segunda-feira, 25 de julho de 2011

Salários reais crescem mesmo em plena crise

                                 
De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério das Finanças, os portugueses ganhavam, em média, 17.556 euros brutos no ano passado, isto é, 1.254 euros por mês. Este valor representa mais (2,5%) relativamente.
O ano transacto foi marcado por crescimento da pobreza produzida e da inflação em (1,4), sendo assim os funcionários públicos sofreram um corte médio de (5%) nos respectivos salários.
A taxa média do desemprego chegou ao valor histórico de (10,8%).
Em Portugal, o peso dos impostos sobre o trabalho é de (37,7% solteiro e com salário médio e 26,9% casal com dois filhos e salário médio, mas só um cônjuge a receber). Em ambos os casos registou-se um aumento de 0,3 pontos percentuais no ano passado.
O resultado é do salário médio cresce quando aqueles que saem do mercado de trabalho são maioritariamente os mesmos que tinham remunerações mais baixas quando estavam no activo.
A recomenda, no âmbito do esforço para recuperar as finanças públicas e voltar a colocar a economia a crescer, os governos deveriam alterar os impostos, privilegiando os indirectos em vez dos directos.
Isso explica a falta de competitividade da economia portuguesa, que levou o défices externos de cerca de (10%) do PIB ao longo da última década.
Publicado por Nuno Costa, em 25/07/2011

1 comentário:

  1. Parece a teoria do frango. Pedimos um frango para ambos, só que enquanto vais ao WC eu comi-o todo. A média também é de 50% para cada. Só que tu não comeste nada.

    Então a média é de 1.254 euros por mês! Não te parece que anda muita a gente a ganhar por ti?

    ResponderEliminar