terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ensinar os filhos a dizer não aos abusos sexuais

               
O Conselho da Europa criou um guia para ajudar os pais a explicar aos filhos que há partes do corpo que não devem ser tocadas por outros. Uma em cada 5 crianças é vítima de violência ou de abuso sexual.
Depende da idade, de género ou da classe social, qualquer criança pode ser vítima de abusos sexuais. Os agressores podem ser muitas vezes pessoas que a criança conhece e quem confia. Até podem viver em casa, a campanha europeia alerta para prevenir os abusos sexuais.
A regra é ajudar os pais e os educadores para falarem neste tema que é difícil para as crianças. É ensinar-lhes que são donos do seu corpo e ninguém lhes deve tocar nas partes cobertas com a roupa interior, não devem fazer aos outros.
Com este livro o Kiko e a Mão é a história de uma mão que satisfaz todos os desejos de um menino que pede para lhe tocar debaixo da roupa interior.
A lição é ensinar aos mais pequenos e a diferença são os segredos e os segredos maus. É muito importante explicar que os segredos geram ansiedade, desconforto, medo e tristeza devem ser contados a um adulto de confiança.
A criança não sujeitar a interrogatórios, não mostrar perturbado à sua frente, nem tirar as conclusões precipitadas com uma base de informação insuficiente ou pouco clara. O passo seguinte é contactar alguém que possa ajudar, com um psicólogo, com um educador, com um médico, com um assistente social ou com um polícia.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário