sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Os buracos da rolha

                                  
Sócrates percebeu o essencial: os governos em Portugal precisam é de uma central de informação para ajudar os ministros a falar, mas de uma central de persuasão para convencer os ministros a ficarem calados. Muito melhor do que pô-los a comunicar com o povo a uma só voz é amordaçá-los para garantir que abram a boca o menor número de vezes possível.
Daí que o estabelecimento da lei da rolha tenha sido a primeira medida do primeiro-ministro. Ainda por cima, Portugal tem uma longa história de governantes desbocados, que se espalham ao comprido por exesso de palavreado.
Contudo, quem acredita realmente na possibilidade de menter aquela gente toda calada, ou, pelo menos, domesticada? Só os ingénuos - e as notícias sobre os primeiros conflitos no Governo, andam a cobiçar pelouros alheios, não permitem ingenuidades. A verdade é esta: ninguém vai para ministro para estar fechado num gabinete, calado que nem um rato, a assinar despachos. Quem aceita ser ministro fá-lo por gosto de exercer o poder e por vaidade - são estes os combustíveis que alimentam a política em Portugal.
Tendo em conta a modéstia de salários que praticam entre a função pública, os únicos motivos para um gesto ou um advogado trocarem uma vida folgada pelas chatices da governação são a visibilidade, o charme do cargo, o reconhecimento público. Querem que um ministro seja contido e recatado nos seus contactos com a comunicação social é o mesmo que pedir calma ao jantar a Hannibal the Cannibal. Mais tarde ou mais cedo, a rolha vai saltar.
Nuno Costa, em 26/08/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário