quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Inquérito: Portugal de gordos, de preguiçosos e com maus hábitos

              
Cerca de (70%) dos portugueses têm excesso de peso. Cerca de um terço de cerca de (28%) é obeso. Mais de metade têm colesterol, cerca de (36%) que sofrem de hipertensão e cerca de (44,8%) são sedentários. Comemos menos vegetais e menos fruta. Portugal é um País de gordos, de preguiçosos e com maus hábitos alimentares.
A população que não tem nenhum grau de escolaridade ou com o 1.º ciclo são o dobro dos que têm o ensino superior. Quem não tem nenhuma atividade profissional ou está desempregado e as mulheres, cerca de (32,1%) contra os cerca de (24,9%) dos homens, cerca de (45,4%) têm mais excesso de peso e cerca de (76,2%) têm obesidade abdominal.
No Norte tem a maior prevalência de hipertensão de cerca de (37,8%).
Os mais jovens, que têm níveis baixos de escolaridade e que estão desempregados têm os piores hábitos alimentares. Um terço da população é cerca de (26,7%) não comem os vegetais diariamente e um quinto é cerca de (20,7%) não comem uma peça de fruta por dia. Cerca de (45%) da população entre os 25 anos é sedentária nos tempos livres. Cerca de (48,5%) nas mulheres, cerca de (61,1%) têm níveis baixos de escolaridade.
Nuno Costa, Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário