quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ratos do mar e do ar só saem com limpeza

                  
Quando na cidade a mexer no lixo, a perseguir e a matar pombas, a lançar dejectos corrosivos ou, até, a atacar pessoas. As gaivotas reproduzem-se na cidade, onde comem tudo o que há. Será preciso, melhorar substancialmente a limpeza e mudar os hábitos dos cidadãos que alimentam cães e gatos vadios, pensando estarem a fazer uma grande coisa.
Havendo muitos factores, como a existência de espécies mais migratórias ou a ocorrência de condições meteorológicas que tornem as aves, menos vadias e menos visíveis.
Em Portugal, 12 espécies diferentes de gaivotas, havendo 3 que ocorrem de forma notoriamente mais significativa: a gaivota-de-patas-amarelas, a gaivota-de-asa-escura e o guincho.
Nos adultos, o dorso e a face superior das asas são cinzentos claros e a ponta das asas é preta com pintas brancas. A Gaivota-de-patas-amarelas nidifica em ilhas, ilhéus e falésias na costa, assim como em zonas urbanas. Teve um acentuado aumento populacional devido à aptidão para aproveitar recursos alimentares involuntariamente disponibilizados pelo Homem.
Grande, mas ligeiramente menor do que a de patas amarelas, a gaivota-de-asa-escura apresenta dorso e face superior de cor cinzenta escura e a ponta das asas é preta com pintas brancas. Nidífica em zona costeiras de clima temperado ou boreal. É uma espécie essencialmente migratória. Em Portugal é principalmente invernante, mas existem alguns casais nidificantes. Na época de nidificação permanecem por cá aves não reprodutoras.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário