segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Passos Coelho vai ficar para a história das pilhas Duracell em Portugal

               
Passos Coelho vai ficar para a história na Democracia em Portugal como o primeiro líder do Governo a ser rejeitado ao vencer as eleições legislativa. De vencedor de relativo, que passou a derrota absoluta. Nem com as pilhas Duracell, que o Coelho aguentaria ficar no cadeirão. O rei das mentiras e da hipocrisia caiu.
Com os cortes nos ordenados públicos e nas pensões foi desumano, não pode obrigar os portugueses a cumprir as suas obrigações fiscais e as despesas com os cortes nos vencimentos e nas reformas.
Os governantes que tiveram a delapidar o erário público, que arranjaram os tachos para os amigos e os familiares, não são responsabilizados de nada.
Esperemos que Deus ajude António Costa a liderar este Portugal.
Com a ajuda divina não vai chegar. O PS está refém do BE e da CDU.
António Costa vai ser um pau-mandado da Catarina Martins e de Jerónimo de Sousa. O acordo secreto não traz nada de bom. Do pacto na queda, o caminho vai ser muito curto.
Nuno Costa, Lamego 

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Caso insólito em Portugal: Ex-autarca de 95 anos é julgado por alvejar a mulher e a sogra

                
O Ministério Público quer ver o ex-autarca, de 95 anos, que foi presidente da Junta de Freguesia do Rabaçal, Penela, que teve durante 22 anos, foi condenado por tentar matar a companheirade 56 anos, e a sogra, de 88 anos, a tiro de caçadeira.
A mulher, Joselina Moreira, foi a companheira, de Manuel Ferreira, durante 28 anos, que chegou a coabitar com a segunda esposa do ex-autarca, no almoço com a companheira e a sogra, surgiu uma conversa de que o ex-autarca suspeitava de que a mulher andava trair, as mulheres ficaram surpreendidas quando o ex-autarca puxou por uma caçadeira e disparou. Primeiro acertou na mãe da Joselina Moreira, no torax e no braço direito, depois na mulher, num ombro.
Conseguiram fugir para a rua e pediram socorro, não evitou que o ex-autarca a perseguissem de arma em punho, até que um vizinho lhe conseguiu tirar.
O ex-autarca, que encontrava-se agora num lar, não esteve presente na audiência, por motivos de saúde.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O Governo eliminou a taxa de urgência nos SAP

                
A taxa moderadora de atendimento na urgência do Serviço de Atendimento Permanente ou Prolongado nos centros de saúde que vão a estes serviços vão deixar de pagar 10 euros e vão passar a suportar o valor da taxa moderadora cobrar nas consultas de 5 euros. O valor a cobrar vai ser sempre igual, no horário das consultas.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Estudo: Porque será que as pessoas são invejosas, têm carros de topo de gama, estão bem vestidas e com casas de luxo?

             
Porque será que as pessoas são invejosas? Porque será que as pessoas têm carros de topo de gama? Porque será que as pessoas têm casas de luxo? Porque será que levam as pessoas a motivarem-se a mudar de atitudes? Porque será que as pessoas levam a terem estas atitudes e mudarem de vida? Porque será que as pessoas têm tudo e as outras não têm? Porque será que as pessoas têm inveja e as outras não têm? Porque será que as pessoas motivam-se? Quais são as atitudes das pessoas?
Nuno Costa, Lamego 

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Passos Coelho e Paulo Portas saíram do Governo para fazerem os casulos para o Parlamento?

              
Com a decisão do Presidente da República, Cavaco Silva, em manter, António Costa como primeiro-ministro, Passos Coelho e Paulo Portas saíram do Governo do casulo para dar entrada ao novo Governo?
Com a saída de Passos Coelho e de Paulo Portas, nas suas (des) governancias, que infernizaram a vida de milhares de portugueses, pondo cada vez mais pobres, baixando os ordenados, fechando mais empresas, pondo os trabalhadores nos despedimentos coletivos, os despedimentos dos professores, pondo as empresas no encerramento, pondo os trabalhadores no desemprego, pondo os trabalhadores a receberem o subsídio de desemprego, privatizarem tudo aos estrangeiros, prometendo tudo e não cumpriu as promessas.
Com as propostas e de apoio do BE e do PCP, o novo Governo não pode falhar no que está prometido.
Com a saída do Governo de Passos Coelho e de Paulo Portas, estão a fazer os casulos para o Parlamento e com a entrada do novo Governo de António Costa é esperar para ver!
Nuno Costa, Lamego       

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

As Universidades estão a tentar cativar nas promoções

                  
Na privada da Universidade Autónoma de Lisboa está isenta de propinas aos caloiros do curso de História e pagam metade da anuidade dos que ingressem da Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações.
Na pública da Beira Interior, na Covilhã, está oferecer o pagamento na troca de dez horas semanais de trabalho na Universidade.
Estes dão dois exemplos das crescentes campanhas das Universidades para contrariar a descida na procura pelos alunos. São cada vez menor, o fruto da evolução, as famílias ainda continuam a passar grandes dificuldades financeiras. O problema deixou de ser exclusivo do setor privado: nos cursos públicos da Engenharia Civil tem vagas por preencher.
A Universidade do Minho, os 15 melhores alunos estão a escolher esta formação vão ter as suas propinas pagas por empresas. Durante os cinco anos no curso, que obtenham aproveitamento.
As outras Universidades públicas, os apoios da entrada do curso procuram evitar o abandono escolar.
De borla para quem frequentar o curso de História na Universidade Autónoma restringe-se do ano de ingresso e tem uma explicação e muito simples: cativar os alunos para o ano do lançamento. Para o curso de Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações, basta o aluno ter uma média final na candidatura igual ou superior a dez valores.
Para quem apresentar a média igual ou superior a 13 valores no final do 12.º ano pagam metade da propina.
Na Lusófona, a outra privada, os candidatos com uma média de 16 valores são recebidos com as promoções de (75%) e de (100%) na anuidade, depende da data de apresentação da reserva de lugar.
Na Universidade Europeia, a data da pré-inscrição das deuções de 450 euros nas propinas no valor de 4.150 euros, de 750 euros nas licenciaturas cuja o preço/ano atinge os 7000 euros, nos cursos de um período no estrangeiro.
Nuno Costa, Lamego   

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Os restaurantes ingerem cerca de (75%) da crise diária de sal

                
Numa refeição consumida num restaurante que ingerem cerca de (75%) da quantidade de sal.
As 49 refeições da sopa e o prato em 18 restaurantes na Maia e de Matosinhos da quantidade de sal. As refeições continuam nos 3,7 gramas de sal, cerca de (75%) para as 5 gramas.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Portugal é um dos países que mais cortaram na educação

                
Portugal foi completamente atingido pela crise financeira e reduzir severamente no investimento na educação.
Portugal é um dos países que mais reduziram a despesa pública com as instituições educativas, que tinha tido uma das piores recessões da OCDE.
A despesa com os alunos em Portugal esteve nos 7.443 euros está abaixo da média da OCDE de 8.981 euros. A despesa com os alunos aumentou cerca de (25%), com uma taxa mais elevada do que da média dos (20%) da OCDE.
Há mais professores para cada aluno na maioria dos países da OCDE. No Secundário, era 9 alunos por cada professor, com os 13 alunos para um professor na média da OCDE.
A educação está mais baixo, os professores são mais bem pagos em Portugal na maioria dos países da OCDE. Os professores têm as mesmas tabelas salariais da educação pré-primaria do Ensino Secundário, com a maioria dos países da OCDE.
Nuno Costa, Lamego 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Médicos querem suspender o concurso

                
As irregularidades, os erros, os atrasos, as pressões e com uma plataforma informática que está em baixo que obrigou a retroceder o tempo que tudo se fazia com os papéis e por telefone. Os jovens e os graduados, no que aconteceu, no concurso nacional para o internato médico. Os jovens médicos estão a sentirem-se maltratados e são prejudicados pela tutela e estão a pedir a suspensão do processo que os problemas sejam de imediato resolvidos.
Com o novo mapa, que apresenta de um total de cerca de 1.568 vagas para cerca de 1.045 hospitalares e cerca de 522 extra-hospitalares, que já são menos 9 do que o ano anterior. Há, cerca de 136 recém-licenciados que estão em risco por não fazerem a formação especializada e não os 128.
A plataforma informática está em baixo, os candidatos foram bastante pressionados para preencherem um papel com a vaga pretendida quando a funcionária ligava para as outras administrações regionais de saúde para confirmar se estava livre e se podia bloquear.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Médicos de Família receberam 740 euros para aceitarem mais utentes

               
Os médicos de família das zonas carenciadas para aceitarem alargar as listas dos utentes no máximo de 2.795 unidades ponderadas para cerca de 2.500 utentes que receberam 740 euros brutos, a cima do ordenado, de forma para os compensar da disponibilidade.
ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo, que tinha a intenção de um alargamento das listas dos médicos, de ajudar a minorar o problema dos utentes sem médico de família, era mais de 1,2 milhões, que agravou a corrida às reformas dos clínicos.
A adesão ia ser voluntaria e o acréscimo dos utentes era feito em parcelas de cerca de 50, com um incentivo financeiro, que podia chegar aos 740 euros brutos dos médicos que era para aceitarem ter uma lista de cerca de 2.500 utentes.
Os médicos que estavam em 35 horas semanaiscom um acréscimo que podia chegar aos 1.900 utentes. Os médicos que estavam em 40 horas, que já estão com as listas dos utentes para os 1.900 utentes, o acréscimo que podia chegar aos 2.500 utentes, que passou a ter menos de 600 utentes a cargo.
ex-ministro, Paulo Macedo, esteve a iludir as pessoas, com a promessa que não cuidou de criar as condições.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Caso insólito em Portugal: O condutor alcoolizado que podia ter matado 10 ou 20 pessoas

               
O individuo encontrava-se alcoolizado na madrugada de Domingo quando entrou no carro a alta velocidade pela zona pedonal onde concentravam-se a maioria dos bares de Aveiro e que estavam dezenas de pessoas a conviverem nas ruas. O homem estava num ato tresloucado, tudo indica como vingança por ter sido expulso de um dos bares, pegou no seu Honda Civic e atravessou a Praça do Peixe, a principal zonas da diversão noturna da cidade. Percorreu cerca de 400 metros no zona pedonal, pelas ruas estreitas, desde da Capela de S. Gonçalinho e até ao Café do Gato Preto, que acabou por embater de um dos muros da ria, destruindo parcialmente. O homem, de 30 anos, que reside na zona de Santiago, em Aveiro, com cadastro de furto de veículos e de tráfico de droga, acusando uma taxa de álcool de 2g/1, quatro vezes mais do que é permitido por lei.
O condutor foi imediatamente rodeado e agredido por populares, o linchamento foi evitado por um agente da PSP, que não estava de serviço, que se encontrava na Praça do Peixe.
O agente contou com a ajuda de um guarda-noturno que lhe cedeu as algemas para deter o suspeito por condução perigosa, protegendo-o da fúria dos populares até à chegada dos colegas da PSP.
O suspeito foi transportado para o Hospital de Aveiro para ser tratado de escoriações e esteve sujeito a recolha de sangue para apurar se estava a conduzir sob o efeito do álcool. No primeiro resultado confirmou uma taxa de 2g/1, que constituiu crime.
Nuno Costa, Lamego   

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A Têxtil não têm como contratar os engenheiros

               
Os empresários do setor da têxtil não têm como contratar os engenheiros. As três industriais têm a seu cargo empresas de grande dimensão.
Responderam os donos da Riopele de Famalicão, os donos da Petratex de Paços de Ferreira e os donos da Somelos de Guimarães. Todos queixaram-se o mesmo: não há engenheiros têxteis.
O problema da falta de engenheiros é consequência da baixa procura do curso. O curso de Engenharia Têxtil é ministrada em horário normal e a pós-laboral há várias décadas, têm sido um dos principais motores do arranque da universidade.
A consequência da má imagem, o curso de regime a pós-laboral não foi escolhido por ninguém. A vertente normal da licenciatura, teve como oferte de 10 vagas completas. No dia de estreia, entraram apenas 4 alunos e só um escolheu a têxtil para primeira opção.
A falta de engenheiros têxteis e do curso, no Minho, tem menos vagas das 1.049 licenciaturas em todo o País.
A má imagem da têxtil que afastou os alunos, passou pelo o aumento do número de vagas.
Nuno Costa, Lamego 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A sardinha está com menos quotas e sem apoios

                
Na proposta do Ministério do Mar que deixou sem falar as organizações de pesca: são menos de 4.500 toneladas de sardinha para pescar em 2016 e sem apoios. Há cerca de 130 barcos e 2.500 pescadores que vivem da sardinha.
O Governo que já tinha prometido, além do apoio de 20 euros dia por pescador, que havia menos apoios, do novo quadro comunitário. Estão parados e sem apoios, com 9 mil toneladas para pescar.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Estão a faltar 129 vagas para os médicos especializarem-se

             
Estão a faltar 129 na Medicina que corre o risco de não ingressar na especialidade médica pela falta de vagas nos hospitais e nos centros de saúde. Cerca de 1.579 lugares disponíveis nos diferentes serviços de saúde não chegaram para os 1.707 candidatos.
Na lista final para o ingresso da ária da especialização tem 1.579 vagas para os 1.047 hospitalares e para os 533 extra-hospitalares. Na listagem dos candidatos houve erros e faltam menos, entre as vagas e os candidatos acabou ainda por ser maior e subiu de 123 para os 129. Se não houver desistências, os jovens médicos vão ter de voltar outra vez a candidatarem-se no próximo ano ou ficarão sem a especialidade.
Os mais bem classificados vão ser os primeiros a escolher a especialidade e o serviço para onde querem fazer a formação especializada.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Porque será que os árbitros confiam mais em Jesus?

               
Porque será que nos tempos de Jorge Jesus no Benfica, os árbitros apitavam a favor do Benfica? Porque será que os árbitros apitavam quando Jorge Jesus estava no Benfica? Porque será que na saída de Jorge Jesus no Benfica, os árbitros não querem nada com o Benfica? Porque será na ida de Jorge Jesus para o Sporting, os árbitros apitam ao seu favor? Porque será que os árbitros apitam a favor do Sporting de Jorge Jesus? Porque será que o Benfica perde e o Sporting ganha? Porque será que o Benfica joga, perde em casa e fora, contra o Sporting? Porque será que os árbitros estão a favor do Sporting? Porque será que nos jogos os árbitros entram em polémicas? Porque será que os jogos do Benfica só ganha com os outros clubes? Porque será que o Benfica não conseguem ganhar contra o Sporting? Porque será que os árbitros têm mais Fé em Jesus? Porque será que os árbitros confiam mais em Jesus?
Nuno Costa, Lamego

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Solariedade: A população ajudaram os pais com três filhos doentes

               
Maria Ribeiro, foi mãe há 17 meses de gémeos, que sofrem como o irmão mais velho, de uma doença crónica e afeta o desenvolvimento em todos os órgãos: a fibrose cística. Um dos bebés foi diagnosticada uma cardiopatia congénia, enfermidade que já levou o pequeno Francisco duas vezes à sala das operações.
Com as necessidades dos filhos, os quatro e o mais velho com 13 anos, a mãe foi obrigada a suspender o trabalho de uma fábrica têxtil, com a perda do rendimento que está a provocar-lhe muitas dificuldades. Com o apoio residual do Estado, a mãe teme perder a casa e o carro usado para transportar os filhos frequentes nas idas ao hospital.
A população de Souzela, em Lousada, onde reside a família, é muito estimada na região, uniu-se para uma campanha solidaria, a receita permitiu regularizar as prestações da habitação que estavam atrasadas.
A mãe, de 35 anos, que ganhava cerca de 600 euros na fábrica que trabalhou durante 18 anos. O rendimento juntava-se aos 500 euros do ordenado do seu marido marceneiro. Um dos gémeos já foi operado duas vezes e as longas temporadas no Hospital São João, no Porto, que obrigaram-na a suspender o trabalho. Recebe, cerca de 300 euros do subsidio de Assistência a Filhos com Doença Crónica e cerca de 53 euros de abono de família por cada filho.
Nota final: Se o Governo tivesse três filhos com a doença crónica e recebesse um subsídio de cerca de 300 euros e um abono de cerca de 53 euros de família por cada filho, qual era a situação dos filhos do Governo?
Nuno Costa, Lamego

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Cerca de (89%) dos médicos retiraram-se antes do tempo

              
Cerca de 855 médicos do Norte pediram a reforma antecipada. As saídas precoces do Serviço Nacional de Saúde, de cerca de (89%) do total das aposentações da região. Como na Medicina Geral e de Família foi os que fugiram mais especialistas, na Medicina Interna, na Pediatria e na Anestesiologia foram também afetadas na corrida às reformas.
Aposentaram-se cerca de 949 médicos na área da Administração Regional de Saúde do Norte.
A Região Norte teve a melhor taxa de médicos de família do País, a fuga antecipada dos especialistas impediu que chegasse aos (100%).
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O número das reformas no Estado caiu de (32%)

            
Com as medidas do aumento da idade da reforma e o reforço das penalizações das pensões nas aposentações antecipadas que já começaram a ter efeito no ritmo das saídas na Função Pública. O número dos novos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações, não vai além dos 15.592, com uma queda de (32%).
Na conjugação das medidas como no aumento da idade da reforma, com o agravamento da sustentabilidade e da redução das principais parcelas da pensão está a fazer com que as pessoas tenham de manter mais tempo a trabalhar para evitarem os cortes nas pensões.
As reformas antecipadas sofreram um corte de (6%) por cada ano antes da idade legal da reforma, com o fator da sustentabilidade.
A idade está nos 66 anos, em 2016 avance mais dois meses. Com um corte de (9%) numa das principais parcelas da pensão.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

As cartas de condução em Portugal continuam fora da rede europeia

               
Portugal está a atrasado na integração da rede europeia das cartas de condução. O processo está ainda em desenvolvimento, faltam introduzir um sistema que garante as seguranças necessárias.
O modelo está adotado nas cartas de condução para cumprir as normas europeias, falta a participação em rede, que permite a qualquer Polícia na Europa para aceder aos dados do condutor.
Está em causa a partilha de dados aos condutores, ou as cartas de condução apreendidas, que exige especiais cautelas para a proteção de dados pessoais.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Está a aumentar a produção de canabis em Portugal

                
A produção doméstica de canabis tem vindo a aumentar em Portugal, com o desmantelamento das plantação caseiras e o número dos detidos estão a disparar.
Foram efetuadas, com todas as forças policiais, de 1.581 apreensões, de um total de 32.130 plantas de canabis. As ações policiais foram detidos 1.331 pessoas. Foram de 952 apreensões, de um total de 21.207 plantas e de 671 pessoas detidas.
Portugal está na linha com os restantes países europeus, as canabis tem destacado ao consumo e no tráfico da produção caseira, o aumento está ligado aos preços da venda ao consumidor mais baixos.
As canabis é o responsável de cerca de (81%) das apreensões das drogas e no consumo ou da posse para o consumo de mais de (62%) das infrações na legislação na matéria da droga que são notificadas na Europa.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

As horas extras aplicaram no aumento do emprego

                 
O emprego recuperou muito à custa dos turnos, dos serões e dos segundos empregos. A economia portuguesa conseguiu criar 66,1 mil postos de trabalho teve mais (1,4%).
O trabalho a tempo parcial de um salto pronunciado, o número dos contratados a prazo também. O universo de pessoas que têm dois ou mais empregos.
O emprego oficial esteve mais apoiados nos vínculos mais precários e um maior esforço das pessoas para arranjar maneiras de rendimento fora dos regimes normais de trabalho.
O part-time aumentou (9%), teve mais 25,5 mil casos, entre as mulheres. Há mais 68,6 mil contratados a prazo, no vínculo que teve um reforço entre os homens.
Houve 4,4 milhões de empregados, cerca de 1,1 milhões dizem ter trabalhar ao serão teve (1%) para os (23%). Há menos pessoas a trabalhar à noite fazer menos oito mil, ao Sábado fazer menos 50 mil e ao Domingo fazer menos 12 mil.
A taxa de desemprego teve uma das maiores descidas, recuou para os (11,8%) da população ativa. O número de desempregados caiu para os (14%), o balanço da legislatura é positivo: há menos 37 mil pessoas sem trabalho.
Houve mais de 117 mil pessoas que fugiram do desemprego tornaram-se inativas, o número não foi compensado pela migração dos inativos para a situação do desemprego de 96 mil.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O salário mínimo está em 285 euros na média do euro

                
O salário mínimo em Portugal é de 588 euros, de um valor de 285 euros na média do euro.
Com o arranque da moeda única, a retribuição mínima nacional a afastou-se gradualmente das restantes regiões: o salário mínimo português estava nos 172 euros da média da Zona Euro.
A retribuição mínima que subisse de imediato para os 600 euros ou para os 700 euros, o ordenado mínimo não dava para recuperar nem sequer a distancia do que já perdeu, o salário mínimo nacional em 700 euros deixa Portugal em 175 euros da média da Zona Euro.
Os 13 países que pertencem à moeda única e que já tinham o salário mínimo nacional legislado: a Bélgica, a Eslováquia, a Eslovénia, a Espanha, a Estónia, a França, a Grécia, a Holanda, a Letónia, a Lituânia, o Luxemburgo, a Malta e Portugal. Os países do euro que legislaram sobre o salário mínimo nacional, a Irlanda e a Alemanha, a diferença seria mais alta. Os 13 países que tinham um salário mínimo nacional médio de 529 euros que subiu aos 874 euros.
No programa proposto pelo PS com os apoios do BE, do PCP e Os Verdes está previsto que o salário mínimo nacional suba para os 600 euros em 2019, mais nenhum País vai mexer no salário mínimo nacional nos próximos anos, Portugal vai chegar a 2019 mais longe da média da Zona Euro.
Nuno Costa, Lamego 

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Um velho, o rapaz e o burro

              
Era uma vez um velho que vivia no cimo de um monte. Um dia decidiu ir até à vila para uma aventura, foi buscar um burro que estava à deriva no mato e o rapaz que era o seu vizinho.
Desde daí, caminharam a pé, o rapaz foi à frente, depois ia o burro, atrás estava o velho. Quando passaram por uma povoação, ao longo do percurso foram criticados por quem estavam a observar a sua passagem.
Um deles respondeu: Olhem para aqueles patetas, com um burro e vão a pé.
O velho diz para o rapaz para montar no burro e assim foi, com os olhos esbugalhados, nem nos seus melhores sonhos imaginou que fosse participar de tal aventura. Mais um pouco à frente, passaram perto de outras pessoas que logo disseram: Olhem, o rapaz é forte montado no burro e o velho, coitado, vai a pé.
Então, o velho com alguma dificuldade lá montou no burro. Andaram mais um pouco até que encontraram outras pessoas e foram outra vez censurados: Olhem para aquilo! Aquele pobre rapaz vai a pé e o velho repimpando no burro...
Desde então, seguiram os dois montados no burro.
O rapaz, era tudo o que queria, obedecendo de imediato e continuaram a viagem, um pouco mais à frente um grupo de pessoas enfrentaram-nos com muita indignação: Apelando-os, seus abusadores! Querem matar o pobre burrinho?
Desdeu do burro, com ar aliviado, diz o velho para o rapaz: Desce do burro. Vamos continuar a nossa viagem como começamos. Está bem visto que alguma coisa estava errado e não vamos calar da boca do Mundo.
O burro, já estava derreado, zurrou de alivio, a carga estava pesada...
Diz-se que nunca voltava a ser o mesmo.
O moral desta história: cada cabeça, a sua sentença... A coisa vai correr mal, quem pagará a fatura somos todos nós!
Nuno Costa, Lamego

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Ter que cumprir o défice e as exigências do BE e do PCP

               
Com a indigitação de António Costa como primeiro-ministro, para tentar perceber como é que vai ser colmatado os buracos que são criados pelas medidas do acordo da Esquerda.
A margem de manobra para realizar as semelhantes tarefas é bastante curta, no mesmo acordo, a qualquer proposta que reduza o rendimento dos trabalhadores e dos pensionistas será rejeitado pelo Parlamento. Ainda existem várias alternativas do que o Governo socialista pode recorrer para equilibrar o orçamento, sem por em causa os acordos com o BE e o PCP.
No meu entender, é possível renegociar os encargos anuais com as Parceiras Público-Privadas, para reduzir as transferências da OE para as regiões autónomas e as autarquias, para restringir o quadro das isenções fiscais, alterar os escalões do IRS, o aumento do IRC, do IMI e o imposto de selo e manter a contribuição especial das companhias elétricas. Sem as medidas deste género muito cumpriremos as diretivas de Bruxelas e do tratado orçamental.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Caso insólito em Portugal: Homem deitou para o Rio as quatro pedras que levou da igreja

                
As quatro pedras na entrada da igreja matriz de Laundos, na Póvoa de Varzim, foram furtadas. Foi um homem com cerca de 51 anos, residente de Barcelos. Disse ao presidente da Junta de Laundos que tinha atirado as quatro pedra para o fundo do rio por não gostar da cor.
As quatro pedras nas duas entradas do adro da igreja foram furtadas. De imediato, o pároco comunicou para a GNR e pediu as informações para quem pudesse ter visto o assaltante, que terá levado centenas de quilos de pedras, que foram colocadas recentemente, dos trabalhos de restauro da igreja. O presidente da Junta, António Pontes, suspeitou de um homem, que resolveu dar uma volta pela freguesia à procura.
O homem foi encontrado dentro de um carro que estava parado. O homem ainda tentou fugir, acabou por ser detido pela GNR. Disse que as quatro pedras estavam no fundo do rio e justificou o ato de que a cor não ficava bem na igreja.
Aviso: Este homem queria que as quatro pedra fossem pintadas?
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

As melhores estradas são as portuguesas

                
Portugal está a ocupar o primeiro lugar no ranking dos 28 países da União Europeia da qualidade das estradas e está acima da média europeia à qualidade das infraestruturas aéreas, das marítimas e das ferroviárias.
Com uma pontuação de 6,33, Portugal ocupa o primeiro lugar dos 28 estados-membros à qualidade dos eixos rodoviários dos principais, a média da UE é de 4,87 pontos.
Portugal está a partilhar o primeiro lugar da tabela com a Espanha, a Eslovénia e o Reino Unido, a média da UE é de (73%).
Os transportes aéreos tiveram 5,69 pontos, colocando o País em 7.º lugar de 28 países, está acima da média de 5,06 pontos da UE.
As infraestruturas portuárias tiveram uma nota de 5,41 pontos e a UE de 5,22 pontos.
Portugal está em 10.º lugar de 23 lugares.
A qualidade dos transportes ferroviários, Portugal tem 4,44 pontos, está acima da média da UE de 4,37 pontos, ficou em 13.º lugar na tabela de 26 lugares.
A baixo competitividade dos transportes rodoviários de marcadoras é de (13,6%), está em 17.º lugar em 20 lugares e dos passageiros é de (5,89%), está em 9.º lugar para 19 lugares.
Na energia e na inovação, cerca de (63%) da rede ferroviária está electrificada em 8.º lugar para 26 lugares e está acima da média da UE de (53,6%), no transporte rodoviário, está em (0,83%) dos novos veículos de uso de combustíveis alternativos está em 15.º lugar para 28 lugares, a média europeia é de (5,3%).
Nuno Costa, Lamego  

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Há mais de 600 mil turistas no Rio Douro

                
As árias de negócio ligadas ao turismo, no duriense, os cruzeiros fluviais estão em expansão. São mais de 600 mil passageiros que viajaram  no Rio Douro, em lazer. Na maioria, eram estrangeiros e não foram além de Crestuma, Gaia.
O ritmo das visitas tem sido sempre ascendente: 428.273 passageiros em 2012, para os 526.577 passageiros em 2013 e de 615.360 passageiros em 2014. Houve mais de um dia no barco-hotel, um dia, nas zonas do Porto/Gaia, Entre-os-Rios, na Régua, no Pinhão, na Foz do Sabor e no Pocinho e a navegação de recreio.
Os barcos-hotel, são explorados pelas empresas do Douro Azul e da CroisiEuroupe, o incremento foi de (34,7%), tiveram um total de 54 mil passageiros. Os EU ocuparam a posição cimeira da clientela, com uma quota de (28%).
No pódio, estão a França de (18%) e o Reino Unido de (12%). Os portugueses têm uma expressão residual: em (2%).
Os cruzeiros de um dia, com os trajetos no Porto/Régua, Porto, Régua/Pinhão/Régua, Régua/Barca d`Alva/Régua, com uma evolução positiva que cifrou-se nos (5%), totalizaram-se 159 mil passageiros.
Os cruzeiros da mesma albufeira, a maioria estão concentrados no circuito das pontes, no troco do mar-Crestuma, com (63%) do total de passageiros na via navegável no Douro.
No Porto e Gaia é um destino cada vez mais procurado pelos turistas nacionais e os estrangeiros. Com este sagmento amealhou cerca de 399 mil passageiros. Cerca de (56%) foram visitantes dos outros países que levaram uma vantagem sobre os portugueses de (42%).
A navegação de recreio, com variação positiva. O salto foi de (5%) e teve mais de 5 mil passageiros em trânsito pelo Rio Douro.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Estão a disparar as multas por usar o telemóvel

               
Foram mais oito mil infrações no uso do telemóvel durante a condução. São autuados 29.295 condutores, quando são apanhados pela GNR ou pela PSP a falarem sem o auricular ou a digitar as mensagens.
Trata-se de um aumento de (36%), foram 21.631 condutores que tinham sido detetados a manusear os aparelhos radiotelefonicos ao volante.
Foram autuados 57.904 condutores, não só os automobilistas como os motociclistas. As multas desceram para os 55.182, para os 48.660.
Havia um aumento na viragem na década: as autoridades autuaram 53.975 condutores.
Não sendo proibido em Portugal a realização de chamadas, com um auricular, os casos tem vindo a ser tetetados prendem-se com o uso cada vez maiores nas aplicações.
Com o uso do telemóvel, na condução sob o efeito do álcool e sem o sinto de segurança, são as infrações mais graves. São lesões que pode provocar no condutor, são mais detetadas e são mais comuns nos casos de mortes e feridos graves seja no consumo do álcool, a 90km/hora e a olhar durante quatro segundos para o telemóvel, um condutor percorre a um campo de futebol.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

As promoções valem (40%) das vendas nos híperes

               
As promoções valem (40%) no total das vendas dos supermercados.
Todas as categorias estão a ser alvo com mais promoções, nos cereais de pequeno-almoço, nas charcutarias ou nos produtos de higiene pessoal e da casa.
Mais de metade dos detergentes para a lavagem e do tratamento para a roupa foram vendidos com descontos. Aconteceu o mesmo com as cervejas, mais de metade dos consumidores compraram em promoção.
O Pingo Doce, ficou famoso pela promoção de (50%) no 1.º, desenhou 79 folhetos promocionais. O efeito no investimento, ajudou a aumentar as vendas de (4%). O Pingo Doce não revelou quanto gerou na receita e qual foi a perda do valor normal dos produtos.
Os benefícios são óbvios o problema é visto na otica do consumidor.
As vendas com via das promoções estão equiparadas às vendas sem promoção, são cada vez menos os consumidores levam os produtos para casa simplesmente os preços são mais baratos.
Nuno Costa, Lamego