terça-feira, 16 de setembro de 2014

O regresso à aulas em segurança

                 
1 - As férias aproximaram-se do fim. Para as crianças, o início do ano lectivo vai ser uma alegria. Para os pais é um motivo de muita preocupação a vários níveis: no material escolar ao vestuário, na alimentação ao transporte...
2 - Verifique sempre a estatura da criança e a mochila, vazia, não pode pesar mais do que meio quilo. Prefira mais os modelos anatómicos, sempre com alças largas e acolchoadas. Para assegurar que fez a escolha certa peça a criança para experimentar a mochila antes de comprar.
3 - Se a utilizar, então coloque a mochila nos ombros, de modo a proteger as costas. As alças devem ser reguladas de modo a que fique colocada acima das ancas da criança.
4 - A mochila e o conteúdo não devem exceder os (10%) do peso corporal, uma criança com 25kg não deve transportar mais do que 2,5kg.
5 - Verifique sempre o material diariamente, de modo a que o aluno só leva aquilo de que necessita.
6 - Explique sempre por que é que a mochila não deve ser transportada na mão ou apenas num ombro.
7 - Na hora da escola dê a prioridade à qualidade e durabilidade dos produtos e verifique sempre a rotulagem e nas instruções de utilização indicadas nas embalagens. Opte sempre que possível reciclados e recicláveis, para uma oportunidade de abordar com a criança a importância do consumo responsável!
8 - Se adquirir o equipamento elétrico, como o computador ou a máquina calculadora, defenda o ambiente, escolha um modelo com um bom nível de eficiência energética.
9 - Tenha muita atenção no uso do computador garantindo o outro tipo de segurança: de quem navega na Internet. Informe sempre e acompanhe os mais novos na descoberta no mundo digital, bloqueie o acesso aos conteúdos impróprios como violência ou pornografia.
10 - Na escolha do vestuário deve começar por ver o que ainda serve, o que pode ser passado entre irmãos e o que precisa mesmo de ser comprado.
11 - Para a protecção das crianças evite roupas com cordões. Assim garante que as crianças podem mexer-se e brincar em segurança.
12 - As dicas são: uma alimentação completa, equilibrada e variada. Não pode esquecer o consumo da água: um litro e meio por dia.
13 - O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Deve ser sempre tomado em casa e incluindo o leite ou o iogurte, cereais, pão de mistura e fruta da época. Mais tarde, o almoço, deve incluir sopa, um prato quente e fruta.
14 - Se beber, água ou sumo sem gás.
As refeições intercalares com merendas a meio da manhã e da tarde devem incluir o iogurte ou o leite, uma fatia de pão de mistura e de uma peça de fruta.
15 - A criança pode comer na cantina ou, levar as refeições prontas.
16 - Tenha muita atenção com os recipientes adequados, para garantir a qualidade dos alimentos que vão ser ingeridos.
17 - A utilização correta dos sistemas de retenção das cadeirinhas ou dos bancos elevatórios é indispensável para transportar as crianças em segurança.
18 - Qualquer que seja a distancia, o percurso ou a velocidade, transporte sempre as crianças com menos de 12 anos de idade e altura inferior a 1,35m em cadeirinhas homologadas, adaptadas ao seu tamanho e peso e bem instaladas no veículo.
19 - Aqui ficam ainda 2 alertas: a entrada e a saída do veículo devem ser sempre efectuadas do lado do passeio. Se tiver um manobras, nas marchas-atrás, devem ser realizadas com cautela, com as crianças nem sempre são visíveis pelos espelhos.
20 - A deslocação se for feita a pé ensine aos mais novos as regras de segurança e acompanhe-as algumas vezes no percurso, chamando-lhes a atenção para uma importância de caminharem sempre do lado de dentro dos passeios; sempre nas bermas quando estão a caminharem de frente para os veículos, o mais afastado possível das faixas de rodagem; sempre respeitarem a sinalização; atravessarem sempre nas passadeiras, olhar cuidadosamente para ambos os lados antes de o fazerem.
Tenham um bom ano escolar!
Nuno Costa, Lamego    

Sem comentários:

Enviar um comentário