por uma doença de origem alimentar.
Os sintomas são mais frequentes as dores de estômago, vómitos e a diarreia.
Podem ser desencadeadas de forma mais rápida, após a ingestão dos alimentos ou pode demorar dias ou semanas a surgir.
As cinco recomendações chave para a população a seguir a uma alimentação muito segura.
1 - Lave sempre as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e, durante todo o processo.
Lave as mãos depois de ir à casa de banho e sair.
Lave todos os equipamentos, as superfícies e os utensílios utilizados na preparação dos alimentos.
Proteja todos as áreas da preparação e os alimentos de insetos, das pragas e dos outros animais.
2 - Separe a carne e o peixe cru dos outros alimentos.
Utilize os equipamentos e os utensílios diferentes, como as facas ou as tábuas de corte, para os alimentos crus e os alimentos/cozinhados.
Guarde os alimentos nas embalagens ou nos recipientes fechados, para que não haja contacto entre os alimentos crus e nos alimentos/cozinhados.
3 - Em especialmente a carne, os ovos e o peixe.
As sopas e os guisados/estufados devem ser cozinhados a temperaturas dos 70ºC. Use sempre um termómetro para confirmar. Como no caso das carnes, assegure-se que os seus exsudados são claros e não avermelhados.
Se reaquecer os alimentos/cozinhados assegure-se que o processo é adequado.
4 - Não deixe os alimentos/cozinhados, mais de duas horas, da temperatura ambiente.
Ponha no Refrigerante rapidamente os alimentos/cozinhados ou a perecíveis abaixo de 5ºC.
Mantenha os alimentos/cozinhados quente a 60ºC até serem servidos.
Não armazene os alimentos durante muito tempo, por mais de 3 dias, mesmo que seja no frigorífico.
Não ponha a descongelar os alimentos à temperatura ambiente.
5 - Use a água potável ou trate-a para tornar segura.
Selecione os alimentos variados e frescos.
Escolhas os alimentos processados de forma mais segura, como o leite pasteurizado.
Lave muito cuidadosamente as frutas e os vegetais, se forem consumidos crus.
Rejeite os alimentos cujo o prazo de validade tenha expirado.
Nuno Costa, Lamego   

quinta-feira, 30 de julho de 2015

A Apneia do sono precipita a demência nos idosos

                
Os idosos que sofrem de apneia do sono, pode ser muito facilmente detectado por um ruinoso ressonar, começaram por ter um declínio cognitivo de dez anos mais cedo do as restantes pessoas sem o distúrbio, os que têm os aparelhos que auxiliam na respiração.
Os idosos que desenvolveram a demência ou começaram apresentar os primeiros sintomas da doença de Alzheimer, os que não receberam o tratamento da apneia do sono só começaram a perder a memoria a partir dos 77 anos, com os que não apresentavam os problemas respiratórios, só começaram a desenvolver os sinais aos 90 anos.
Os que reportaram a apneia do sono e não estavam a receber o tratamento que sofriam de um declínio cognitivo prematuro.
Nos distúrbios do sono são muito comuns nos idosos, afeta cerca de (53%) nos homens e de (26%) nas mulheres.
Nuno Costa, Lamego
   

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Juros estão negativos baixam a prestação

               
A taxa Euribor caiu para os valores negativos, que fixou-se em (-0,001%). Nesta descida, tem um impacto nos spreads, os clientes com o crédito à habitação já podem poupar na próxima prestação de euro 1,93 cêntimos, com um empréstimo de 150 mil euros.
No caso de um empréstimo de 30 anos de 150 mil euros, com um spread de (1%) e na taxa, na próxima prestação que será de euros 482,39 cêntimos, que será menos de euros 1,93 cêntimos.
A taxa Euribor que fixou-se, nos (0,027%).
As taxas Euribor vão ser mais usadas nos contratos de crédito à habitação, nos três meses e os seis meses.
A taxa de juro é aplicada nos contratos de crédito e de financiamento que esteja indexada de um índice de referência, deve resultar a média aritmética simples nas cotações diárias na contagem dos juros. Nos contratos de crédito e de financiamento estão em curso, não vão poder ser introduzidos nos limites à variação indexada que impeçam a plena produção dos efeitos na aplicação nesta regra legal.
A evolução negativa do Euribor vai afetar a taxa de juro global no empréstimo.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 28 de julho de 2015

Jogador Sulejmani do Benfica é burlado com o Porsche

               
A Polícia Judiciária está investigar uma burla que terá lesado o jogador do Benfica Sulejmani, que envolve na compra de um Porsche Cayenne, um jipe de luxo com um valor superior de 100 mil euros. O veículo está parqueado numa garagem do Benfica e a Polícia Judiciária está a investigar a possibilidade de a viatura ter sido roubado e depois ser vendida ao jogador com os documentos falsificados.
A burla é descoberta ainda legar pela proprietária da viatura, Júlia Silva, de Almeirim. A funcionária da autarquia teve de consultar os seus registos na página da Autoridade Tributária e tinha no seu nome um Cayenne com a matrícula de 2013.
Com a falsificação dos documentos do Jipe, depois de ter sido vendido ao jogador, terá sido feito a partir nos documentos de Júlia Silva, foram roubados no seu carro.
Nuno Costa, Lamego 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Devolução no IRS está para marchar

               
Os contribuintes que ainda conseguiram entregar a sua declaração do IRS por via Internet, vão começar a receber os reembolsos. No Ministério das Finanças, o primeiro grupo é de cerca de 40 mil famílias que terá as suas devoluções processadas.
No compromisso de devolver, em primeiro lugar, os contribuintes que entregaram a sua declaração de rendimentos através da Internet no Portal das Finanças, relembram que o prazo para o pagamento de todos os reembolsos do IRS é só no dia 31 de Agosto.
Cerca de 1,9 milhões de contribuintes que trabalham por conta de outrem e os pensionistas que já entregaram a declaração por via Internet, foram 138.134 contribuintes.
As Finanças com o dinheiro dos contribuintes investiram num supercomputador é inteiramente dedicado à recessão é no processamento das declarações do IRS, de modo a evitar constrangimentos na entrega da parte dos contribuintes, em momentos do pico.
Nuno Costa, Lamego 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Quanto é que vale a sombra da troika?

                
Com as virtudes da crise económica foi refreada pela demagogia no discurso político. No relatório do PS, concretiza as medidas e quantifica a maior parte. Como dizia um professor de Direito, é pena que as ideias boas não sejam novas, e as novas ideias não sejam boas.
Existe, uma exceção: a ideia da geração que pede emprestado e antecipa mais uma redução da TSU, com contrapartida de reforma mais baixa daqui a 20 anos, de um cecanismo sem interesse, sem constrangimentos constitucionais.
A desilusão vem com uma abolição do quociente familiar no IRS de um recuo que é só justificado por uma teimosia partidária, com uma manutenção do IMT e com um esquecimento da cláusula que salvaguarda no IMI.
Temos mais devaneios, como no caso da consignação de uma proporção do IRS pago pelos ex-alunos de cada universidade com o seu financiamento e no contrato dere-emprego que procura passar as Novas Oportunidades nas salas de aulas para as oficinas ou para os armazéns das empresas.
Salta de sombra em sombra, quanto é que vale a sombra da troika?
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Capitão Falcão em defesa da Pátria

               
Oliveira Salazar vai ter um novo herói que promete salvar o Estado Novo de uma derrocada inevitável. Contra a ameaça e as forças subversivas protagonizadas pelos Capitães de Abril, o ditador português conta com o Capitão Falcão para impor a lei e a ordem da Nação.
A sátira é bem-humorada a uma época histórica que deixou marcas na sociedade portuguesa.
Um valente rapaz da Mocidade Portuguesa que usa as artes marciais para derrubar todos os opositores do regime.
As lutas marciais é de uma forma actual e inovadora, com um sentido cómico.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O risco da Taxa Social Única

               
É muito fácil de fazer os cenários económicos a médio prazo em Portugal.
Ninguém se lembram dos gráficos com pompa e circunstância, ninguém são responsabilizados pelas falhas. Portugal se seguisse o rumo previsto nos planos eleitorais com as melhores intenções, o PIB per capita estaria mais próximo.
Com a proposta do PS tem várias virtudes. A redução é muito acelerada da sobretaxa do IRS é mais relevante.
Na baixa da Taxa Social Única dos trabalhadores há um risco enorme de descapitalizar mais a Segurança Social, a âncora neste País é cada vez mais envelhecido.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 21 de julho de 2015

NorteShopping vai ser ampliado

                 
Com o alargamento do NorteShopping foi aprovado na Câmara Municipal de Matosinhos. O plano, ainda tem que passar na Assembleia Municipal e implica o pagamento, da parte da Sonae, mais de 1,5 milhões de euros, relativos às obras de acessibilidades e terrenos.
Toda a oposição votou contra, o mais certo é que o projecto venha a ser aprovado.
O Presidente Guilherme Pinto disse que estão ainda previstas as novas ligações na A28, com entradas e saídas junto à Escola Superior das Artes e Design e junto ao Estádio do Mar.
O projecto ainda está a ser acompanhado pela Estradas de Portugal, tendo sido aprovado a permuta de terrenos e o Pedido de Informação Prévia.
As quantias a pagar pela Sonae, os valores fixam-se nos 1,5 milhões de euros, com as ligações à autoestrada e cerca de 70 mil euros pelos terrenos.
Nuno Costa, Lamego   

segunda-feira, 20 de julho de 2015

As Parcerias Público-Privadas são ruinosas

                
O escândalo das Parcerias Público-Privadas vai fazer escorrer muita tinta nos jornais e na Justiça. Ainda custará muitos milhões de euros aos contribuintes, pagam vários vezes o custo real de um mau serviço. O código genético nessa engenharia financeira ruinosa para o Estado e lucrativa para alguns detentores de rendas que revela a fraca qualidade dos políticos. Sem comissões e sem luvas, as parcerias seriam um mau negócio.
A corrupção só agravou com o custo de uma má decisão.
Foi  por causa destes políticos, que querem obras para serem pagos muito depois, este País já é um dos mais endividados do Mundo.
Nuno Costa, Lamego 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Justiça está apertar o cerco às Parcerias Público-Privadas de José Sócrates

                 
A investigação do processo Marquês está entrar numa nova fase. Depois dos indícios contra José Sócrates e de Carlos Santos Silva, os investigadores trabalham agora sobre os outros negócios que envolve o Grupo Lena, o empresário possa ter funcionado como o corruptor ativo. Os corruptores passivos seriam os outros suspeitos que não José Sócrates, em particular os decisores políticos que possam ter tido a intervenção nas obras e nas parcerias com o Estado entregues ao Grupo Lena.
Já foram, detetadas as movimentações financeiras que envolve outros responsáveis do Grupo de Leiria que poderá indiciar a constituição dos mesmos arguidos.
Estão a ser verificados os contratos das Parcerias Público-Privadas que envolve o Grupo Lena. Ainda há uma parte considerável dos cerca de 200 milhões de euros ganhos pela a empresa durante os governos de José Sócrates que foram feitos com o recurso às Parcerias Público-Privadas.
Paulo Campos e Mário Lino, quando eram Secretário de Estado e ministro das Obras Públicas, foram alvo de buscas e estão ainda a ser realizadas perícias financeiras.
O alvo da Justiça são os 138 milhões de euros que foram arrecadados pelo Grupo Lena só nas 12 adjudicações das obras do Parque Escolar.
Os investigadores da Operação Marquês estão a passar tudo a pente fino.
Nuno Costa, Lamego 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

1065,6 milhões de euros para os apostadores

                  
Os apostadores em Portugal receberam 1065,6 milhões de euros em prémios nos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi mais 63,9 milhões de euros em 2014 do que em 2013. Os 11 apostadores receberam os prémios superiores a 1 milhão de euros com o número 5 no Euromilhões; o número 4 no Totoloto e o número 2 no Joker. Sem contar com os dois primeiros prémios do Euromilhões, um deles no valor de 190 milhões de euros.
As vendas brutal nos Jogos Sociais aumentaram (5%) em 2014, para os 1880 milhões de euros, teve o melhor resultado de sempre.
Cada português apostou, por semana, uma média de 6 euros.
Teve o maior crescimento: de 590,7 milhões de euros em 2013 para os 710,7 milhões de euros na vendas em 2014.
O Euromilhões ainda continua a liderar a preferência dos 6,5 de apostadores portugueses, com uma média de 917 milhões de euros das vendas brutas. Com bons resultados da exploração dos jogos sociais, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa atribuiu 537 milhões de euros para Boas Causas. O Imposto de Selo rendeu 145 milhões de euros, foi mais 19,5 milhões de euros do que em 2013.
Nuno Costa, Lamego  

quarta-feira, 15 de julho de 2015

A China é que manda e nós obedecemos

               
As coisas são como são e nós não gostaríamos que fossem. Isto serve para falar de um investimento chinês em Portugal, parece que vai incomodar alguns, impõe a um País que se arrasta para fora da crise e continua a ter elites empresariais fraquinhas e muito queixinhas. Os chineses estão de volta a Portugal para ficar. Dizem que vão salvar a Fidelidade, dizem que vão salvar o Novo Banco e dizem que vão ser o motor da recuperação no setor da construção civil.
Cada hospital vai valer 50 milhões de euros, o protocolo foi celebrado em duas partes é não aumentar o número de unidades hospitalares a construir até 40 hospitais. Com estes hospitais, vem ou não vem a formação de pessoal no setor da Saúde e as subcontratações das empresas de construção.
Existem ainda outras áreas, que os grupos chineses estão ativos e atentos. Há dois nomes que vão estar no centro das tentações nos próximos tempos: Wanda Group, vai para a área do imobiliário, na zona de Lisboa e de Oeiras, no setor da hotelaria, no Douro e no Alentejo, o Anbang Insurance Group, que prepara-se para apostar na área financeira. As conversações já começaram e agora só falta saltar de paraquedas que o tempo ditará o êxito da sua conclusão.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 14 de julho de 2015

Juros estão em Queda

                 
A taxa de juro está implícitado no crédito na habitação que voltou a cair. A prestação média de quem tem um empréstimo da casa está nos 241 euros.
Os Juros mplícitados recuaram de (0,011%), para os (1,314%). Se olharmos para os contratos celebrados, a média da prestação está nos 345 euros.
Os valores estão negativos, as 666 mil famílias vão pagar menos no crédito na habitação. É quase metade dos créditos na habitação estão indexado a prazo.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Cigarro eletrónico vai ser difícil na fiscalização

                   
Com o novo normativo, foi aprovado no Conselho de Ministros para o tabaco, que proíbe o uso do cigarro eletrónico com nicotina nos locais públicos fechados, com uma semelhança aos cigarros tradicionais. Os eletrónicos de sabores ficam de fora da interdição. Os peritos estão a congratularem-se com o avanço legislativo, havia um vazio legal na matéria, alertam para o sinal de confusão que suscita e a dificuldade na fiscalização.
Estamos perante de uma medida positiva, terá um papel determinante para a saúde pública, vai ter uma enorme capacidade de confundir as pessoas. Como vão saber de que o dispositivo estão a fumar? É difícil a fiscalização que pode conduzir a prevaricadores, sabendo da situação, descuram o dever da cidadania. Foram precisos muitas décadas para admitir que o fumo do cigarro era prejudicial.
A interdição da venda de cigarros eletrónicos na Internet; com a erradicação do fumo nos locais fechados e o fim dos cigarros com aromas distintivos até 2020, o prazo de ambas a moratórias. Os maços vão passar a estar cobertos com imagens muito chocantes que pode sensibilizar as pessoas e as advertências sobre os danos causados pelo tabaco.
Nuno Costa, Lamego  

quinta-feira, 9 de julho de 2015

A má comunicação facilita erro médico

                 
As falhas de comunicação entre os médicos e os doentes que estarão na origem a (60%) e a (70%) dos erros na medicina. Há dificuldades na comunicação entre os profissionais de saúde e os doentes. A impressão da capacidade de comunicação dos médicos tem vindo a diminuir e há muitos que não sabem falar com os doentes.
Muitas das queixas que foram apresentadas pelos doentes contra os médicos a visam obter uma explicação ou um pedido de desculpa.
Os médicos estão a falhar muito na comunicação. Ou acham que estão a expor-se demasiado ou pensam que o doente não vai compreender.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Congelar a taxa no frigorifico do IRC nos (21%) afeta um terço das empresas

                  
Com a taxa social única, a aplicação universal, o IRC incide sobre as empresas que apresentam lucros no exercício. A redução da Taxa Social Única e uma travagem na descida da taxa no imposto, ambas foram recebidas com as reservas pelo patronato.
Cerca de dois terços das 400 mil empresas entregam a declaração do IRC não paga o imposto sobre os lucros. A taxa do IRC vai manter-se a congelar no frigorifico nos (21%) vai, pesar cerca de 120 mil empresas que pagam o imposto.
Trava o caminho desagravamento fiscal que tinha sido sinalizado com a reforma do IRC, cria menos um foco de instabilidade fiscal. No segundo aspeto pode ter os efeitos mais negativos do que primeiro. A carga fiscal é muito pesada, a estabilidade fiscal é ainda mais fraca, o investidor dá menos valor ao aspeto.
A descida da Taxa Social Única deveria abranger as empresas exportadoras ou as que produzem para o mercado nacional, evitam as importações.
As empresas dizem que a instabilidade fiscal pesa mais nas suas decisões no investimento de (46%) do que o regime da Segurança Social de (10%).
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 7 de julho de 2015

Segurança Social vende 10 milhões de imóveis

                    
A Segurança Social abriu o primeiro concurso para a venda de imóveis e esperam arrecadar uma receita superior a 10 milhões de euros, um valor que está bem acima dos 6,2 milhões de euros de 2014 e dos 4,3 milhões de euros de 2013. As moradias estão com preços base de 1 milhão de euros e as palacetes que custam 700 mil euros. É provável encontrar as mais diversas tipologias, incluindo as quintas e as instalações industriais.
Os valores são cerca de 5.800 euros a uma arrecadação na Praça João do Rio, em Lisboa e os 118.500 euros a um atelier na Rua José Dias Coelho, em Mem Martins. O valor das casas de habitação são cerca de 22.000 mil euros e os 305.000 mil euros, o valor dos prédios que são cerca de 71.400 euros e os 1.582.300 euros. No caso das moradias e das palacetes, os valores das ofertas, vão ser entregues por carta fechada, são cerca de 81.200 euros e os 1.231.100 euros.
A maioria dos imóveis estão a concurso que está situada nas zonas nobres da Cidade de Lisboa, a Alameda D. Afonso Henriques, Areeiro e Benfica e na zona Norte do País: a Cidade do Porto, Figueira da Foz, Guimarães.
A moradia que está situada na Avenida Marechal Gomes da Costa, no Porto. Tem como o preço base 1.231.100 milhões de euros.
Tem uma cave com 16 divisões, um rés do chão com 12 divisões e um primeiro andar com 12 divisões, além de águas - furtadas com 10 divisões e uma garagem.
A situação é diferente quando o património imobiliário do Estado que resulta de dações em pagamento, do pagamento das dívidas à Segurança Social com imóveis. A Quinta da Manuela, em Mesão Frio, está à venda por um preço base de cerca de 827 mil eurosfoi da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Foram adjudicados 10 imóveis, por cerca de 6,291 milhões de euros, um valor superior aos 4,319 milhões de euros.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Europa recua no corte nas missões de salvamento

                  
Os líderes europeus concordaram em reforçar as verbas nas operações de busca e de salvamento no Mediterrâneo, triplicar o orçamento na missão Tristão.
O chefe do Governo, Passos Coelho, falava no fim do Conselho Europeu extraordinário convocada logo após o naufrágio de um barco com imigrantes que terá feito 800 mortos. Passos Coelho lembrou que Portugal tem estado envolvido nas operações  no Mediterrâneo, com meios militares e forçar da ordem, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
A União Europeia recua nos cortes às missões de busca e salvamento no Mediterrâneo. Os 120 milhões de euros na missão Tristão que repõem no orçamento retirado à operação Maré Nostrum. Nas medidas acertadas, destaca-se o combate aos traficantes de seres humanos, com a destruição das embarcações.
O documento preparatório da cimeira que previa permitir a entrada de cinco mil refugiados, chegam mais de 150 mil por ano.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 3 de julho de 2015

(20%) das crianças ficam mais de três anos nas instituições

                 
Um em cada cinco crianças ficam à guarda do Estado mais de três anos. Há mais crianças e jovens na mesma situação, transitaram mais processos e cessaram menos.
Há um pequeno ligeiro aumento de jovens nos acolhimentos. Os 8.470 acolhidos, cerca de (75%) dos 6.327 são situações que passaram pelas instituições, também há o lado negativo, transitaram mais 135 casos. Deixaram de estar nos acolhimentos 2.433 crianças e jovens.
Os 2.433 crianças e jovens que cessaram no seu acolhimento, cerca de (31,2%) permaneceram menos de um ano na situação, (47,5%) estiveram institucionalizados entre um a três anos e (21%) ficaram mais de três anos à guarda do Estado.
Para um acolhimento de uma criança ou de um jovem é a falta de supervisão e o acompanhamento familiar.
No total de jovens no acolhimento, cerca de (41%) nunca tiveram uma medida de proteção antes do primeiro acolhimento, avançaram mais drásticas. A maioria, tiveram uma medida no meio natural de vida antes do acolhimento, com um total de 3.925, é desconhecido o sucedido de outros 1.162.
O facto de haver centenas de jovens que tiveram mais do que uma resposta no acolhimento: cerca de 590 tiveram três ou mais respostas, sem conseguirem sair do sistema.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Deputado Mário Simões é multado por excesso de velocidade

                 
O deputado Social-democrata, Mário Simões, é eleito pelo Círculo de Beja, foi apanhado a conduzir na sua carrinha BMW com quase a 130 quilómetros/hora num troço que está limitado a 90 quilómetros/hora, no Itinerário Principal 2 na IP2.
A infração foi registado pelo radar do Destacamento de Transito de Beja, ao quilómetro 354 naquela via. Mário Simões deslocou-se de Beja para o Algarve.
O deputado acabou por ser multado no valor de 120 euros, pagou no local, pode ainda incorrer a uma pena acessória de um mês de inibição de conduzir. Quando mal foi informado da transgressão, Mário Simões tirou as fotografias com o telemóvel no radar e na viatura da GNRfoi avisado que não podia fazer.
Mário Simões foi ainda avisado por alguns gestos aos condutores que passavam, para que abrandassem a velocidadea situação em que os militares da GNR advertiram ser ilegais e de constrangimento a circulação rodoviária.
Mário Simões disse ter sido mandado parar por circular em excesso de velocidade, acusação que refuta.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Jovens portugueses são os que saem mais tarde da casa dos pais

                 
Os jovens portugueses são os que saem mais tarde da casa dos pais. Deixam de viver com os progenitores aos 29 anos, os suecos abandonam o lar paterno com os 20 anos e os 19 anos.
Nos países nórdicos os jovens saem cedo da casa dos pais: a Suécia, lidera a lista, na Dinamarca acontece aos 21 anos, na Finlândia aos 22 anos. Saem mais tarde do que os portugueses a sair do lar familiar surgem os croatas aos 32 anos, os eslovenos aos 30 anos, os maltes aos 30 anos, os italianos e os gregos.
A proporção de crianças com menos de 15 anos, o futuro de Portugal é pouco risonho. Em 2050, Portugal deverá ser o Estado-membro com menor proporção de crianças, poderá representar cerca de (11,5%) da população.
Em 2014, as crianças eram (14,6%) da população portuguesa, um valor abaixo da média europeia dos (15,6%), até 2050 deverá ter a segunda maior descida na percentagem de crianças na população total com menos 3,1 pontos percentuais, passará a ocupar o valor mais baixo entre os 28 Estado-membros.
Portugal está na segunda metade na tabela, está ao lado da Eslovénia e a Lituânia, à frente de Malta, Hungria, Áustria, Itália, Bulgária e a Alemanha que teve em 2014 uma proporção mais baixa, com (13,1%) de crianças. A proporção de crianças na população total da UE deverá diminuir nas próximos anos, de forma muito ligeira do que em Portugal.
O País com maior proporção de jovens na sua população em 2014 foi a Irlanda com (22%), em seguida da França com (18,6%) e o Reino Unido com (17,6%). Portugal estava no oitavo lugar da lista a contar do fim, com (14,6%). Cerca de 131 idosos por cada 100 jovens deverá aumentar para os 464 idosos por cada 100 jovens. A natalidade não vai aumentar e os saldos migratórios vão continuar negativos, Portugal poderá chegar a 2060 reduzir 6,3 milhões de habitantes, com um cenário mais pessimista.
Nuno Costa, Lamego