quinta-feira, 30 de junho de 2016

Gadgets: As crianças que ficam mais tempo fechadas do que os prisioneiros

               
As crianças que estão, cada vez mais, obcecadas com os gadgets, que ficam menos tempo ao ar livre do que os prisioneiros de alta segurança.
As crianças que têm de mudar o seu estilo de vida sedentário e a colocarem os jogos nos computadores de lado para experimentarem uma vida lá fora. Os pais estão a enfrentarem uma bomba relógio da saúde dos seus filhos, como no caso dos mais jovens que estão mais tempo na rua.
Cerca de 12 mil pais discobriram, que os seus filhos que passam uma hora ou menos horas a brincar aos ar livre. Os prisioneiros com a pena perpétua que passam cerca de 60 minutos por dia na rua.
Um em cada dez pais dizem que o seu filho não passa o tempo ao ar livre, receiam que não sabe como brincar. Cerca de (80%) das crianças que preferem jogar um desporto virtual no ecrã do que ir para a rua e jogar o mesmo desporto na vida real.
Cerca de (64%) dos pais que os seus filhos tiveram a mesma oportunidade de briancar do que os pais que tiveram.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Função Pública: Os contratos a prazo fizeram elevar o emprego público

                
Na Administração Pública que chegou em 2015 com cerca de 658.565 trabalhadores. São mais 2.509, do aumento dos funcionários públicos, desde a chegada da troika. A grande parte é suportada pelos contratos a prazo. Com um ganho médio de cerca de 1618,90 euros, como os diplomatas de topo cerca de 8569,60 euros e dos auxiliares de base cerca de 742,20 euros.
Não só nas empresas privadas que estão a recorrer mais nos contratos precários. Na Administração Pública, que em 2015 estavam a trabalhar na Função Pública cerca de 71.723 pessoas com os contratos a termo, com uma subida cerca de 69.674 dos precários.
O peso dos precários da Função Pública que manteve estável cerca de (10,8%), os trabalhadores por tempo indeterminado com um vínculo na nomeação que teve um ligeiro aumento em 2014.
A carreira dos educadores de infância e dos docentes do Ensino Básico foi que perdeu mais pessoas a reduzir cerca de 22.403, segundo a assistente operacional foi menos 20.977 trabalhadores e o assistente administrativo que teve menos 12.966 pessoas. O anterior Governo de Passos Coelho que colocou em marcha ao contrário os vários programas das rescisões amigáveis, que foram dirigidos aos docentes e aos assistentes administrativo e aos operacionais.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 28 de junho de 2016

Inovação: Os kiwis bebés já são produzidos em Portugal

                
É pequeno, é doce, com uma textura cremosa e sem a necessidade de ser descascado. É o kiwi bebé, com uma novidade em Portugal que está a aumentar em Landim, Famalicão.
O fruto é cultivado nos outros países da Europa, em Portugal não conhecem-se as plantaçães.
O agricultor que atribuiu o bom desempenho de um conjunto de fatores que passa pelo clima e pelo tratamento.
O produtor de kiwis bebés pode comercializar cerca de 12 toneladas, que envolve toda a produção do fruto.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Os Municipios em Portugal que perderam cerca de 875 mil euros por dia

                
Os Municipios em Portugal que tiveram uma quebra na receita global de cerca de 1.600 milhões de euros, com uma perda de cerca de 1 milhão de euros por dia de cerca de 875 mil euros. Tanto que aumentaram o grau da execução orçamental das receitas totais de cerca de (17%).
A receita dos Municipios era cerca de 8,8 mil milhões de euros, baixando para cerca de 7,2 mil milhões de euros. Com a quebra nas trânsferencias do Estado e na cobrança dos impostos que são os principais motivos da quebra.
A execução orçamental das autarquias foi de cerca de (61%) e passou para cerca de (78%). A despesa global que também sofreu um corte de cerca de (19%).
São cerceadoras e violadoras na autonomia local e que é suscetiveis de colocar em causa o serviço que é prestado às populações.
Nuno Costa, Lamego 

domingo, 26 de junho de 2016

Arouquesa: A carne arouquesa com as diversas origens

               
Em Arouca é o nome mais sonante da carne. A produção e a comercialização não é exclusiva no concelho. A região demarcada com o maior número de animais que distribui em Cinfães, em Castro Daire, em S. Pedro do Sul, em Arouca, em Vale de Cambra, em Castelo de Paiva, no Sul do Rio Douro, em Baião, em Amarante e em Marco de Canaveses.
Há criadores na Serra do Caramulo a Sul, até à Serra do Marão, a Norte, passando pela Serra de Freita, de Arada, de Montemuro e de Aboboreira, desde a Tondela, de Oliveira de Frade e de Vouzela, limitando por Viseu, por Vila Nova de Paiva, por Tarouca e por Lamego a Nascente, por Sever do Vouga, por Albergaria-a-Velha, por Oliveira de Azeméis e por Feira a Poente até ao Concelho de Basto a Norte.
Os distritos que estão envolvidos são quatro, em Viseu, em Aveiro, no Porto e em Braga, são distribuidos por 22 concelhos: em Cinfães, em Baião, em Castelo de Paiva, em Arouca, em Vale de Cambra, em Castro de Aire, em S. Pedro do Sul, em Oliveira de Frades, em Sever do Vouga e em Vouzela, também em algumas Fraguesias de Marco de Canaveses, de Amarante, de Celorico de Basto, de Resende, de Lamego, de Tarouca, de Vila Nova de Paiva, de Moimenta da Beira, de Viseu, de Oliveira de Azeméis, de Albergaria-a-Velha, de Vila da Feira e de Tondela.
Nuno Costa, Lamego

Aviação: Há mais de 36.700 voos a partir do Porto

              
Com todas as companhias aéreas que voam no aeroporto Sá Carneiro que asseguram um reforço nas operações. São mais de cerca de 36.700 lugares por semana, contra dos 8 mil lugares da TAP que deixa de fazer as rotas para Milão, para Roma, para Barcelona e para Bruxelas. A SATA vai reduzir cerca de 1.200 assentos que estão disponíveis. O Porto tem um ganho cerca de 27.500 lugares por semana.
Com um novo serviço, a TAP vai ter que contabilizar cerca de 13.563 voos, contra os 13.321 voos.
As três das quatro rotas que são cortadas pela TAP que vai ser aumentadas: para Bruxelas, para Milão e para Barcelona. No próximo Inverno, vai voar para Barcelona duas vezes por dia, para Milão vai voar 11 vezes por semana. Na Bélgica vai haver os reforços em dois aeroportos, no aeroporto de Laventem, vai voar nove vezes por semana, em Charlaroi vai passar para seis vezes por semana.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 25 de junho de 2016

Saúde: A água da torneira tem qualidade e são desnecessários os aparelhos de purificação

               
A água da torneira tem qualidade e os consumidores que não necessitam os equipamentos purificadores.
Quando é verificado nos últimos anos que algumas das empresas estão a comercializar os purificadores da água que recorrem de uma experiencia enganadora e a tentarem convencer os consumidores da necessidade do tratamento adicional da água da torneira.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cerca de 70 mil idosos que perderam o complemento

                
Os Beneficiarios do Complemento Solidário de Idosos que caiu a pique. Há cerca de 70 mil idosos a que receberam o complemento, os 235 mil idosos ao complemento.
O rendimento anual do idoso e o valor de referencia, era cerca de 5.022 euros. A idade mínima para ter o acesso que passou dos 65 anos para os 66 anos, o valor baixou para cerca de 4.909 euros anuais.
A prestação que era paga a cera de 92 mil pessoas, foi menos 65 mil, que atingiu o máximo dos beneficiarios. A quebra que teve uma mudança nas condições de atribuição. Caiu o valor médio pago a cada família: era cerca de 247 euros, foi menos 33 euros do que cerca de 214 euros que eram pagos.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Registo Oncologico: O cancro do cólon está a crescer cada vez mais

               
Com os dados mais recentes no Registo Oncologico Nacional que em 2009 houve cerca de 44.605 novos casos de cancro. Cerca de 6.027 os tumores malignos da mama e cerca de 5.433 da prostata que atingiram a maioria das pessoas. O cancro do cólon é que tem vindo a crescer cada vez mais, a taxa que ainda não tinha ultrapassado o pulmão, que está a descer.
O cancro do estômago, que está mais a diminuir, com as alterações de dois fatores de risco: desceu o consumo dos alimentos conservados da salga e do fumeiro e aumentou o controlo da infeção do micro-organismo.
Nos Açores teve a taxa mais elevada nos cancros do pulmão e da prostata. Com o número dos fumadores que tem sido superior do Continente e da Madeira, por ser mais frequente no restreiro do antigénio da prostata.
Com os cancros mais frequentes, que foram detetados nas idades mais avançadas, do caso do tumor da mama que aparece nas mulheres mais jovens. O maior número dos casos está entre os 45 anos e os 49 anos.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 21 de junho de 2016

Saúde: Foi criado um adesivo que mede os níveis de açúcar no sangue

              
Os Investigadores do Institute For Basic Science em Seoul, Coreia do Sul, que criaram um adesivo que mede os níveis de açúcar no sangue, que ainda é capaz de administrar o farmaco para os regular.
Pode ainda ditar o fim das tradicionais picadas, com um método mais rápido e mais eficaz no controlo da doença, quando apresenta os dados que o adesivo entra no contacto com a pele e com o suor, os níveis de açúcar que está presente no suor são idênticos aos que existem no sangue, o resultado que apresenta pelo adesivo que seja mais preciso como da pecada.
O adesivo que possui um sistema de micro-agulhas, que seja uma forma mais prática que segura para administrar a dose de Metformina que é necessária para regular os níveis de açúcar no sangue. Com este farmaco que é usado nas pessoas com os Diabetes do tipo 2 e que combina de uma dose de insulina com os outros medicamentos que são importantes para o tratamento e no controlo da doença.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Saúde: A maioria dos profissionais de saúde querem trabalhar de modo de crise nos hospitais

               
A maioria dos profissionais de saúde querem trabalhar de modo de crise nos hospitais. Com a falta dos recursos humanos nos hospitais e as formas como lidam com os erros, numa cultura de culpabilização do autor, estas são algumas das situações como as prejudiciais à segurança do doente.
Com a segurança do doente que ainda não é a prioridade para os hospitais e para os profissionais de saúde.
Cerca de (33%) dos prissionais de saúde que não sentem os erros que cometem são usados contra os doentes. Cerca de (66%) pensam ao contrário ou têm uma opinião diferente sobre o tema.
Quando sobressaem as criticas da falta de recursos humanos. Cerca de (19%) que discordam dos turnos que são mais longos do que era desejavel.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 19 de junho de 2016

O turismo do Porto é o que cresceu mais

                 
O crescimento do Porto tem sido muito superior do que em Lisboa.
A taxa de ocupação na hotelaria do Porto que cresceu mais de 5 pontos percentuais do acumulado, para cerca de (73,18%). A taxa que ficou abaixo de Lisboa, que teve uma ocupação de cerca de (78,85%), o crescimento foi mais superior ao do Porto que teve mais 1,57 pontos percentuais. O rendimento médio por quarto disponível no Porto que teve um aumento de cerca de (25,7%), para cerca de euros 48,74 cêntimos.
No Porto que também conseguiu a maior ocupação para a hotelaria: teve mais de cerca de (94%). A taxa por ocupação nos hotéis do Porto e no Norte vai fixar-se cerca de (71%) no Natal, em pleno: (100%).
Em Espanha, em Portugal, no Reino Unido, na França e na Alemanha vão manter-se como os principais mercados e todos vão ter melhorias.
Nuno Costa, Lamego

Fundos: As centenas de projetos que estão em risco no Norte

               
As centenas de projetos de desenvolvimento da economia local que podem desaparecer.
Está em causa os pequenos projetos de apoio da economia do Interior, como os negócios que estão ligados ao artesanato, os produtos endógenos ou a economia verde; a proteção, a valorização e a cultura de interesse turístico; a criação e a requalificação de estruturas de apoio ao património natural.
O Governo que propôs cortar o valor do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural para cerca de 35,3 milhões de euros e somou cerca de 32 milhões de euros vindos do FEDER e do Fundo Social Europeu. As verbas são baixas e põem o risco em centenas de projetos no Norte.
No Norte, a agricultura é a segunda profissão e as explorações que são minifundos.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Suspeitas: Foi demitdo do INEM após de violar o interesse público

                
O presidente do INEM, Paulo Campos, foi demitido pelo Ministro da Saúde. Adalberto Fernandes que seguiu a recomendação da Inspeção-Geral das Atividades da Saúde e que homologou uma proposta de cesssação da comissão de serviço do tenente-coronel que teve um mandato manchado de polémicas à frente do Instituto Nacional de Emergência Médica. As irregularidades de um helicoptero, que foi enviado para o Ministério Público, com suspeita da responsabilidade criminal, que encontra-se em segredo de justiça.
Paulo Campos que estava suspenso das funções há cerca de 90 dias de um procedimento disciplinar que foi instaurado pelo anterior ministro da Saúde, Paulo Macedo, que não vai retomar as funções no INEM. O médico vai regressar ao local de origem, o Hospital Militar do Porto, sai do instituto sem ter direito a qualquer indemnização.
Com acionamento do helicoptero de emergência médica de Lisboa para um transporte entre os hospitais de Cascais e a Abrantes. Paulo Campos que violou o interesse público, como os deveres de isençao e de imparcialidade.
Nuno Costa, Lamego

Legislação: O uso de drones em público vai dar multa

              
Com os voos de drones nos locais públicos em concentrações da população, de sinistros e estar junto dos heliportos militares e de hospitalares vai ser punido com as multas pesadas, como as imagens aéreas, os proprietários dos equipamentos vão ter que obter a autorização prévia da Autoridade Aeronáutica Nacional.
Que seja o utilizador privado ou a empresa, as autoridades que vão estar atentas aos objetos se sobrevoarem sobre as pessoas. Com as multas, para o cidadão comum que adquiriu o drone em qualquer estabelecimento comercial, que oscilam cerca de 250 euros, se for de negligência, cerca de 1.500 euros, se for de dolo. Como no caso das empresas, o regime aplicável às contraordenações aeronáuticas civis, de 2004, que sanciona com as coimas de cerca de 400 euros, para as microempresas, se for de negligência, cerca de 10 mil euros, para as grandes empresas, se for de dolo.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 16 de junho de 2016

As tarifas vão aumentar cerca de (2,5%) em 2016 para os consumidores domésticos

                
As tarifas da eletricidade do mercado regulado, quando estão cerca de 1,9 milhões de consumidores, vai subir cerca de (2,5%) para os clientes domésticos em 2016, para um aumento de cerca de euros 1,18 cêntimos de uma fatura média mensal de cerca de euros 47,6 cêntimos. A taxa social para os consumidores vai ter um acréscimo de cerca de (0,9%), para um aumento de cerca de 19 cêntimos de uma fatura média mensal na eletricidade de cerca de euros 21,5 cêntimos.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 14 de junho de 2016

Controlo de Velocidade: O Governo promete a verba para os radares fixos

                 
Com o prometido sistema nacional do controlo de velocidade fixo, que foi anunciado em 2008 e sucissivamente é adiado, vai finalmente arrancar.
Mal que seja dado o sinal verde pelo TC, para a instalação de 50 cabinas e as respetivas barreiras de sinalização, como as ligações elétricas e as comunicacionais necessárias para receber os aparelhos da medição de velocidade.
Não ser mais as cabinas do que os radares que vão rodar entre os equipamentos, para abedecer a lógica rotativa.
Com este sistema vai reforçar a vigilância nas estradas portuguesas, para apertar o cerco aos automobilistas do pé pesado que crculam nas estradas dos pontos negros, há maior sinistralidade.
Houve cerca de 52 pontos negros, que foram definidos como os lanços da estrada com o máximo de 200 metros de extensão, que teve cinco acidentes com vítimas. Na Estrada da Circunvalação, no Porto, na Marginal da EN 6 a Lisboa - Cascais e na A 5 a Lisboa - Cascais que são considerados os percursos mais perigosos.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Lamego: O drama da Emília Fernandes sem fim à vista

                
Com o desespero que tomou conta da família da Emília Fernandes, de 76 anos, há mês e meio, que recebeu alta da Unidade de Cuidados Continuados de Seia, que agora grita diariamente com dores em casa quando aguarda que a outra instituição de saúde volta a receber.
A doente oncológica, natural da Guarda, cujo o estado de saúde deteriorou quando após de ter vivido oito meses com um dreno no corpo, o prejuízo ainda não foi ressarcida, vive no segundo andar num prédio, sem elevador, em Lamego, que está aos cuidados de uma das filhas, diz que não tem condições, não tem conhecimentos, nem para cuidar adequadamente da mãe.
É também portadora de outros problemas de saúde, da Septicemia que foi diagnosticada antes de remover o dreno de 17 centímetros, a Emília Fernandes está numa cadeira de rodas e queixa-se de dor crónica.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 12 de junho de 2016

Cerca de 4 mil GNR vão ser proibidos de sair

                
Cerca de 4 mil GNR estão em condições de passar na reserva até aos finais de 2016, o Comando-Geral está a travar os processos, o risco de uma redução drástica no efeito e nos estatutos que está em vigor. Está em causa uma medida que foi tomada pelo Governo de Passos Coelho, a titular do Ministério da Administração Interna, Anabela Rodrigues, que vai obrigar o Governo de António Costa a fazer uma clarificação no diploma produzido a poucos dias eleições pelo Governo de Passos Coelho.
Que equiparava a GNR aos das Forças Armadas, que já tinha havido muita polémica em volta do caso, foi levando a vários setores que classificassem a medida como eleitoralista. A medida que levantou muitos receios da GNR que viessem a perder as regalias na reforma e se não pedissem a passassem à reserva até 2016.
Nuno Costa, Lamego

Estudo: Um terço dos pais inventam as desculpas para não brincarem com os filhos

                
É no trabalho que atrapalha mais as relações familiares. Cerca de (74%) dos pais portugueses dizem que é difícil dizer aos seus filhos que não têm tempo para brincar.
Quando chega o final do dia e remexer a caixa dos legos, fazer um puzzle ou até ler um livro e a última coisa que apetece depois no dia de trabalho. São mais de dois terços dos pais que sentem que os filhos queriam passar mais tempo e têm dificuldade em dizer-lhes que não têm tempo para brincar. Um terço chegam a inventar as desculpas para não fazer. Oito em cada dez pais que dizem que é a atividade profissional que os impedem de passar mais tempo com os seus filhos.
Cerca de (38%) dos pais brincam mais de meia hora diariamente com os seus filhos e quatro em cada dez não lhes dedicam o tempo suficiente. É no fim de semana que aumenta o tempo de brincadeira, nove em cada dez passam mais de quatro horas de atividades conjuntas com os seus filhos.
Os filhos ainda são pequenos, que têm 4 anos e entre os 15 meses. As desculpas para fugir às brincadeiras?
Nuno Costa, Lamego

sábado, 11 de junho de 2016

Menores: A lei tutelar que continua terra de ninguém

                
Com a nova Lei Tutelar Educativa, para os menores que pratiquem os factos qualificados como o crime, que entrou em vigor há um ano e que continua sem condições para ser aplicada na plenitude. Ainda falta, a implementar e a regulamentar as casas de autonomia que seriam colocados os menores que cumprissem uma parte da pena.
Os menores que tenham cumprido uma parte da medida de internamento de um centro educativo que podem terminar o restante tempo no meio natural de vida, de uma casa de autonomia. Quando a lei entrou em vigor, estas casas ainda não existiam e não estavam regulamentadas as condições para a existência.
Com as medidas não institucionais, no acompanhamento educativo, na prestação das tarefas, na imposição das obrigações, as medidas que não implicam o internamento, não estão regulamentadas.
Nuno Costa, Lamego

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Saúde e Medicina: Se enrolar o bebé para dormir pode aumentar o risco de morte súbita

               
Se fazer um charutinho em volta do bebé com um cobertor ou com um cueiro, é uma prática em diversas culturas, há muito tempo. Imobilizar o recém-nascido nesta forma ajuda a menter aquecido, a dormir melhor e a chorar menos.
Com o hábito de fazer um pacotinho com o bebé quando está a dormir pode aumentar o risco de síndrome de morte súbita infantil, um mal que pode levar a criança ao falecimento sem uma causa específica.
Os pais que costumam sempre fazer o pacotinho com os seus filhos que procurem sempre colocá-los deitados de barriga para cima e para pararem com a técnica quando os bebés ficarem maiores e conseguirem moverem-se sozinhos pelo berço.
Têm que ficar atentos, há outras causas que estão relacionadas com o síndrome de morte súbita. Os recém-nascidos que faleceram de sufocamento com os protetores do berço.
Há mais: nunca deixe o cobertor solto no berço, também pode ser uma ameaça aos pequenos. Em ambientes muito quentes ou com fumaça como o cigarro que estão ligados as causas de morte súbita.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Caso insólito em Portugal: Uma mulher que viveu 15 dias no monte a comer ameixas e laranja

             
Durante 15 dias, teve a comer e a beber o que a natureza dava.
Também dormia no chão, numa cama que era improvisada com as folhas secas no meio da vegetação. A mulher, de 75 anos, que estava num estado deploravel, era como uma mulher das cavernas. A mulher, era fugitiva, tem um ligeiro grau de demência quando após um ataque de meningite sofrido em criança.
A mulher, foi encontrada no meio do monte por Clint, um cão labrador que não parou, dar o sinal aos proprietarios de algo estranho nas redondezas na casa. O dono deu com a mulher agachada no meio do mato. Com a GNR e os Bombeiros que fizeram batidas para encontra-la.
A explicação, era simples: a mulher escondia-se à passagem dos militares.
E mais: também vigiava a população, das suas saidas e os regressos do trabalho.
No meio do mato, ninguém arrisca a entrar, eram visiveis os trilhos percorridos por alguém de gatas.
Os terrenos que pertencem à família, estão abandonados e assaltados no mato e com giestas, a mulher encontrou a alimentação que permitiu-lhe sobrevir, os dias a fio. Com uma laranjeira e uma ameixeira que têm tantos frutos como as silvas a rodea-la.
No chão, eram visiveis os caroços das ameixas que a mulher comia.
Nuno Costa, Lamego

terça-feira, 7 de junho de 2016

Caso insólito em Setúbal: Brincou que matava polícias e diz que a PSP agrediu

                
Um rapaz, de 12 anos, que saiu da escola do Bairro da Bela Vista e que estava a caminho de casa, quando estava apontar as mãos, de forma de uma pistola, com o dedo indicador em riste, aos pombos nas árvores. Quando uma carrinha da Brigada de Intervenção Rápida da PSP que estava a passar, apontou-lhe o dedo em forma de brincadeira.
Rapidamente os agentes da PSP saíram da carrinha e foram ter com o rapaz. E um dos agentes da PSP respondeu: Achas que isso é brincadeira que se tenha?
O rapaz diz ter sido encostado às barras da escola e foi revistado, como a sua mochila. Um dos agentes da PSP perguntou-lhe como se abre a mochila e tentou ajudar, foi empurrado contra a grade, agrediram-lhe com dois murros no peito e pisaram-lhe o pé.
Nuno Costa, Lamego

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Radiografia: Portugal é um dos mais gordos da Europa

               
A obesidade que atinguem um milhão de portugueses cerca de (10%). Metade da população portuguesa que têm peso a mais, que resulta de milhares de anos de vida perdidos. A obesidade que reduz 9 anos da esperança média de vida das mulheres e nos homens de 12 anos.
Nos mais pequenos, o cenário agrava-se ainda mais. Uma em cada três crianças sofrem de excesso de peso ou de obesidade. Na Europa, Portugal está entre os países como os piores.
Com o risco que conduz à perda de mais anos de vida saudáveis, do estilo de vida sedentário, da falta de exercício físico, o envelhecimento da população.
Em 2020, a obesidade vai afetar cerca de (21%) dos portugueses e cerca de (22%) das portuguesas, em 2030, para cerca de (27%) e cerca de (26%) para cada um dos sexos.
Nuno Costa, Lamego

Quebra: Só reformaram-se 2.500 pessoas em quatro meses

                
Foram menos de 2.500 dos funcionários públicos que vão entrar ou ainda vão entrar na reforma em quatro meses de 2016.
Com as saídas para a aposentação que caíram a pique em 2015, foi necessário recuar em 2001 para encontrar um verdadeiro número de reformas de velhice, por invalidez que estão a reduzir como as 16.098 pessoas na execução orçamental de 2015.
Com o esboço orçamento de que enviou para Bruxela e uma segunda versão que avançava de um conjunto de medidas do corte da despesa e do aumento da receita, o Governo que pouparia cerca de 100 milhões de euros que vai ser obtida das saídas para a reforma dos funcionários públicos, de um novo aperto nas admissões na Função Pública, que permite uma entrada por cada duas saídas.
Nuno Costa, Lamego

domingo, 5 de junho de 2016

A ASAE apreendeu mais de 138 mil toneladas de alimentos

                 
A Autoridade de Segurança Alimentar e Economica apreendeu mais de 138 mil toneladas e alimentos, de valor em dinheiro superior a 8 milhões de euros. Esteve em causa os problemas de rotulagem e a falta de condições de higiene. A carne, o peixe e os produtos lacteos que foram os mais detetados.
As inspeções que incluiram as visitas em pequenas mercearias, onde encontraram as carnes escondidas nas arcas frigorificas, a grande interpostos comerciais e os supermercados.
A fiscalização que resultou cerca de 30.500 operadores do setor alimentar, que teve a origem de cerca de 900 processos-crime e cerca de 8.656 contraordenações.
Cerca de (37%) das irregularidades nos primeiros tempos, a ASAE era acusado de perseguir os donos das tascas e os feirantes, que evoluiram de cerca de (17%) das infrações.
A insegurança alimentar era cerca de (48,3%), cresceu para cerca de (49%) e cerca de (50,6%). Foi classificada para grave de cerca de (7,3%).
O isolamento e a doença são as dificuldades no acesso aos produtos e na dificiente confeção dos alimentos.
Nuno Costa, Lamego

sábado, 4 de junho de 2016

Saúde Oral: As Cáries são a doença não contagiosa mais comum no Mundo

               
Cerca de (60%) e cerca de (90%) das crianças de idade escolar que sofrem de cáries dentária, que atinge metade dos adultos.
Com as cáries dentária que são a doença não contagiosa mais comum no Mundo. Cerca de (30%) das pessoas entre os 65 anos e os 74 anos que não possuem os doentes naturais.
Os fatores de risco para as cáries dentárias e as doenças orais que estão na dieta saudável, o tabagismo, o abuso do alcool e a fraca higiene oral, como as desigualdades sociais.
Em Portugal, do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, que os cheques-dentista que abrangem os jovens entre os 18 anos que tinham beneficiado no apoio e que estavam a concluir o plano dos tratamentos entre os 16 anos todas pela falta de trabalho, as qualificações profissionais, os que têm o Ensino Secundário é que há mais desempregados. Os portugueses com as qualificações muito baixas que têm um peso mais significativo.
Os infetados com VIH/SIDA que não faziam os tratamentos há mais de 2 anos, que passaram a estar incluidos no programa, como as crianças e os jovens portadores da deficiência que precisam de sedação para tratar os dentes.
Nuno Costa, Lamego

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Penafiel: O anterior Governo de Passos Coelho prometeu um IC 35 e não compriu

                 
O ex-secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, que apresentou um projeto da construção do IC 35, com alternativa da atual Estrada Nacional EN 106, no troço que liga a Penafiel e Entre-os-Rios com um dos piores pontos negros do Norte.
Numa cerimónia que estava prevista em Penafiel, com uma promessa que ainda não foi comprida. Foi pelo ex-preimeiro-ministro, Passos Coelho, durante uma visita ao concelho de Penafiel, que prometeu, em 2014, um troço entre Penafiel e Rans disse que avançaria que até agora ainda não foi realizadas as obras.
Houve cerca de 228 acidentes na EN 106, que resultou cerca de 299 vítimas, cerca de 6 mortes. A estrada são inadequadas para as condições de circulação e cerca de (66%) dos sinistros em Penafiel que aconteceu na mesma via.
Nuno Costa, Lamego

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Mulheres: Houve 99 casos de mutilação genital

              
Entre 2014 e 2015, pelo Serviço Nacional de Saúde houve 99 casos de mutilação genital feminina. Todas foram praticadas fora de Portugal quando as vítimas que tinham 6 anos.
A maior porte das vítimas que foram praticadas, com os direitos das mulheres e que põem em risco a saúde, são da Guiné-Bissau e da Guiné Conacri e todas que residem na região de Lisboa e no Vale do Tejo.
As vítimas que têm entre os 30 anos. Com a maioria que sofreu a mutilação genital em criança.
Cerca de (50%) das mulheres que foram submetidas e com a prática na Guiné-Bissau, na Guiné Conacri e no Senegal, cerca de (96%) dos países com a elevada prevalência da mutilação genital feminina na Guiné-Bissau, cerca de (50%) na Guiné-Bissau e cerca de (26%) no Senegal.
Com as complicações das 41 mulheres, as psicológicas que têm mais frequência, na resposta sexual e das obstétrecas.
Nuno Costa, Lamego