sexta-feira, 8 de junho de 2012

Esta fenómeno não tem paralelo

              
Nunca um inquilino das linhas laterais, seduzido como todos os outros pelos efeitos da habilidade natural, foi tão longe na conjugação da extravagância dos malabarismos com a eficácia na zona frontal à baliza; nunca um espírito rebelde e exibicionista atingiu expressão goleadora tão eloquente e nunca o futebol conheceu um extremo com qualidades. Nele habita a eternidade da exceção, porque nele coincide tudo quanto o futebol atual exige: é um fenómeno do jogo, um protagonista do espetáculo e um impulsionador do negócio. Em campo, é o avançado perfeito: robusteceu sem danificar o instinto; ganhou músculo sem perder agilidade; construiu físico de super-homem e menteve o sonho quase infantil de ser melhor do que os outros.
CR7 concentra todas as virtudes do driblador: limpa adversários da frente com golpes de cintura e jogo de pernas; tem argumentos chaplinescos no modo como utiliza a bola e adversário para prosseguir o caminho e ainda sabe gerir a velocidade nos segredos de aceleração, travagem e mudança de direção que lhe estão associados. CR7 cruzou-se com os restos da geração de ouro, razão pela qual jamais saberemos o que teria sucedido, com ele em campo.
Ronaldo não é só um grande jogador, é património mundual, um génio, um fenómeno único não só na atualidade como na própria história do futebol.
08/06/2012

1 comentário: