quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Governo deve aos doentes 10 milhões de euros mas sem terem disponibilidade em pagar os três hospitais

                 
Com a cobrança coerciva das taxas moderadoras está em dívida, continua sem avançar. No Norte, os hospitais de S. João, o Santo António e o Pedro Hispano acumularam, um calote superior de 10 milhões de euros.
O não pagamento das taxas moderadoras, dos cuidados de saúde prestados no Serviço Nacional de Saúde, vai ter uma contraordenação punível com uma coima que pode ir dos 30 euros e até aos 250 euros. A máquina fiscal está avariada, não entrou em ação, não recebeu a informação sobre os utentes devedores.
O valor total das taxas em dívida é desconhecida, uma ronda em alguns hospitais que permite perceber menos que estão por cobrar muitos milhões. No Hospital de S. João, o valor da dívida é de cerca de 6,3 milhões de euros, no hospital de Santo António é de cerca de 3 milhões de euros. Cerca de (75%) dos utentes estão isentos do pagamento das taxas moderadoras. Cerca de (25%) que deviam pagar, não têm dinheiro, cerca de (39%) não o fazem todos os anos. Os utentes da Unidade Local de Saúde de Matosinhos incluindo o hospital Pedro Hispano e os centros de saúde são cerca de 1,1 milhão de euros de dívidas.
As dívidas não são dos portugueses que pagam as consultas, são, do Governo, dos directoresdos Hospitais e Centros de Saúde.
Nuno Costa, Lamego  

Sem comentários:

Enviar um comentário