quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Malparado das famílias acima de 3 mil milhões de euros

                                     
As dívidas dos particulares à banca avolumam-se de mês para mês, já tanto ultrapassado os três mil milhões de euros, nos últimos anos. No crédito à bitação, os empréstimos em cobrança duvidosa aumentaram (25%) nos últimos anos e no crédito ao consumo o volume em dívida cresceu (50%) no mesmo período.
No total de crédito concedido aos particulares tinha crescido (4,4%) face ao mesmo período do ano anterior, atingindo os 132,8 mil milhões de euros.
Mas, enquanto o saldo crescia a este valor, os montantes de cobrança duvidosa disparavam (28,2%), ultrapassando pela primeira vez os três mil milhões de euros.
Face ao volume total, o rácio de incumprimento é agora de (2,2%), um aumento de (22%) face ao mesmo rácio nos últimos anos, que era de (1,8%).
Num cenário de abrandamento na concessão de empréstimo - crédito à habitação cresceu (4,1%), em termos homólogos, atingindo os 105 mil milhões de euros - os montantes de cobrança duvidosa cresceram (24,8%), no período em análise, somando 1,6 mil milhões de euros. Com este aumento, o rácio de malparado passou de (1,2%) nos últimos anos, para (1,5%) em igual no mês passado, um aumento de (25%).
Nos emprestimos destinados a financiar o consumo, os montantes em dívida já representavam, no mês em análise, (5,2%) do total concedido para este efeito. Há um ano, o mesmo rácio era de (3,9%), traduzindo-se assim num aumento de (33%).
Embora mantendo as taxas de crescimento mais elevadas, os emprestimos à compra de automóveis, bens para o lar ou mesmo em viagens apresentam algum abrandamento na sua evolução, crescendo (12,8%), para os 15,2 mil milhões de euros. Já os montantes em situação de incumprimento dispararam, em termos absolutos, (49,3%), somando quase 800 milhões de euros em dívidas.
No que respeita ao crédito concedido pela banca às empresas a operar em Portugal, verifica-se um aumento de (10,8%), com estes empréstimos a totalizar 111,5 mil milhões de euros.
No total da cobrança duvidosa já somava 2,6 mil milhões de euros, mais (56,2%) é igual ao mês do ano passado.
Com este aumento levou a uma deterioração do rácio relativamente ao total concedido, passando de (1,7%), para (2,3%) do ano passado, mais (35,2%).
Nuno Costa, em 11/08/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário