quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cuidados para evitar problemas com tatuagens e pírcingues

                        Tatuagens e pírcingues: falta de lesgislação deixa consumidores entregues ao bom senso dos profissionais
Reação alérgicas, cicatrizes e hemorragias são os principais riscos de tatuagens e pírcingues.
Apesar dos riscos, a actividade não está regulamentada em Portugal. Apenas foram definidos os materiais a usar nos pírcingues: aço cirúrgico, ouro e titânio.
Quem sofre de doenças de pele e alergias a pigmentos da tinta ou metal das agulhas deve abster-se. As tatuagens estão interditas a hemofílicos e epiléplicos.
Já os pírcingues não são recomendados em caso de dermatite, tendência para cicatrizes de relevo, herpes, verrugas e infecções na pele que possam alastrar à zona perfurada.
No caso dos pírcingues, se o profissional não tiver conhecimentos mínimos de anatomia, pode fazer um furo no local errado, atingir os nervos relevantes e causar traumatismos graves. Brincos na boca podem interferir na alimentação. Dificuldades em mastigar, dentes partidos, alteração na produão de saliva, perda do paladar e inchaço na língua são algumas das consequências.
O tempo de cicatrização depende da pessoa e tamanho da tatuagem. Deve manter o penso, no mínimo, 5 horas seguidas. Depois de retirá-lo, deixe a zona a descoberto.
Lave duas vezes por dia com antissético e aplique uma pomada cicatrizante. Não toque nem esfregue ou nem coce. Se formar crosta, não a arranque. Ao fazê-lo, além de interromper a cicatrização, a tatuagem pode infectar ou ficar danificada.
Evite a exposição ao sol ou no solário, não tome banho de mar ou piscina nem faça sauna. Use roupa leve e relativamente larga. Se tatuou as pernas, não use meias apertadas.
Limpe o pírcingue com antissético e mova-o, para que o líquido entre no furo.
Lave as mãos com água e sabão antes da operação. Não toque no brinco fora dos períodos de limpeza.
Evite relações sexuais enquanto cicatriza um pírcingue genital. Limite a maquilhagem em caso de pírcingues no rosto, orelha, sobrancelha ou nariz. Não beba álcool nem coma alimentos picantes, se aplicou na boca. Evite pastilhas elásticas e limpe a área depois de comer, consumir bebidas alcoólicas ou fumar.
Nuno Costa, em 14/06/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário