segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Para promover o Sono é ter Investir na Saúde

                
O sono é nome de repouso do nosso organismo que realiza funções com consequências para a saúde.
O sono não tem a função de relaxamento do corpo e no descanso muscular.
Se dormir bem é importante para a manutenção da saúde e do bem-estar.
O nosso organismo produz algumas hormonas vitais no funcionamento. Durante o sono profundo a hormona de crescimento é libertada em quantidade maior.
A libertação da hormona promove um crescimento nas crianças e fomenta a reparação de celulas nas crianças e nos adultos.
A insulina é uma hormona que segregada pelo pâncreas e tem como função baixar o nível de açúcar no sangue. A falta de sono inibe a produção da hormona, pode haver um aumento da taxa de açúcar no sangue.
Se tiver uma noite mal dormida, será um problema que conseguirá recuperar alguma facilidade. Se tornar um problema, com a falta de horas de sono que terá consequências na saúde o curto e longo prazo.
O curto prazo, a ausência de horas de sono, provoca o cansaço, a irritabilidade, a perda de memória, a diminuição na criatividade, a dificuldade de planear e executar as atividades, a lentidão no raciocínio e a dificuldade na concentração.
O longo prazo, tem implicações mais graves como: a falta de vigor físico, o envelhecimento precoce, a diminuição dos tónus muscular, pode desenvolver a obesidade, os diabetes, as doenças cardiovasculares e as gastrointestinais e no comprometimento da memória.
Se tiver com a insónia, não fique na cama a forçar o sono. Levante-se e procure para fazer alguma atividade que relaxe no ambiente com pouca luminosidade para ter o sono novamente.
Se dormir bem é essencial para manter-se saudável, para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade.
No nosso desempenho físico e mental está naturamenteligado a uma boa noite de sono.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário