quarta-feira, 16 de julho de 2014

Na fórmula mágica do leite materno há 700 espécies de bactérias

                  
São centenas de milhões de anos de evolução que estão concentrados no primeiro alimento de qualquer mamífero. Sabe-se que a complexidade do leite materno envolve mais um fator. Quando um bebé humano bebe pela primeira vez o colostro, o leite da mãe que produz logo a seguir ao parto, está a levar à boca mais de 700 espécies diferentes de bactérias que vão definir para sempre a flora do seu tubo digestivo.
O leite é um alimento que está adaptado às espécies. Nos cangurus, onde o desenvolvimento fora da placenta começa mais cedo, a composição do leite vai-se transformando à medida que cria, na bolsa da mãe, cresce e desenvolve ora o cérebro, ora as unhas e o pelo. Quando as duas mamas são usadas por cangurus com idades diferentes, o leite de cada uma é adequado a cada um deles.
Há bactérias no leite materno, as suas características continuam a surpreender. As bactérias do leite das 18 mulheres produziam depois de terem filhos: à nascença, um mês e seis meses depois.
As bactérias do leite em mulheres com um peso normal e obesas notaram uma diferença importante na composição. As bactérias do leite das mulheres obesas eram menos diversas.
A composição bacteriana do leite das mães que fizeram uma cesariana programada, em relação as mães que tiveram um parto natural, durante o parto, foram obrigadas a fazer uma cesariana.
As bactérias no leite eram diferentes e menos diversas.
Ainda minguem sabe ao certo como é que as bactérias aparecem no leite. A composição bacteriana da pele das mães e dos bebés, do sistema digestivo das mães, da flora vaginal, a composição do leite é única. Supõe-se que seja por uma via interna, controlada pelo sistema imunitário, que bactérias específicas do tubo digestivo chegam ao leite. Esta transmissão pode ser influenciada pelo stress fisiológico e pela descarga hormonal do parto, já nas cesarianas não programadas a composição bacteriana do leite da mãe é semelhante à do leite das mulheres que tiveram o parto natural.
Nuno Costa, Lamego   

Sem comentários:

Enviar um comentário