domingo, 26 de junho de 2016

Arouquesa: A carne arouquesa com as diversas origens

               
Em Arouca é o nome mais sonante da carne. A produção e a comercialização não é exclusiva no concelho. A região demarcada com o maior número de animais que distribui em Cinfães, em Castro Daire, em S. Pedro do Sul, em Arouca, em Vale de Cambra, em Castelo de Paiva, no Sul do Rio Douro, em Baião, em Amarante e em Marco de Canaveses.
Há criadores na Serra do Caramulo a Sul, até à Serra do Marão, a Norte, passando pela Serra de Freita, de Arada, de Montemuro e de Aboboreira, desde a Tondela, de Oliveira de Frade e de Vouzela, limitando por Viseu, por Vila Nova de Paiva, por Tarouca e por Lamego a Nascente, por Sever do Vouga, por Albergaria-a-Velha, por Oliveira de Azeméis e por Feira a Poente até ao Concelho de Basto a Norte.
Os distritos que estão envolvidos são quatro, em Viseu, em Aveiro, no Porto e em Braga, são distribuidos por 22 concelhos: em Cinfães, em Baião, em Castelo de Paiva, em Arouca, em Vale de Cambra, em Castro de Aire, em S. Pedro do Sul, em Oliveira de Frades, em Sever do Vouga e em Vouzela, também em algumas Fraguesias de Marco de Canaveses, de Amarante, de Celorico de Basto, de Resende, de Lamego, de Tarouca, de Vila Nova de Paiva, de Moimenta da Beira, de Viseu, de Oliveira de Azeméis, de Albergaria-a-Velha, de Vila da Feira e de Tondela.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário