sábado, 10 de setembro de 2016

Cheques Dentista: Os jovens têm menos dentes com caries

            
Com a saúde oral das crianças e dos jovens entre os 24 anos que está a melhorar.
O cheque dentista que abrange as crianças e os jovens entre os 16 anos, os idosos com o complemento solidário, as grávidas e os portadores de VIH.
Com a gravidade da carie dentaria na dentição permanente entre os 15 anos e os 18 anos tem vindo a diminuir. O número de dentes cariados e extraidos por dentes que baixou para cerca de (4,6%) para cerca de (2,4%). Os jovens com menos um dente tratado com selante que aumentou para cerca de (19,7%) para cerca de (29,2%).
Há cada vez mais jovens entre os 15 anos e os 18 anos com as gengivas saudáveis que passou para cerca de (21%) para cerca de (41,7%). A melhoria da higiene oral: cerca de (94%) dos jovens entre os 18 anos de escovar os dentes todos os dias.
Com as melhorias na saúde oral das crianças e dos jovens no programa público da saúde oral que o cheque dentista e que permite os mais jovens que sejam acompanhados regularmente pelos médicos dentistas: o programa que permite a ensinar a prevenir as doenças orais e a tratar a doença que está no seu início.
Com as consultas da medicina dentária que são inexistêntes no Serviço Nacional de Saúde e que é imperativo de criar as condições que todos os portugueses que tenham o acesso aos cuidados de saúde oral. Que seja com a integração dos médicos dentistas nos hospitais públicos e os centros de saúde, que seja através das convenções com o Estado e os consultórios e das clinicas privadas.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário