quinta-feira, 26 de maio de 2016

Enfarte do Miocárdio: As Angioplastias estão a triplicarem uma década

                 
As Angioplastias primárias que são realizadas em Portugal estão a triplicarem uma década, que antigiu a média europeia para este tipo de tratamento, que é mais adequado para os doentes com o enfarte do miocárdio.
Portugal passou dos 106 angioplastias por milhão de habitantes em 2002 para cerca de 299 em 2011 e cerca de 353 em 2014.
A angioplastia primário tem com objetivo reabrir as artérias obstruidas e restaurar a circulação sanguinea do coração. É bastante fundamental que seja realizado o mais cedo possível, até os 90 minutos após do início dos sintomas do enfarte.
As vítimas do enfarte agudo do miocárdio que desvalorizam os sinais e dos sintomas da doença: cerca de (59%) dos doentes com o enfarte não ligam para o 112 e cerca de (44%) dos doentes que derijam pelos próprios meios para os hospitais que não têm as condições para realizarem as angioplastias primárias.
Com a dor no peito é o sintoma mais comum do enfarte agudo do miocárdio e que pode ocorrer para as outras partes do corpo no braço esquerdo, no pescoço ou no quexo. É a acompanhado com a falta de ar, de neuseas, de vomitos, de batimentos cardiacos, irregulares, de suores, de ansiedade e de sensação da morte iminente.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário