terça-feira, 13 de maio de 2014

Ministra envia contas erradas a Bruxelas

                
O Documento de Estratégia Orçamental, foi entregue no último minuto a Bruxelas e apresentando aos portugueses, com as contas de erros. A errata é enviada pelo Ministério das Finanças mostra que a redução das despesas com pessoal no Estado não sofre um corte de 187 milhões de euros, como consta no Documento de Estratégia Orçamental, mas sim de 388 milhões de euros.
É uma das várias correções que foram feitas pela equipa de Maria Luís Albuquerque. As rubricas da poupança é a bruta, contribuições sociais ou na despesa corrente inscritas no Documento de Estratégia Orçamental: em todas há alterações. A ministra das Finanças entregou a errata de 8 páginas aos deputados da Comissão de Orçamento e a ministra das Finanças recusou os erros.
As medidas do lado da despesa sobem de 823 milhões para 1.282 milhões de euros e na receita descem de 498 milhões para 190 milhões de euros. Descontando a reversão das medidas, como a devolução de (20%) dos cortes na Função Pública, a austeridade é a mesma: 1.378 milhões de euros. Na errata, está o peso da receita total que passará dos (43,2%) do PIB em 2014 para os (43%) em 2018, contra a estimativa original, antecipava que as receitas totais ficassem pelos (42%) no último ano da projeção. Dentro da coligação, teme-se que haja mais números para corrigir.
Nuno Costa, Lamego   

Sem comentários:

Enviar um comentário