quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cheira mal em Portugal


Portugal estará realmente em crise, com níveis de desenvolvimento económico lamentáveis? Portugal terá um sistema educativo confuso, laxista, com taxas de ignorância em alunos e professores que superam em muito a média europeia?
Portugal terá uma justiça medieval, lenta, com processos que arrestam durante anos por salas e salinhas cheias de juízes de becas com traça e muitos funcionários com as indispensáveis mangas de alpaca?
Portugal terá uma administração pública velha e pesada, que trabalha em grande parte para si própria e consome inutilmente uma boa parte dos impostos e da riqueza produzida por cidadãos e empresas?
Portugal terá um sistema de saúde deficiente, despesista, com hospitais a mais e produtividade a menos médicos e enfermeiros?
Pportugal terá uma Segurança Social em risco de falência, incapaz de garantir a curto prazo os direitos de quem passou uma vida a pôr o seu futuro nas mãos do Estado?
Os programas dos principais partidos são a negação total e sbsoluta do estado a que chegou este sítio cada vez mais mal frequentados. Os sacrifícios são escondidos, as medidas impopulares não entram nos almoços e jantares festivos. Em vez dos cortes nas despesas e despedimentos na função pública, promete-se o oásis embrulhado em choques diversos. E para que a festa seja completa e as tradições se mantenham na política lusa, Fátima tomou o lugar do boato sexual nesta triste campanha eleitoral.
E as ratazanas do costume, embrulhadas em páginas de prestígio, que deixaram um rasto óbvio de corrupção e porcarias nestes dias eleitorais. Um verdadeiro cano de esgoto que cheira mesmo muito mal em que alguns políticos e jornalistas gostam de chafurdar.
Mas o estado a que este sítio chegou não é apenas obra de maus políticos, jornalistas sem vergonha e empresários medíocres. Os portugueses que votam há muitos anos no PS e no PSD são também uma parte do problema. Odeiam as mudanças, detestam a verdade, adoram os pântanos mal cheirosos.
Nuno Costa, em 25/08/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário