quarta-feira, 28 de maio de 2014

Da fé à cultura o que celebram as religiões no Natal?

                 
Se o Natal é quando o homem quiser, o que levam os homens diferentes a celebrar o Natal? O nascimento do messias salvador, como os católicos. A festa das luzes com que os judeus assinalam o fim da discriminação e da perseguição religiosa? O banquete com que os muçulmanos celebram a transição do jejum marcado por troca de presentes e distribuição de alimentos aos mais pobres? A reunião de família, como muitos ateus e agnósticos que, não crendo em Deus ou duvidando da Sua existência, deixaram-se aculturar pelas festividades natalícias, seguindo todos os seus rituais com exceção dos religiosos?
O hinduísmo também celebram o Natal, considerado a festa das crianças. Tal como os budistas, os hinduístas só não partilham a gastronomia da época, porque são vegetarianos.
O Natal é a data mais importante no calendário dos católicos apostólicos romanos, é uma data da celebração do nascimento de Jesus de Nazaré. Os cristãos protestantes também celebram o Natal, também acreditam que Jesus é o salvador do Mundo. A missa do galo é comum nos católicos e nos protestantes.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário