quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pássaros comuns estão a desaparecer depressa

                                   
As espécies de pássaros mais comuns, que estamos habituados a ver em zonas habitadas pelo homem, estão a perder de população. As espécies comuns como as rolas, abutres, albatrozes, cucos ou certos tipos de pardais que sofreram grandes reduções nos seus números, o que é interpretado como um sinal de degradação muito rápida do meio ambiente.
Os pássaros que se alimentam nos campos agrícolas foram particularmente afectados.
A quebra na biodiversidade parece atingir outros tipos de animais. Por exemplo, a alteração das temperaturas da água nas correntes causou um impacto profundo no seu habitat, e as aves estão a ser vítimas privilegiadas. As alterações de números de pássaros nas regiões pelo país fora, não sendo ainda claro que isso deve a migrações ou a problemas de sobrevivência.
Num total de 119 espécies, 48 sofreram importantes reduções da respectiva população nos últimos 30 anos. Estes pássaros migratórios são vítimas da degradação dos seus habitats.
Entre as espécies comuns mais atingidas pela redução das rolas, que perderam (62%) da sua população nos últimos 25 anos.
Mas o fenómeno está a acelerar, que este é um sério aviso sobre as mudanças do clima.
Nuno Costa, em 31/08/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário