quarta-feira, 21 de novembro de 2012

(20%) sofrem de doença mental

                  
Nm em cada cinco trabalhadores sofrem de perturbações mentais, como depreção ou ansiedade.
As doenças mentais são um problema crescente no local de trabalho e estão a afectar a produtividade das empresas. Três em cada quatro trabalhadores com pertubação mental apresentam uma baixa da produtividade no trabalho, o que só acontece com um quarto dos funcionários que não apresenta problemas de saúde mental.
O absentismo é muito mais frequente nos trabalhadores com estas doenças, entre 30 a (50%) dos novos pedidos de pensão por invalidez são provocados por problemas de saúde mental.
Por outro lado, a taxa de empregabilidade é mais baixa entre as pessoas com perturbações mentais (55%) a (70%) do que na restante população (60%) a (85%). Além disso, quem sofre de perturbações mentais tem duas a três vezes mais probabilidades de estar desempregado.
A crescente insegurança no trabalho e a pressão das empresas sobre os trabalhadores pode fazer aumentar os problemas de saúde mental. A percentagem de trabalhadores expostos ao stress ou à tensão no local de trabalho aumentou em todos os países da organização.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário