segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Atropelamento em Vila Verde: Foi atropelada por um camião que ficou ferida na cabeça

             
Uma mulher, de 80 anos, que ficou com ferimentos graves na cabeça quando foi atropelada por um camião de uma passadeira no Centro de Vila Verde.
A mulher que estava atravessar a passadeira na Praça da República, com o piso de paralelepípedos e que estava molhado, o condutor do camião TIR, com o atrelado, que não conseguiu evitar o choque.
A mulher que levou uma pancada na cabeça e caiu no chão, que sofreu um traumatismo cranioencefálico.
Foi encaminhada para a sala de reanimação, que ficou internada na unidade hospitalar em estado muito grave.
O veículo pesado que esteve envolvido no acidente que pertence a uma empresa da construção civil de Aboim Nóbrega, a freguesia vila-verdense onde é natural a mulher.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 25 de setembro de 2016

Acidente: Um jovem partiu uma perna quando fazia a aterragem com o parapente

               
Um jovem, de 22 anos, ficou ferido, em Gomide, Vila Verde, quando estava a praticar parapente. Tudo aconteceu por causa da geografia no terreno, que tinha grandes encostas, a fraguesia é muito frequentado pelos grupos desportistas, que são de vários locais no Norte de Portugal, para praticar parapente.
O desportista, que fazia parte de um grupo de amigos de Amares, era habitualmente, praticante de parapente, que teve uma queda numa zona muito díficil de acesso.
A população deram o alerta de uma queda rápida de um desportista. Os residentes da fraguesia mostraram os melhores caminhos, de terra batida, de irem ao local para encontrarem o jovem ferido de 22 anos.
Em Gomide, a população que já estão habituados a verem os homens a voarem. Nos fins de semana é muito comum encontrar os praticantes a praticar o desporto a sobrevoar os montes.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 24 de setembro de 2016

Saúde: As Alergias que pode atingir mais de cerca de (20%) da população em 2050

               
No mundo toda as doenças alérgicas que estão a crecer. A Asma, a Rinite e a Sinusite que vão aumentar em 2050 metade das pessoas que têm alma alergia.
Seis em cada 10 alérgicos que manifestam a doença nos olhos. Com a diminuição da lágrima que é agravada pelo frio e pelo ar seco.
A conjuntivite alérgica que tem como os sintomas da comichão intensa, o vermelhidão, o inchaço das pálpebras e da fotobia.
Quando sentem a comichão que leva a mão aos olhos, que desorganiza as fibras de colagénio, que torna a superfície da córnea, da membrana externa e transparente do olho que é responsável pelo foco, irregular. Que dificulta a visão ao perto e ao longe que pode formar mais de um foco sobre a retina.
Um em cada quatro tem os olhos secos, da estação. Para evitarem que os olhos fiquem secos demais a recomendação: ter uma dieta rica em vitaminas A e E, de frutas, de verduras e de legumes; ter que evitar a carne bovina, de hidratos de carbono e de gorduras; ter que ingerir Ómega 3, de sementes de linhaça, de sardinha, de solmão, de bacalhau e de nozes; ter que proteger os olhos do vento, do pó, do fumo e dos produtos em spray; ter que evitar o uso dos travesseiros de penas e dos produtos em pó; ter que manter os ambientes livres do pó; ter que beber água com frequência para hidratar o corpo.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Estudo: O telemóvel que faz parte do prato de cerca de (70%) dos portugueses

           
Os portugueses que sabem bem que o telemóvel que prejudica o convívio nas refeições de cerca de (84%), levam—no na mesma para a mesa de cerca de (70%), sobe para cerca de (85%) dos jovens.
Com o uso intensivo e da pouca atenção reservada da comunicação familiar.
Pode a vêr duas consequências: a partilha dos valores sociais e os momentos do conflito. O problema é de não saber utilizar as tecnologias. São atitudes como colocar o telemóvel do ecrã para baixo.
Cerca de (70%) do uso do telemóvel à mesa peca o defeito. O telemóvel é uma extensão da mão dos mais jovens? 0 telemóvel é uma fuga das conversas sérias, que pode implicar o confronto.
A televisão que continua a ser o eletrodoméstico que é preferido na mesa, cerca de (93%) que admitem te—la ligada para as refeições. Cerca de (37%) que não usam nem sequer na mesa. O sofá junta cerca de (32,2%) dos fãs e a cama cerca de (27%). Cerca de (70%) dos portugueses que demoram menos de 30 minutos a comer.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Tragédia: O seguro que recusou em pagar às familias das vítimas

             
A Mercedes Sprinter que esteve envolvida na tragédia que causou a morte de 12 emigrantes portugueses na Suíça, que vinham passar a Páscoa a Portugal, só estava registava para seis ocupantes. Com a finalidade no uso da carrinha que tinha sido adulterada, no incumprimento do contrato do seguro, a companhia que recusou em pagar pelos danos da tragédia. As familias das vítimas que deviam ser indemnizadas pelo Fundo de Garantia Automóvel.
O seguro do veículo que estava no nome de Arménio Pinto Martins. A Marcedes é de 2008, que estava matriculada em França e que já tinha sido registado um sinistro.
Ainda pode existir a responsabilidade das infrações do Código da Estrada ou da responsabilidade do crime de homicídio de negligência. A responsabilidade que pode ser imputada dos próprios passageiros, o veículo que tinha sido adaptada para 12 lugares e de manterem a intenção de viajar, com as deficiências de segurança.
Nuno Costa, Lamego 

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Passos Coelho e Paulo Portas tinham uma fórmula mágica para encolher Portugal!

                
Na era de Governar Portugal, Passos Coelho e Paulo Portas tinham uma fórmula mágica que dava para encolher mas a experiência no labóratorio era muita! Deitavam essa fórmula mágica de uma gota e começou a encolher, encolher, encolher: Encolher os trabalhadores da funsão pública, encolher os trabalhadores das fábricas, encolher o número de trabalhadores, encolher os médicos e os enfermeiros dos hospitais e nos centros de saúde, encolher as camas dos hospitais, encolher os jovens a emigrar, encolher os ordenados dos trabalhadores, encolher as reformas dos reformados e dos pensionistas, encolher os professores das escolas, encolher os juizes dos tribunais, encolher os apoios dos pescadores, encolher o número das pescas, encolher as contas do Estado, encolher a almofada financeira, encolher as contas dos portugueses, encolher o salário mínimo, encolher as promessas e as mentiras.
A fórmula mágica de Passos Coelho e Paulo Portas era encolher a vida dos portugueses e de Portugal!
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Vida Saudável: Comer um bolo de chocolate ao pequeno-almoço que pode ajudar a perder peso

             
Parece ser bom para ser de verdade. Quem está a comer uma sobremesa, com um pequeno-almoço, com os avos, de bacon, de salsichas, que promove na perda de peso.
Na altura ideal para consumir os doces, com o metabolismo que está mais acelerado e que pode queimar as calorias ao longo do dia.
Com um estudo, de cerca de 193 obesos não-diabéticos que durante os 8 meses e que foram divididos em dois grupos. Os que consumiam as mesmas calorias, os homens com 1.600 e as mulheres com 1.400, um grupo que tinha uma dieta com poucos hidratos de carbono e com um pequeno-almoço que tinha cerca de 300 calorias. No segundo grupo, da primeira refeição que tinha cerca de 600 calorias e incluindo o bolo de chocolate.
Nos dois grupos que perderam cerca de 15 quilos por pessoas. Para quem tinham uma dieta ainda mais leve que voltaram a ganhar cerca de 10 quilos, quando deliciavam do bolo de chocolate que perderam cerca de 7 quilos. No segundo grupo que perderam cerca de 18 quilos do que os outros.
As pessoas que foram submetidas à dieta com poucos hidratos de carbono que não sentiam-se tão cheias. Ainda tinham mais desejos nos doces e dos hidratos, que tinham ainda a maior probabilidade de não cumprirem a dieta.
No grupo que consumiam mais as calorias durante o pequeno-almoço que tinham menos desejos dos alimentos ao longo do dia, as pessoas que conseguiam de não ganhar peso.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Comércio: Os portugueses que voltaram a ancher o carrinho

            
Com as vendas dos bens de grande consumo de retalho em Portugal, que aumentou, em 2015, cerca de 8,2 mil milhões de euros, houve mais de cerca de (1,4%), com uma queda de cerca de (1%), das vendas dos hipers e dos supermercados e das lojas tradicionais, do consumo no lar e na restauração ou da hotelaria.
Os lares dos portugueses que gastaram, cerca de 1,580 euros, houve mais de cerca de 16 euros do que em 2014. Com a alimentação que foi o segmento que gastou mais dinheiro de cerca de 1,041 euros, que foi mais de cerca de 4 euros em 2014. Por cada ida às compras, os portugueses que gastaram, cerca de euros 15,7 cêntimos. Com mais idas às compras.
O aumento do consumo, que muito contou do incremento da venda das marcas do fabricante que foi mais de cerca de (3,8%), das marcas do distribuidor, como as marcas brancas, com uma quebra mais notoria para menos de cerca de (2,8%).
Com as marcas da distribuição que perderam o peso das vendas: que valiam cerca de (35,4%), para cerca de (52%), do volume, em 2014, que foram cerca de (33,9%), para cerca de (49,9%), do volume.
Cerca de (99%) da esmagadora maioria das familias portuguesa que fez, com a compra de promoção em 2015. Houve mais de cerca de (64%) dos cestos das compras, com um produto de promoção.
Com um aumento de cerca de (31,9%) dos produtos com o desconto no folheto, em 2015. O desconto que foi concedido para um conjunto dos produtos de promoção que atingiu cerca de (34%).
Nuno Costa, Lamego

domingo, 18 de setembro de 2016

Saúde & Medicina: A solidão que pode fazer tão mal como fumar 15 cigarros

                
Os idosos, a partir dos 75 anos, muitos que ficam sozinhos e, abandonados.
O problema da solidão e do abandono na classe mais idosa da população que parece ser mais preocupante. Os hospitais que acabam por se transformar num dormitório para os idosos sem ter nenhuma estrutura de apoio em casa.
A solidão não é trivial, é um problema de saúde muito sério. Com este problema que pode ser muito prejudicial para a saúde do corpo como se fumar cerca de 15 cigarros por dia, que pode ser mais perigoso do que a obesidade.
Que pode provocar uma perda de autoestima muito séria do que os idosos que perdem a confiança de sair da porta das suas casas.
Podem começar a perder a capacidade de falar frequentamente, da falta de prática devido ao isolamento. Como começar a sofrer de ansiedade, da depressão, de desespero, por causa da solidão.
Alguns dos idosos que recorrem aos centros de saúde e os hospitais, que podem passar pelos tratamentos com os medicamentos caros como os antidepressivos, que não são, a cura para a solidão.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 17 de setembro de 2016

Cerca de 1,2 milhões de portugueses vão ter o salário mínimo

               
Um terço dos trabalhadores por conta de outrem, cerca de 1,2 milhões de portugueses, vão ganhar o salário mínimo nacional, se a proposta for aprovada de um aumento de 505 euros para os 530 euros.
Os patrões pedem prudência na subida e nas contrapartidas que equilibrem o novo esforço financeiro de que as empresas que são obrigadas.
Se a subida do salário mínimo nacional aumentar para os 530 euros vai ter, um impacto de cerca de (0,65%) da massa salarial das empresas e de cerca de (2,87%) se for o caso de um aumento para os 600 euros. Uma pequena ou média empresa que têm 10 trabalhadores e se ganharem o salário mínimo nacional que vão ter um agravamento médio mensal de cerca de 309 euros na massa sarial, com uma subida do salário mínimo nacional para os 530 euros, de cerca de 1.175,7 euros se tiver um aumento para os 600 euros.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ADSE: Os precários que também vão ter acesso

              
A ADSE que vai ser transformada numa pessoa coletiva de direito privado e vai passar a aceitar como os associados todos os trabalhadores das administrações públicas, os que têm os contratos a prazo. No relatório preliminar da Comissão de Reforma da ADSE, se for acolhida, o subsistema de saúde que pode ganhar cerca de 100 mil novos beneficiários e vai ver as contribuições anuais a engordar de cerca de 80 milhões de euros para cerca de 90 milhões de euros.
No Orçamento do Estado de 2016 que admite que a ADSE que pode ser alargada para mais trabalhadores e também aos seus cônjuges. Os trabadores que estão fora do sistema, os que estão vinculados no contrato individual de trabalho e os que têm o vínculo público, que viram a sua adessão a ser recusada ou que tiveram de deixar de passar o prazo para fazerem. Todos os trabalhadores da Administração Pública com o contrato a tempo indeterminado ou com a duração superior a 6 meses. Os funcionários e os aposentados que estão isentos do pagamento das contribuições para a ADSE, de terem os rendimentos reduzidos, que também são referidos no relatório, o seu custo que seja assegurado pelo Estado.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Escolas: Os recreios e a ginástica estão a liderar nos acidentes

               
Dos anos letivos de 2014/2015, as escolas que reportaram para a Direção-Geral da Educação mais de mil acidentes. No ano letivo anterior, que foram cerca de 104.128 do contexto escolar. Foram cerca de (80%) dos acidentes que foi nos recreios e das aulas de Educação Fisica, há lesões que são feitas nas escalas, nos corredores, nas salas de aulas ou nas visitas de estudo.
Os ferimentos graves que são raros de acontecer, com a morte de uma aluna em Sintra, de uma absoluta exceção, que os seguros escolares que são acionados semanalmente. Com a falta dos assistentes operacionais e a degradação dos espaços que são as falhas de um País que não tem uma escola mais segura.
As quedas, os empurrões e as brincadeiras mais agressivas que são estas as causas mais graves dos acidentes que resultam dos joelhos esfolados, as cabeças partidas, os braços ou os dedos torcidos.
São as brincadeiras que acabam mal ou os atritos que começam na sala de aula e que terminam no recreio, há situações que são mais complicadas.
Os acidentes domésticos e do lazer, com as idas às urgências que aumentaram entre os cinco anos. A maioria é de cerca de (60%) entre os 10 anos e os 14 anos, entre o 2.º Ciclo e o 3.º Ciclo. Do Secundário, entre os 15 anos e os 19 anos, houve menos de cerca de (40%) dos acidentes.
Com um joelho esfolado e de uma fratura que termina na ida às urgências.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Saúde & Bem-Estar: Esqueça o café, o sexo é a melhor forma de acordar

              
Q
ue tal pôr o seu despertador para mais cedo para aproveitar uns minutos quentes com o seu parceiro?
Basta uns minutos de sexo mantinal para manter uma aparência jovem, um corpo saudável e o bom humor para o resto do dia.
Quando os adultos que começam o dia a fazer sexo que tem mais probabilidade de serem felizes e ficarem saudáveis dos que começam o dia com um café e o pequeno-almoço.
Também deixam o cérebro mais em alerta, fazem sexo logo de manhã que vai contribuir para um sistema saudável e mais resistente, que ajuda o seu corpo a combater as infeções, de ter uma pele e o cabelo bonito e mais saudável e uma diminuição do risco de ataque cardiaco e de AVC.
Nuno Costa, Lamego

Cerca de (22%) dos idosos usam o computador

               
Os idosos de agora são bastantes diferentes dos idosos há 20 anos. São fruto na adaptação das novas tecnologias, agora estão a conseguir comunicar através da casa com uma facilidade. Cerca de (22%) dos portugueses estão entre os 65 anos e os 73 anos que utilizam o computador, com um valor muito superior.
É um dos novos traços na vida do idoso, no uso de um computador.
O tempo no gasto em toda as atividades de lazer, o computador é cerca de (6%) está longe do tempo no gasto com a televisão é cerca de (89%). Vem a leitura dos jornais e as revistas é cerca de (31%), na ida ao café ou a taberna é cerca de (29%), que ganham a maior relevancia no sexo masculino, das atividades religiosas que tem a maior expressão nas mulheres.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Queixas: Os emigrantes estão indignados com o uso dos dados pessoais

             
Muitos dos emigrantes que mostraram a sua indignação de terem recebido nas suas caixas de correios as cartas da propaganda eleitoral da Coligação PSD/CDS-PP, no apelo ao voto. Foram denunciados os casos nas redes sociais por vários portugueses que são residentes no estrangeiro, que são surpreendidos as massivas de conterem, da sua nova morada, dos próprios nomes.
Com a emigração jovem e recente, que é desconhecida que os procedimentos são legais. Ninguém acede em nenhuma informação que não seja da morada e do nome.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 11 de setembro de 2016

As lágrimas da Luz

             
                               Estava uma criança a chorar na bancada,
                                   Ao ver o seu Benfica que perdia,
                           No seu lado, estava a família desesperada,
                               Qeu abraçava-o e também entristecia;
                            O inferno, com uma lágrima encantadora,
                                    Chorava nas bancadas e escorria,
                                   Chegou aos olhos de quem corria,
                                        Espalhou-se uma Fé danada,
                                Fez uma criança a chorar de alegria!...

                               Entre as lágrimas e alguns desconsolos,
                             Que explodiu uma gloriasa Luz em festa,
                                   Depois do primeiro, o segundo golo,
                                    O adversário nada mais lhe resta!...

                                É o Inferno da Luz, um glorioso manto,
                                 Encarnado em todas as nossas glórias,
                                  É um manto das gloriosas memórias,
                                As palavras invencíveis no nosso canto,
                               Os ecos cantados pelas nossas vitórias!...

                                    As crianças vão continuar a chorar,
                            Vão libertando as suas lágrimas de felicidade,
                                 Ao verem os Gloriosos Benfica a ganhar,
                                     São Benfiquistas para a eternidade!...
Nuno Costa, Lamego

sábado, 10 de setembro de 2016

Cheques Dentista: Os jovens têm menos dentes com caries

            
Com a saúde oral das crianças e dos jovens entre os 24 anos que está a melhorar.
O cheque dentista que abrange as crianças e os jovens entre os 16 anos, os idosos com o complemento solidário, as grávidas e os portadores de VIH.
Com a gravidade da carie dentaria na dentição permanente entre os 15 anos e os 18 anos tem vindo a diminuir. O número de dentes cariados e extraidos por dentes que baixou para cerca de (4,6%) para cerca de (2,4%). Os jovens com menos um dente tratado com selante que aumentou para cerca de (19,7%) para cerca de (29,2%).
Há cada vez mais jovens entre os 15 anos e os 18 anos com as gengivas saudáveis que passou para cerca de (21%) para cerca de (41,7%). A melhoria da higiene oral: cerca de (94%) dos jovens entre os 18 anos de escovar os dentes todos os dias.
Com as melhorias na saúde oral das crianças e dos jovens no programa público da saúde oral que o cheque dentista e que permite os mais jovens que sejam acompanhados regularmente pelos médicos dentistas: o programa que permite a ensinar a prevenir as doenças orais e a tratar a doença que está no seu início.
Com as consultas da medicina dentária que são inexistêntes no Serviço Nacional de Saúde e que é imperativo de criar as condições que todos os portugueses que tenham o acesso aos cuidados de saúde oral. Que seja com a integração dos médicos dentistas nos hospitais públicos e os centros de saúde, que seja através das convenções com o Estado e os consultórios e das clinicas privadas.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O valor Glorioso

                
                                       Se vale tudo para ser campeão,
                                  Viva a falta de vergonha e a pequenez,
                                    Que haja um troféu para a corrupção,
                                      Viva o corrupto futebol Português!...

                                        Se neste imundo jogo do vale tudo,
                                          A verdade não tem nenhum valor,
                                         Vendem-se as mentiras de veludo,
                                     Como as verdades de repulsivo fedor!...

                                          São as nossas vitórias sempre leais,
                                         A vaidade gravada na nossa história,
                                     Está escrita por muitos gloriosos iguais!...

                                               É, tanto na derrota e na vitória,
                                             Que o nosso amor nunca é demais,
                                           Todos juntos, somos a eterna glória!...
Nuno Costa, Lamego

Tragédia: Três jovens morreram a colhidos por um comboio

               
Um comboio que circulava na estação entre a Campanha e a Régua, na Linha do Douro, que a colheu os três jovens. Um dos corpos foi projetado para o silvado da berma e os outros dois corpos foram arrastados cerca de 200 metros.
Foram três jovens grafiteiros, dois portugueses, com cerca de 18 anos e os 20 anos, que morreram, a colhidos por um comboio no apeadeiro de Águas Santas - Palhimeira, na Maia, quando estavam a pintar uma composição imobilizado para receber os passageiros.
Os jovens que foram a colhidos pelo comboio em movimento que tinham saltado para a linha com o comboio com destino para o Porto parou no apeadeiro suburbano entre as Águas Santas, na Maia, em Ermesinde, em Valongo, em Ermesinde, em Valongo para receber os passageiros, no fim de grafitarem uma carruagem.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Ataques de Pânico: A doença dos fracos ou a luta dos gigantes

              
Os Ataques de Pânico que são os mais comuns do que muitas vezes julgamos e nem sempre damos muita atenção. Quem nunca sofreu de um Ataque de Pânico, que pode ser muito difícil de compreender. A maioria das pessoas não fazem ideia da sensação e que é ter um Ataque de Pânico.
Para quem tem, é muito difícil de perceber o que está a passar consigo e aceitar o seu problema.
Se sentir que está à beira da morte ou está preso a um Pânico que parece ser uma coisa de loucos. A pessoa com Ataque de Pânico sente que está a ser engolido ao que rodeia; cada coisa, cada estímulo no seu redor que toma conta do seu corpo e da sua mente, que domina a sua realidade, dos seus sentimentos, dos seus sintomas. Os sons que entram nos seus ouvidos e que ficam presos no cérebro. Batem nas paredes com a cabeça, com o corpo, como se fosse oco, que sinta tão pesado. As conversas escutadas que invadem a mente e repetem-se, dos outros pensamentos. Os espaços que parecem sufocar e apertar, que paralisa a pessoa. Qualquer espaço que parece ser o espaço errado para estar e a vontade de fugir. Não sabe para onde fugir, o que faz sentir-se ainda pior.
Se sentir que vai vomitar, ou a rebentar, com o peito a latejar e o estômago apertado; com a visão em túnel que impede que consiga focar ou de ver; a cabeça leve que parece que vai flutuar ou soltar-se do corpo. Os pulmões que encolhe-se para metade do tamanho e tem muita dificuldade de obsorver o oxigénio suficiente para manter-se consciente.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Saúde & Bem Estar: Sem saudável nem precissa de esforço...

                
Em 2013, abriu um novo espaço que está ajudar a melhorar a sua saúde. Com novo espaço que situa junto na Avenida da Europa, na Rua Adelino Azevedo e Pinto, que concentra-se a LafoNatura, com um novo conceito da venda dos produtos alimentares sem lactose, sem gluten e sem açúcares. Para quem gosta de se encontrar com os amigos numa cafetaria que serve de comida vegetariana, o chá, o café biologico, o galão sem leite, entre outros produtos.
Naquele espaço que surgiu cada vez mais uma vasta procura daquele tipo de alimentos, que são difícieis de encontrar no mercado.
Quem tem problemas de saúde ou querem começar a melhorar na alimentação, com esse espaço é o ideal para as pessoas. Do que estão à espera para mudar a sua vida? Com uma alimentação saudável é a peça chave do bem estar, do seu bem estar que reside a sua felicidade!
Procurem este estabelecimento que vai valer a pena, que situa-se em Viseu.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 4 de setembro de 2016

Motor: O incentivo para os carros elétricos volta a descer em 2017

                
Com o incentivo do Governo para quem compra um carro elétrico vai voltar a ser cortado em 2017, que vai ser reduzido para metade. Este apoio que baixou cerca de 4.500 euros para cerca de 2.250 euros e em 2017 vai ser cerca de 1.125 euros, com abate de um veículo com mais de 10 anos.
Cerca de 192 pessoas que recorreram ao incentivo com o abate e para mais de mil carros vendidos.
Está na melhoria e no reforço da rede dos postos de carregamento dos carros elétricos e a alteração do quadro regulatório que vai permitir entregar a construção dos postos a privados. Neste processo que está no desenvolvimento e vai entrar em vigor em 2017.
Nuno Costa, Lamego

O verdadeiro Super-Reformador

                
O Ex-Presidente da República, Cavaco Silva é um cidadão português que teve mais tempo no poder político em Portugal após o 25 de Abril. Teve como Presidente do PSD a ministro, a Primeiro-Ministro e teve como Presidente da República, que passaram mais de 20 anos, que teve a oportunidade de introduzir muitas reformas, que pôs em algumas.
Sabe de tudo, avisou de tudo e boube alguma coisa, não lê os jornais, não deixa-se pressionar e nem de impressionar.
Os portugueses ainda perguntam: para ser reformador é precisso ser pensionista ou como professor, para ser pensionista ou como técnico do Banco de Portugal, para ser pensionista ou como deputado, em alguns meses, para ser pensionista ou como Presidente da República?
Como as reformas que introduziu no sistema político e pelos vistos é só Cavaco Silva que beneficiaram. Cavaco Silva ficou para a história como o verdadeiro Super-Reformador e não como um Reformador.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 3 de setembro de 2016

Tragédia: A tragédia em França que morreram 12 emigrantes e um sobreviveu

                
Os 12 emigrantes portugueses que morreram em França, num choque violento com a carrinha onde suguiam, que foi conduzido por um jovem de 19 anos, que foi o único que sobreviveu, entre um camião.
A tragédia que ocorreu na EN 79, perto de Lyon, em Moulins, no depertamento de Allier, em França. A carrinha que saiu da sua faixa de rodagem e que embateu violentamente com um camião e onde seguiam os dois italianos, que sobreviveram.
Os 12 portugueses que tiveram a morte imediata e o motorista sobreviveu. O jovem que ficou em estado de choque e que sofreu ferimentos que obrigaram-no a ser assistido no Hospital de Moulins. O jovem, de 19 anos, por lei, não tem idade para conduzir os veículos de passageiros.
A carrinha que seguia na EN 79, que a estrada é considerada a mais perigosas de França, de um comboio com três veículos de trânsporte de emigrantes.
Os dois veículos que não estavam envolvidos no acidente que continuaram a viagem, que entraram na fronteira de Vilar Formoso.
O trânsporte de emigrantes e de marcadorias entre Portugal e a Suiça nas carrinhas particulares que é muito comum nas localidades do interior Norte. Com as condições que desenrolam nos negócios que está a levantar algumas dúvidas sobre a segurança. O preço é mais reduzido, nas épocas festivas, de trazerem mais bagagens do que um avião e o serviço de porta em porta que contribuem para muitos optarem estes serviços.
Estão entre as 12 vítimas, metade eram as duas famílias, que ficaram desfeitas. Um homem, de 35 anos, a mulher, de 28 anos, a filha do casal, de 7 anos, que viajaram para Saimes, Cinfães, que iam ao encontro da família, um outro homem, de 60 anos, a mulher, de 58 anos, o irmão desta, do homem, de 60 anos, que foram outras das vítimas. Que dirigiam-se para Arnas, Sernancelhe, quando iam fazer uma surpresa à mãe, que completava 90 anos. As outras vítimas que eram de Cinfães, de Castelo de Paiva, de Trancoso, de Oliveira de Azeméis, de Arouca e de Pombal.
Com a última vítima que foi identificada de uma jovem, de 17 anos, de Pombal.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Vírus: A doença do beijo que afeta a maioria da população

              
Cerca de (90%) da população que já tiveram o contacto com os vírus da doença do beijo.
Com a ausência dos sintomas que afeta a maioria dos jovens entre os 15 anos e os 25 anos.
A maioria da população que estiveram com o contacto dos vírus da doença em alguns momentos da vida. Não é comum a manifestação em qualquer sintomas, que podem cofundirem-se com a gripe como, a febre, a fadiga, a aumento dos ganglios infaticos, a dor da garganta, as nauseas e as mialgias. Com a mononucleose que atinge o pico dos jovens entre os 15 anos e os 25 anos, que é muito rara a manifestação da doença entre os 30 anos. Cerca de (90%) dos adultos que tinham a serologica da infeção, sem os sintomas. Com o evolvimento do figado e do baço que podem gerar os sintomas menos frequentes como a dor abdominal e da ictericia e das complicações do sistema norvoso que pode ocorrer, da forma muito rara. Para ter que avitar o contagio, não podem ser partilhados os copos e os talheres, a transmissão dos vírus Epstein-Barre é a através dos contacto com as secreções corporais, da saliva.
Com o tratamento da mononucleose que é feito por meios de antipiréticos do repouso, a doença é espontanea entre as duas semanas e as três semanas. A mononucleose infeciosa é benigna, sem o tratamento, não evolui a uma doença grave.
Nuno Costa, Lamego