terça-feira, 25 de março de 2014

Quase 1 milhão sofre de diabetes

                 
Os diabetes está a aumentar em Portugal. A doença foi diagnosticados em cerca de 377 novos casos por cada 100 mil habitantes; ouve cerca de 630 novos casos por cada 100 mil habitantes. A nível mundial há mais de 365 milhões de diabéticos.
O aumento dos níveis de açúcar no sangue caracteriza a diabetes, surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente, quando o organismo não consegue utilizar eficazmente a insulina produzida.
A doença manifesta-se por perda de peso, fome ou sede constantes, excesso de urina, alterações de visão e mal-estar. Doença nos olhos, pode levar à cegueira, nos rins, pode conduzir à insuficiência renal crónica, diminuição da sensibilidade, principalmente dos pés ou impotência sexual são algumas das possíveis complicações de diabetes.
A insulina é usada no tratamento dos doentes diabéticos pois as células do pâncreas, que produzem insulina, foram destruídas e a produção desta substância é pouca ou nenhuma.
Na maioria dos casos, uma alimentação cuidada, exercício físico e a ajuda de medicamentos são a chave para que os diabetes possam ser controlados.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário