domingo, 7 de fevereiro de 2016

Um velho, o rapaz e o burro

              
Era uma vez um velho que vivia no cimo de um monte. Um dia decidiu ir até à vila para uma aventura, foi buscar um burro que estava à deriva no mato e o rapaz que era o seu vizinho.
Desde daí, caminharam a pé, o rapaz foi à frente, depois ia o burro, atrás estava o velho. Quando passaram por uma povoação, ao longo do percurso foram criticados por quem estavam a observar a sua passagem.
Um deles respondeu: Olhem para aqueles patetas, com um burro e vão a pé.
O velho diz para o rapaz para montar no burro e assim foi, com os olhos esbugalhados, nem nos seus melhores sonhos imaginou que fosse participar de tal aventura. Mais um pouco à frente, passaram perto de outras pessoas que logo disseram: Olhem, o rapaz é forte montado no burro e o velho, coitado, vai a pé.
Então, o velho com alguma dificuldade lá montou no burro. Andaram mais um pouco até que encontraram outras pessoas e foram outra vez censurados: Olhem para aquilo! Aquele pobre rapaz vai a pé e o velho repimpando no burro...
Desde então, seguiram os dois montados no burro.
O rapaz, era tudo o que queria, obedecendo de imediato e continuaram a viagem, um pouco mais à frente um grupo de pessoas enfrentaram-nos com muita indignação: Apelando-os, seus abusadores! Querem matar o pobre burrinho?
Desdeu do burro, com ar aliviado, diz o velho para o rapaz: Desce do burro. Vamos continuar a nossa viagem como começamos. Está bem visto que alguma coisa estava errado e não vamos calar da boca do Mundo.
O burro, já estava derreado, zurrou de alivio, a carga estava pesada...
Diz-se que nunca voltava a ser o mesmo.
O moral desta história: cada cabeça, a sua sentença... A coisa vai correr mal, quem pagará a fatura somos todos nós!
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário