quarta-feira, 7 de maio de 2014

Acidentes escolares

                
Os traumatismos constituem a principal causa de morte, podem ser imputados a uma larga variedade de situações, muitas delas são passíveis a prevenção. Nas causas específicas, os acidentes escolares adquirem a uma especial relevância, quer pela idade das crianças e jovens, quer pela frequência de um ambiente que deveria ser seguro.
A área escolar é o palco do grande número de acidentes.
A prevenção dos eventos e a abordagem adequada às vítimas são importantes para a redução das suas consequências físicas, psíquicas, sociais económicas.
Cerca de 80.000 crianças e jovens até aos 18 anos, é cerca de (6%) dos casos de acidentes escolares.
São muitas vezes considerados pelos pais como uma fatalidade inerente à infância e à adolescência. Podem ser muitas vezes evitados se forem desenvolvidas e adequadas as rotinas de segurança em todos os locais do ambiente escolar.
Associado à prevenção, é imprescindível que todos os agentes escolares, incluindo os alunos, tenham conhecimento os valores cívicos, solidariedade e humanidade, associados e conhecimentos teóricos e práticos de suporte básico da vida e dos primeiros socorros.
É fundamental que o ambiente escolar seja seguro e sejam desenvolvidas medidas de educação, a diversos níveis, de prevenção específica onde cada escola diagnostique o seu ponto negro dos acidentes.
Nuno Costa, Lamego  

Sem comentários:

Enviar um comentário