quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O diagnóstico precoce da asma infantil previne o insucesso escolar

                 
A asma é uma doença inflamatória crónica nas vias respiratórias, é responsável nos episódios recorrentes da pieira, as dificuldades respiratórias, o aperto torácico e de tosse.
Afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo é uma doença crónica mais frequentes nas crianças, em 2025 a doença será com maior prevalência na infância. Muitas vezes é muito determinante é influenciada nas mudanças ambientais, climatéricas e no estilo de vida. Em Portugal, o número de casos de asma infantil tem vindo a aumentar, afeta cerca de (15%) das crianças.
Os sintomas nas crianças com dois anos de idade pode não ser suficiente, a doença manifesta-se de tosse noturna e matinal, o aperto no peito e a respiração acelerada. Com estes sinais pode ser esporádicos, de intermitentes ou persistentes e a intensidade é ligeira, pode ser moderada ou muito grave.
A doença pode surgir antes dos cinco anos de idade e influencia a vida das crianças nas diversas áreas: na atividade física, no bem-estar psíquico, social e no sucesso escolar. O diagnóstico precoce da asma infantil é o único procedimento que é capaz de evitar a progressão da doença, a evolução são irreversíveis e a interferência na qualidade de vida das crianças.
As crises de asma pode ser desencadeadas ou mais agravadas de estímulos específicos, os ácaros do pó da casa, os pêlos dos animais, o pólen das plantas, os bolores e alguns alimentos, ou de estímulos não específicos, incluindo as infecções virais, como os perfumes, os vernizes, as tintas, os vapores dos cozinhados, o pó talco, os poluentes atmosféricos, o fumo do tabaco, as alterações climatéricas e a prática de exercício físico.
Os inaladores, os comprimidos, os xaropes e os aerossóis são estes os medicamentos mais utilizados para o tratamento da asma para o controlo das crises. O tratamento é adaptado em cada doente, está sempre dependente da gravidade  da doença. A doença não tem cura mas pode ser controlada.
Nuno Costa, Lamego 

Sem comentários:

Enviar um comentário