quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Há mais de 600 mil turistas no Rio Douro

                
As árias de negócio ligadas ao turismo, no duriense, os cruzeiros fluviais estão em expansão. São mais de 600 mil passageiros que viajaram  no Rio Douro, em lazer. Na maioria, eram estrangeiros e não foram além de Crestuma, Gaia.
O ritmo das visitas tem sido sempre ascendente: 428.273 passageiros em 2012, para os 526.577 passageiros em 2013 e de 615.360 passageiros em 2014. Houve mais de um dia no barco-hotel, um dia, nas zonas do Porto/Gaia, Entre-os-Rios, na Régua, no Pinhão, na Foz do Sabor e no Pocinho e a navegação de recreio.
Os barcos-hotel, são explorados pelas empresas do Douro Azul e da CroisiEuroupe, o incremento foi de (34,7%), tiveram um total de 54 mil passageiros. Os EU ocuparam a posição cimeira da clientela, com uma quota de (28%).
No pódio, estão a França de (18%) e o Reino Unido de (12%). Os portugueses têm uma expressão residual: em (2%).
Os cruzeiros de um dia, com os trajetos no Porto/Régua, Porto, Régua/Pinhão/Régua, Régua/Barca d`Alva/Régua, com uma evolução positiva que cifrou-se nos (5%), totalizaram-se 159 mil passageiros.
Os cruzeiros da mesma albufeira, a maioria estão concentrados no circuito das pontes, no troco do mar-Crestuma, com (63%) do total de passageiros na via navegável no Douro.
No Porto e Gaia é um destino cada vez mais procurado pelos turistas nacionais e os estrangeiros. Com este sagmento amealhou cerca de 399 mil passageiros. Cerca de (56%) foram visitantes dos outros países que levaram uma vantagem sobre os portugueses de (42%).
A navegação de recreio, com variação positiva. O salto foi de (5%) e teve mais de 5 mil passageiros em trânsito pelo Rio Douro.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário