quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Fumadores têm 13 vezes mais probabilidades de vir a morrer da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

                
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma doença crónica e bastante progressiva. É 5ª causa de morte em Portugal, afeta cerca de (14,2%) da população portuguesa com mais de 40 anos.
Cerca de (10%) de um milhão de doentes em Portugal é corretamente diagnosticados; os (90%) recorrem a assistência médica não programada os custos elevados indiretos consumidos pela doença de 300 milhões de euros/ano.
O tabagismo é a principal causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, os fumadores têm vezes mais probabilidades de morrer da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica do que os não fumadores. A exposição passiva ao fumo de outros poluentes interiores ou de exteriores, pode aumentar noutra pessoa de vir a desenvolver a doença.
Os sintomas são mais comuns da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica com dificuldade em respirar/falar de ar, de expetoração excessiva com mistura de saliva e muco nas vias aéreas, de tosse crónica epieira. Os sintomas têm um impacto devastador na qualidade de vida do doente. Com as atividades diárias, subir um pequeno lance de escadas, a condição do doente piora gradualmente.
Os sintomas são piores do que o habitual, a falta de ar como o sintoma é mais associado às dificuldades sentidas na rotina matinal.
Os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica pode ser atribuídos pelos doentes aos hábitos de fumar ou até no envelhecimento, se não pedir ajuda e permanecer sem diagnóstico até que dê um agravamento do seu estado.
Nuno Costa, Lamego   

Sem comentários:

Enviar um comentário