terça-feira, 23 de agosto de 2011

Asteróide pode colidir com a Terra em 2034


                              
A força gravitacional da Terra pode alterar a órbita de um gigantesco asteróide e atraí-lo para um embate frontal com o planeta em 2034, vai literalmente a rasar o planeta em 2029 - pelo menos em termos astronómicos -, mas é o seu possível regresso, cinco a sete anos depois, que motiva as maiores preocupações,
Com 304 metros de diâmetro, não tem dimensão suficiente para pôr em causa a sobrevivência do planeta e dos seus habitantes, mas pode atingir a Terra com o impacto de uma explosão de 1000 megatoneladas, espalhando a destruição numa escala regional, na área do seu embate.
O esteróide pode colidir com o planeta já na sua peimeira passagem, a 13 de Abril de 2029.
Mas esta a um décimo da distância entre o planeta e a Lua - não só tornará o asteróide visível a olho e como poderá alterar a sua trajectória, atraindo-o de volta alguns anos depois.
A matéria de que é feito este corpo celeste, pelo que é mais difícil de difinir o efeito que a força gravitacional terrestre poderá ter na sua rota. Esta significa na prática que o perigo pode não ser detectado a tempo, pelo alguns peritos estão já a sugerir que tomem medidas de precaução.
A viagem poderá realizar-se em 2012, estará a uma distância - considerada acessível - de cerca de 17 mil quilómetros da Terra.
Nuno Costa, 23/08/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário